Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Acerca do Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que

  • A. deve ser feito de forma sistematizada.
  • B. é uma referência para o trabalho dos educadores.
  • C. pode ser construído de forma natural, sem intencionalidade.
  • D. deve ser um documento construído pela comunidade escolar.
  • E. trata-se de um documento escolar; um processo incluso.

O Projeto Político-Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano global da instituição.

Analise as afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.

( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais abrangente na qual a instituição se insere.

( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.

( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que podem comprometer a sua elaboração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. V F F V.
  • C. F V F V.
  • D. F V V F.

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.

Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.

  • A. É o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
  • B. É o documento que expressa a cultura e a identidade da escola, com sua (re) criação e desenvolvimento, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
  • C. É a reunião de propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo e que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes que devem ser mais duradouras.
  • D. É o documento que expressa os objetivos formativos da escola, como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individualmente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

Na elaboração do Projeto Pedagógico de uma escola, há um conjunto de perguntas que, uma vez respondidas, ajudarão no planejamento das ações para a construção da realidade desejada.

Analise as perguntas a seguir e assinale a alternativa que apresenta as perguntas INCORRETAS.

  • A. Como se organizarão o tempo e o espaço escolares? Como será a abordagem dos conteúdos curriculares?
  • B. Que princípios orientarão a avaliação da aprendizagem? Que características deverão ter os recursos didáticos?
  • C. Quem elaborará os projetos que serão desenvolvidos pelos alunos? Que atividades todas as disciplinas devem desenvolver?
  • D. Que princípios orientarão o planejamento didático? Que princípios regerão a gestão escolar? Que direção se dará ao enriquecimento cultural?

Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes. Assim, a execução de um projeto político-pedagógico de qualidade NÃO deve:

  • A. Ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola.
  • B. Ser elaborado unicamente pelo gestor da escola para que seja garantida a sua eficácia.
  • C. Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.
  • D. Ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.

Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.

I. É um processo democrático de decisões.

II. Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

III. Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica.

IV. É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação possível.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

A abordagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como organização do trabalho na instituição como um todo está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do PPP, EXCETO:

  • A. Qualidade de ensino formal ou técnica, e política.
  • B. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
  • C. Decisão das ações centradas na equipe técnica pedagógica da escola.
  • D. Valorização do magistério, formação profissional e valorização do trabalho pedagógico.
  • E. Liberdade como um princípio constitucional que está sempre associado à ideia de autonomia.

No processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico:

  • A. O Projeto Político-Pedagógico deve explicitar apenas os conteúdos programáticos de todas as séries e etapas que envolvem a formação educacional proposta em uma escola. Não se atendo às dimensões atitudinais, administrativas ou regulamentares de uma escola.
  • B. O Projeto Político-Pedagógico deve servir como parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos de uma escola.
  • C. Os conflitos de ideias que surgem durante os debates devem ser ignorados e os pontos divergentes devem ser pautados apenas a equipe técnica, ou seja, diretor escolar e serviço pedagógico.
  • D. O Projeto Político-Pedagógico deve ser reservado ou guardado em gavetas e em arquivos de computador, uma vez que o mesmo é de utilização exclusiva do corpo técnico da escola.

O processo de elaboração do projeto político-pedagógico de uma instituição educacional contou com a participação de lideranças locais, incluindo alguns jovens ex-alunos que organizam as festas temáticas no entorno do colégio. Considerando-se os pilares democracia representativa e democracia participativa, a participação social e popular deve ser entendida como uma

  • A. forma de atender a todas as exigências burocráticas, bem como às recomendações técnicas, orientações e parâmetros dos documentos que regulam as ações apresentadas pelas Secretarias de Educação e pelos Conselhos Educacionais.
  • B. aposta para se conseguir melhorar a qualidade da Educação e das políticas educacionais, já que tais iniciativas favorecem a criação de espaços de deliberação coletiva e de avaliação permanente do instituído como ideário para o projeto educativo.
  • C. etapa a mais da execução do projeto político-pedagógico, tendo em vista as próximas ações a serem desenvolvidas para o convencimento do coletivo da instituição escolar.
  • D. lógica colaborativa que faz sentido apenas na etapa da elaboração do documento a ser apresentado quando da avaliação dos órgãos que analisam os processos internos da instituição educativa.
  • E. novidade a ser questionada, podendo interferir negativamente no plano instituído com base em uma organização interna e desestabilizar as práticas construídas pelos profissionais por impor a presença de pessoas de fora da comunidade escolar.

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. I e III, apenas
  • E. I, II e III
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