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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. De acordo com o princípio da gestão democrática da escola pública, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, na elaboração do projeto pedagógico, é opcional.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. O projeto político pedagógico, que assume forma de planejamento participativo, pode ser considerado uma evolução do planejamento curricular, cujas raízes estão localizadas na década de 60 do século passado.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. A elaboração do projeto pedagógico de cada escola deve considerar as suas peculiaridades e necessidades. Dessa forma, não é possível construir um roteiro para elaborar o PPP, restando à escola seguir apenas as orientações legais sobre o tema.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. Considere que, em determinada escola, o diretor tenha imposto restrição relativa à idade mínima para que os alunos participassem da elaboração do projeto pedagógico. Nessa situação, com base no que dispõe a legislação de caráter nacional sobre o tema, o diretor agiu corretamente.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
O Projeto pedagógico de um curso deve expressar:
I. as intenções educativas do curso II. os anseios de estudantes e professores III. os planejamentos de aula IV. os rumos da sociedade a que serve V. os critérios de avaliação e correção de testes e provas Estão corretas apenas as afirmativasEmbora as escolas do mundo estejam cada vez mais semelhantes entre si a cultura da escola inúmeros são os fatores (internos e externos à escola) que determinam diferenças curriculares significativas, em que pese o fato de que os fatores externos, que impedem o cumprimento de currículos oficiais, não sejam de competência da escola. Os fatores internos podem ser minimizados através de negociações coletivas que se expressam na
elaboração do regimento escolar.
organização do organograma da escola.
construção de um projeto político-pedagógico.
definição das disciplinas que irão compor o currículo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.
Em um projeto político-pedagógico, exige-se que o foco da formação continuada incida exclusivamente sobre o trabalho docente.
Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provocar mudanças na realidade da escola. Ainda é preciso identificar o que é necessário, o que é exequível e estabelecer prioridades, considerando o que é mais necessário, oportuno e urgente fazer. O plano de ação deve estabelecer
Diversos estudos têm tematizado a problemática da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas brasileiras.(...) Contudo, encontramos alguns pontos de convergência em torno de alguns passos que são apontados como importantes na elaboração do projeto: 1. a definição de um marco referencial ou conceitual, que expresse as concepções políticofilosóficas da escola com relação à Educação, à escola e suas finalidades; 2. a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, ou análise da realidade escolar; 3. a definição de um plano ou programação de atividades objetivos, estratégias etc.; 4. a divulgação do PPP (tornálo um documento a ser conhecido por toda a comunidade escolar) e, por fim, 5. a aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, como assembleia da escola. (Projeto vivencial, Escola de Gestores). O diagnóstico constitui-se em um dos momentos mais importantes na construção do PPP. É correto afirmar que o diagnóstico
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Marque com V as que forem verdadeiras e com F as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político-ideológico; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do Diretor e da Equipe Pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do Conselho Escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na Proposta ou Plano Curricular, em Planos de Estudo por série ou nível e em Planos Didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.
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