Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. De acordo com o princípio da gestão democrática da escola pública, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, na elaboração do projeto pedagógico, é opcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. O projeto político pedagógico, que assume forma de planejamento participativo, pode ser considerado uma evolução do planejamento curricular, cujas raízes estão localizadas na década de 60 do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. A elaboração do projeto pedagógico de cada escola deve considerar as suas peculiaridades e necessidades. Dessa forma, não é possível construir um roteiro para elaborar o PPP, restando à escola seguir apenas as orientações legais sobre o tema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. Considere que, em determinada escola, o diretor tenha imposto restrição relativa à idade mínima para que os alunos participassem da elaboração do projeto pedagógico. Nessa situação, com base no que dispõe a legislação de caráter nacional sobre o tema, o diretor agiu corretamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Projeto pedagógico de um curso deve expressar:

I. as intenções educativas do curso

II. os anseios de estudantes e professores

III. os planejamentos de aula

IV. os rumos da sociedade a que serve

V. os critérios de avaliação e correção de testes e provas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

Embora as escolas do mundo estejam cada vez mais semelhantes entre si – “a cultura da escola” – inúmeros são os fatores (internos e externos à escola) que determinam diferenças curriculares significativas, em que pese o fato de que os fatores externos, que impedem o cumprimento de currículos oficiais, não sejam de competência da escola. Os fatores internos podem ser minimizados através de negociações coletivas que se expressam na

  • A.

    elaboração do regimento escolar.

  • B.

    organização do organograma da escola.

  • C.

    construção de um projeto político-pedagógico.

  • D.

    definição das disciplinas que irão compor o currículo.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.

Em um projeto político-pedagógico, exige-se que o foco da formação continuada incida exclusivamente sobre o trabalho docente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provocar mudanças na realidade da escola. Ainda é preciso identificar o que é necessário, o que é exequível e estabelecer prioridades, considerando o que é mais necessário, oportuno e urgente fazer. O plano de ação deve estabelecer

  • A. apenas as ações concretas para não dispersar. São as ações voltadas para um objetivo específico, com uma terminalidade bem definida, sustentando-se em recursos próprios devido às suas características bem delimitadas. Contemplam ações de curto prazo. Ex.: Promoção de uma capacitação sobre um tema delimitado para atender a uma necessidade específica.
  • B. apenas as orientações para ação. Não se constituem em propostas concretas, mas dizem respeito aos valores, às atitudes; procuram modificar os comportamentos e levar à partilha de referências comuns. Exemplo: Desenvolver o espírito crítico nos alunos.
  • C. diretrizes, visando a sua operacionalidade nas atividades permanentes, podendo estarem vinculadas ou não à esfera administrativa, ou seja, apenas as rotinas.
  • D. exclusivamente as determinações gerais, respeitando as normas regimentais. O plano de ação, parte integrante do PPP, deve adotar as orientações tecnicistas, pois se encontra organicamente articulado às necessidades da escola e precisa ser rígido, evitando os redirecionamentos, os ajustes ou correções. O planejamento não é práxis, não representa uma estreita articulação entre teoria e prática, entre o previsto e o realizado; é o exequível.
  • E. as ações concretas, as orientações para a ação, as determinações gerais e as atividades permanentes. Ou seja, definidas as prioridades, passa-se a definir o tipo de ação necessária ao atendimento daquela necessidade. Ainda no plano de ação, tem-se a dimensão temporal, que implica distribuição das necessidades/ações, de acordo com uma distribuição em curto, médio e longo prazo e a indicação dos responsáveis pela ação.

“Diversos estudos têm tematizado a problemática da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas brasileiras.(...) Contudo, encontramos alguns pontos de convergência em torno de alguns “passos” que são apontados como importantes na elaboração do projeto: 1. a definição de um marco referencial ou conceitual, que expresse as concepções políticofilosóficas da escola com relação à Educação, à escola e suas finalidades; 2. a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, ou análise da realidade escolar; 3. a definição de um plano ou programação de atividades – objetivos, estratégias etc.; 4. a divulgação do PPP (tornálo um documento a ser conhecido por toda a comunidade escolar) e, por fim, 5. a aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, como assembleia da escola.” (Projeto vivencial, Escola de Gestores). O diagnóstico constitui-se em um dos momentos mais importantes na construção do PPP. É correto afirmar que o diagnóstico

  • A. é uma descrição objetiva e neutra da realidade da escola em suas dimensões: infraestrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade da Educação, processos de formação dos estudantes, e outras indicadas pela comissão gestora.
  • B. é um levantamento de problemas. É uma lista de problemas “daquilo que vai mal na escola”. Assim, o diagnóstico é um instrumento técnico, neutro, que pode ser adaptado, aproveitado de outras organizações ou instituições sociais. Ele marca e se fundamenta em uma intencionalidade. É sustentado em valores e aponta para uma direção. Por isso, o diagnóstico da escola deve ser feito dentro de parâmetros técnicos e científicos. Implica a obtenção de dados quantitativos, verdadeiros indicadores para o planejamento das ações futuras voltadas à eficiência e à eficácia da escola.
  • C. é um fim em si mesmo. As análises realizadas sobre a realidade da escola devem ser neutras e objetivas. É o retrato da realidade, o levantamento das dificuldades. Não é o momento de realizar um confronto entre a situação que se vive e a situação que se deseja viver, sempre utópica e ideológica.
  • D. supõe avaliação, comparação, juízos de valores, tudo isso tendo como ponto de partida o que foi definido anteriormente no Marco Referencial. Sua função reside em promover um profundo processo de avaliação sobre como a escola tem se organizado e realizado sua tarefa educativa, que dificuldades têm encontrado para o cumprimento desta e que possibilidades encontra para orientar sua ação na direção de uma escola pública democrática de qualidade para todos.
  • E. faz a análise e a compreensão fragmentada da realidade, adotando perspectivas teóricometodológicas que tendem tanto a focalizar como a responder, de modo parcial e seletivo, problemas que são multidimensionais. Somente assim se consegue identificar o problema sem perder o foco. Enfim, o diagnóstico implica o desafio de apreenderse analiticamente e fragmentadamente, tudo aquilo que constitui o cotidiano da escola.

A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Marque com V as que forem verdadeiras e com F as falsas.

( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político-ideológico; o epistemológico e o didático-metodológico.

( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.

( ) A construção do PPP requer a participação somente do Diretor e da Equipe Pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do Conselho Escolar na etapa de avaliação.

( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na Proposta ou Plano Curricular, em Planos de Estudo por série ou nível e em Planos Didáticos.

( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, V, F, V, F.
  • C. V, F, V. V, F.
  • D. F, V, V, V, F.
  • E. F, F, V, V, V.
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