Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. A construção do PPP pressupõe uma ruptura e não apenas uma reforma, uma invenção do gestor ou uma mudança repentina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. De acordo com a concepção de inovação regulatória, o PPP é um conjunto de ideias que motiva a elaboração de conteúdo programático a ser cumprido por toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do desenvolvimento de projetos pedagógicos para as organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. O uso de projetos pedagógicos possui grande valia no cenário escolar, mas, dentro da empresa, essa prática tem eficácia restrita.
  • B. No trabalho em equipe, o uso de projetos é dispensável por inviabilizar a articulação dos diferentes saberes oriundos dos colaboradores.
  • C. Projetos pedagógicos relacionam-se diretamente com o alcance dos objetivos propostos pela instituição, uma vez que o ato de projetar permite vislumbrar o ponto a que se quer chegar.
  • D. O surgimento de projetos pedagógicos no ambiente organizacional desqualifica os processos formativos desenvolvidos pela instituição.
  • E. A aplicação de projetos pedagógicos é algo simples e pouco dispendioso, não necessitando sequer da presença de um pedagogo, ou formador, para o sucesso dessa ação.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, a Educação Técnica de Nível Médio na Forma Integrada organiza-se com base

  • A. na dualidade histórica, propulsora de uma educação integrada para a formação das elites e de uma formação instrumental para os filhos da classe trabalhadora.
  • B. na formação profissional integrada, oferecida a quem já tenha concluído o ensino médio, de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional e efetuando-se matrícula única para cada aluno.
  • C. no atendimento prioritário dos interesses do mercado de trabalho, ao possibilitar condições de desenvolvimento local e regional por meio do acesso ao conhecimento técnico integrado.
  • D. na organização curricular dos cursos técnicos de nível médio, orientando-se pelos princípios do currículo integrado e pela estruturação em eixos tecnológicos.

Seria interessante que toda escola colocasse em prática o seu Projeto Político-Pedagógico - PPP. Isso porque, de um Projeto Político-Pedagógico – PPP diz-se que:

  • A. Ele regulamenta os contratos administrativos dos docentes que atuam na escola.
  • B. Ele define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
  • C. Ele formaliza, institui e dá celeridade às ações do caixa escolar de uma escola junto ao Fundo Nacional de Educação.
  • D. Ele tem força legal de institucionalizar os necessários tempos pedagógicos fora da sala de aula para os docentes organizarem e planejarem suas ações educativas.

O Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, traz um conjunto de concepções que apontam para

  • A. uma abordagem emancipatória de escola.
  • B. práticas curriculares redentoras e emancipatórias.
  • C. uma abordagem técnica de escola.
  • D. práticas curriculares críticas e reprodutivistas.

A concepção de tecnologia sustentada pelo IFRN em seu Projeto Político Pedagógico baseia-se na compreensão de uma

  • A. articulação íntima envolvendo as ideias de humanidade, de saber e de ciência.
  • B. junção dos conteúdos disciplinares inerentes ao currículo dos cursos técnicos e tecnológicos.
  • C. ciência como produto das atividades humanas de produção, do uso dos objetos técnicos e dos saberes tecnológicos.
  • D. ação pedagógica voltada para as novas tecnologias da comunicação e da informação como atividades de uso da mídia na educação.

Conforme Vasconcellos (2006), o projeto político-pedagógico pode ser compreendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se torna melhor e se concretiza na caminhada, e que determina nitidamente o tipo de ação educativa que se quer realizar.

Analise as seguintes afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico na escola.

I. Envolve uma construção coletiva de conhecimento.

II. É composto, essencialmente, de duas grandes partes, articuladas entre si: marco referencial e programação.

III. Sua estrutura básica sinaliza que a ação a ser desencadeada também é produto da tensão entre a realidade e a finalidade, num processo dinâmico de interação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Para Vasconcellos (2006), o planejamento (projeto político-pedagógico, projeto de ensino) tem que ser, primeiramente, um instrumento de trabalho para o sujeito/grupo, correspondendo ao seu projeto de intervenção na realidade.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I estabelecendo a relação entre o Projeto Político-Pedagógico e Projeto de Ensino-Aprendizagem e suas respectivas finalidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 1 2 1 2.
  • B. 2 1 1 2.
  • C. 1 2 2 1.
  • D. 2 1 2 1.

O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque

  • A. perpetua valores da cultura da sociedade a que atende e impõe as opções pedagógicas da unidade de ensino.
  • B. reproduz os valores sociais e culturais e propõe opções educativas que levam à construção de ideais pedagógicos.
  • C. favorece a formação dos sujeitos para um tipo de sociedade que se deseja e define as ações para que a escola cumpra suas intenções educativas.
  • D. responde às demandas da sociedade e organiza as estratégias pedagógicas traçadas pela direção e coordenação pedagógicas escola.
  • E. repete as estruturas sociais e especifica o trabalho pedagógico em linhas científicas, acadêmicas e educativas.
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