Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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O aprendizado é considerado como um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento de todas as funções psicológicas superiores. O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ele realiza em um determinado grupo cultural a partir da interação com outros indivíduos de sua espécie. Esse conceito foi formulado por

  • A. Piaget.
  • B. Skinner.
  • C. Freud.
  • D. Wundt.
  • E. Vygotsky.

De acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A. as pessoas que são rebeldes e resistentes se integram aos grupos para controlar o que são incapazes de controlar.
  • B. a necessidade de afeição se refere ao estabelecimento de relações de comando e de autoridade.
  • C. a necessidade que toda pessoa tem de se sentir aceita, valorizada e respeitada é definida pelo autor como necessidade de inclusão.
  • D. a necessidade de controle se refere ao estabelecimento de relações afetivas, de sentimentos íntimos e particulares.
  • E. os sujeitos com afeição negativa são os que mais buscam os grupos afetivos como forma de se confidenciarem.

Sobre a tendência renovada não diretiva, é INCORRETO afirmar que

  • A. o papel da escola está centralizado no indivíduo.
  • B. o pioneiro da pedagogia não diretiva foi Carl Rogers.
  • C. não existe nenhum tipo de intervenção do professor.
  • D. os conteúdos devem ser transmitidos aos alunos de acordo com as realidades sociais.

O conhecimento humano, dependendo das diferentes referências, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade, educação etc. Dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. O conjunto das pedagogias, segundo Libâneo, divide‐se em dois grupos: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Acerca das tendências pedagógicas, analise.

I. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

II. A pedagogia progressista tem‐se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico‐social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

III.A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências progressistas nas suas formas ora conservadora, ora renovada. E se dividem em quatro abordagens: a tradicional, a renovada progressivista, a renovada não diretiva e a tecnicista.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.

As teorias da aprendizagem estão relacionadas a visões filosóficas distintas da educação e da forma pela qual se vê e se percebe o ser humano, em sua psique, sua mente e em seu próprio ser. Paulo acaba de ser nomeado para o cargo de design instrucional e em seguida solicitaram-lhe um projeto de curso ancorado na teoria humanista. Para estar adequado, o projeto de Paulo deve:

  • A. enfatizar comportamentos observáveis e priorizar estímulo, condicionamento em reforço positivo;
  • B. enfatizar as pessoas, priorizar o aprender a aprender, o crescimento pessoal e a consciência crítica;
  • C. enfatizar a cognição e priorizar o modelo mental, a aprendizagem significativa e o construto pessoal;
  • D. enfatizar comportamentos observáveis e priorizar signo, aprendizagem significativa e esquema de assimilação;
  • E. enfatizar a cognição e priorizar a construção do conhecimento, a autonomia e a liberdade para aprender.

Até a década de 1930 predominava, nas escolas brasileiras, a concepção pedagógica tradicional. São características do ensino nessa concepção:

I- O professor era visto como centro do processo de ensino, dominando os conteúdos fundamentais a serem transmitidos aos alunos.

II- A aula expositiva era considerada como a técnica mais adequada à transmissão de conhecimentos.

III- A importância dada ao papel do professor teve um caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

IV- Novas técnicas de ensino foram assimiladas pelos professores, como atividades predominantes em sala de aula.

São verdadeiras as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.

Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os “aprendizes lentos” de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.

Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como

  • A. dois processos distintos: um está relacionado ao interesse e esforço do aluno e o outro diz respeito àquele que é participativo e pesquisa a informação que lhe é transmitida.
  • B. um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento cognitivo mediado.
  • C. processos diferenciados, pois existem alunos que apresentam capacidade cognitiva de apreensão do conhecimento e outros com déficit intelectual, por isso desatentos.
  • D. um processo de se obter conhecimento, desde que se aplique técnicas de motivação adequadas à fase de desenvolvimento dos alunos.
  • E. um processo de aprendizado que depende fundamentalmente do componente afetivo para que o aluno interaja com o conhecimento ensinado.

Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Dessa maneira,

  • A. para que a aprendizagem ocorra é preciso que se considere a natureza dos estímulos presentes na situação, tipo de resposta que se espera obter e o estado físico e psicológico do organismo.
  • B. é através da relação interpessoal concreta com os outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico.
  • C. as qualidades básicas de cada ser humano encontram-se basicamente prontas por ocasião de seu nascimento.
  • D. os instrumentos para medir a inteligência emocional possibilitam fornecer a capacidade mental e a capacidade de interação social de uma pessoa.
  • E. o desenvolvimento cognitivo e psicológico de um indivíduo ocorre através de constantes desequilíbrios e equilibrações sucessivas ou de adaptação.

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Sob a concepção que considera o aluno sujeito de sua aprendizagem, planejar e avaliar são ações dinâmicas, interativas, que ocorrem ao longo de todo o processo de ensino e que exigem do profissional permanente investigação e atualização didático-pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” de educação...

Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que

  • A. é a competência técnica do educador e a dedicação e disciplina por parte do educando que garantem a qualidade do ensino.
  • B. a aprendizagem do educando é efetiva quando se dá por meio de um processo amoroso entre o educador e os educandos.
  • C. a ação educativa exige técnicas mnemônicas para que o educando possa demonstrar sua compreensão do conhecimento ensinado.
  • D. ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo.
  • E. nenhuma pessoa educa a si mesmo, é no ato de transferência do conhecimento que se cria a possibilidade de aprendizagem do educando.
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