Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. Objetivos, conteúdos, tendência pedagógica e metodologia são elementos constituintes do plano de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as tendências pedagógicas NÃO é correto afirmar que

  • A. tal qual a concepção tradicional de ensino, a escola tecnicista prioriza a transmissão cultural planejada e os resultados obtidos.
  • B. nas tendências progressista libertadora e libertária, o planejamento e a avaliação perdem o caráter controlador e mensurador da escola formal.
  • C. até a década de 1930, o ensino nas escolas brasileiras é predominantemente orientado por uma pedagogia humanística, tradicional e religiosa.
  • D. a pedagogia libertadora, embora represente no pensamento pedagógico brasileiro uma tendência crítica de educação sem precedente, é institucionalizada pela sociedade capitalista.

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:

  • A. um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico;
  • B. uma capacitação voltada para a motivação para aprender;
  • C. um programa de planejamento e suporte à aprendizagem experiencial;
  • D. uma formação profissional sobre a eficácia da aprendizagem laboral;
  • E. uma avaliação de aprendizagem centrada no método propedêutico.

Numa concepção de educação tecnicista, o currículo escolar é visto como um

  • A. local de vivências e aprendizagem de conhecimentos advindos da experiência de vida dos alunos.
  • B. conjunto de conhecimentos científicos direcionados a uma educação voltada à formação integral da personalidade.
  • C. arranjo centrado em disciplinas, conteúdos e áreas de estudo voltados ao desenvolvimento da inteligência e à capacidade reflexiva do aluno.
  • D. instrumento para educar o indivíduo segundo suas potencialidades e aptidões, introduzindo os alunos em uma sequência eficiente de conhecimentos.
  • E. planejamento de atividades que leva em conta os interesses e conhecimentos prévios dos alunos na aprendizagem.

Falando da Alfabetização (Soares, 1985) afirma que: “O processo de alfabetização na escola sofre, talvez mais que qualquer outra aprendizagem escolar, a marca da discriminação em favor das classes sócioeconomicamente privilegiadas”.

Em relação a esse fato, é INCORRETO afirmar:

  • A. As crianças das classes privilegiadas, por suas condições de existência, adaptam-se mais facilmente às expectativas da escola.
  • B. A língua oral espontânea que se afasta muito da modalidade culta é censurada na escola, chegando a causar discriminação.
  • C. A escola acolhe, sem qualquer discriminação, a linguagem espontânea de todas as crianças, não importando o grau de afastamento da linguagem culta.
  • D. A língua oral culta que a escola valoriza e a língua escrita constituem dialetos muito diferentes das práticas linguísticas das crianças das classes populares.

Com base nos estudos existentes no Brasil, de acordo com Libâneo (2001), sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico‐científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático‐participativa. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção técnico‐científica baseia‐se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. A ênfase é maior nas tarefas do que nas pessoas.

( ) A concepção democrático‐participativa baseia‐se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição, em que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) A concepção autogestionária baseia‐se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F.
  • B. V, V, V.
  • C. F, V, V.
  • D. F, F, V.

Leia o trecho a seguir para responder às questões 16 e 17.

“De acordo com Libâneo (2002), as tendências pedagógicas originaram‐se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que propiciam também a união das práticas didático‐pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento.”

Acerca destas tendências pedagógicas, assinale a afirmativa correta.

  • A. Dividem‐se em pedagogia liberal e pedagogia progressista.
  • B. A pedagogia liberal é dividida em tendências tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e libertária.
  • C. As tendências liberais partem da análise crítica das realidades sociais que sustentam as finalidades sociopolíticas da educação.
  • D. Nas tendências da pedagogia progressista, os conteúdos são conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados alunos como verdades absolutas.

No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner.”

O texto se refere à:

  • A. Abordagem Sócio-Cultural
  • B. Abordagem Humanista
  • C. Abordagem Comportamentalista
  • D. Abordagem Cognitiva

“Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.”

O texto se refere a:

  • A. Paulo Freire
  • B. Augusto Comte
  • C. Lev Vygotsky
  • D. Friedrich Froebel

Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:

I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes.

II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista.

III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente.

IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
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