Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. Objetivos, conteúdos, tendência pedagógica e metodologia são elementos constituintes do plano de ensino.
Sobre as tendências pedagógicas NÃO é correto afirmar que
Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, afirma: Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:
Numa concepção de educação tecnicista, o currículo escolar é visto como um
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
Falando da Alfabetização (Soares, 1985) afirma que: O processo de alfabetização na escola sofre, talvez mais que qualquer outra aprendizagem escolar, a marca da discriminação em favor das classes sócioeconomicamente privilegiadas.
Em relação a esse fato, é INCORRETO afirmar:
Com base nos estudos existentes no Brasil, de acordo com Libâneo (2001), sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico‐científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático‐participativa. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A concepção técnico‐científica baseia‐se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. A ênfase é maior nas tarefas do que nas pessoas.
( ) A concepção democrático‐participativa baseia‐se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição, em que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
( ) A concepção autogestionária baseia‐se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.
A sequência está correta em
Leia o trecho a seguir para responder às questões 16 e 17.
De acordo com Libâneo (2002), as tendências pedagógicas originaram‐se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que propiciam também a união das práticas didático‐pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento.
Acerca destas tendências pedagógicas, assinale a afirmativa correta.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:
Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner. O texto se refere à:Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.
O texto se refere a:Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes. II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista. III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente. IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las. Assinale a alternativa correta:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...