Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

  • A. tecnicista.
  • B. construtivista.
  • C. crítica.
  • D. antiautoritária.
  • E. crítico-reprodutivista.

Em um mundo em que o desenvolvimento científico está por toda parte, o ensino de Ciências deve propor situações-problema e trabalhos que gerem reflexão, permitam participação ativa e tenham relação com o dia-a-dia. Analise a seguir as quatro situações didáticas essenciais ao ensino e aprendizagem de Ciências:

I – Observação: é a análise de um experimento com a mediação do educador, deve ser proposta sempre que houver uma investigação desenvolvida em aula. Dessa forma o aluno aprende, além de conteúdos tradicionais, a observar fenômenos, elaborar hipóteses e organizar dados.

II – Experimentação: é a investigação para relacionar o saber científico ao dos alunos. A experimentação proporciona a manipulação de experimentos, relacionando novos conhecimentos com aqueles já aprendidos e propõem a resolução de problemas.

III – Pesquisas de textos: O professor cria uma oportunidade que gere dúvidas sobre um tema. Depois de todos revelarem suas concepções em conversas, desenhos e textos, ele indica a consulta a textos científicos. Assim, os alunos exercitam a compreensão de textos, aprofunda conhecimentos e informações sobre os conteúdos.

IV – Leitura e escrita sobre Ciências: Busca por respostas para a resolução de problemas em livros, revistas, jornais e internet. A atividade não é produtiva se for atrelada apenas à coleta de dados. Nesse tipo de proposta a criança aprende, além dos conteúdos relacionados, a trabalhar com obras de caráter científico e a ter maior autonomia na aprendizagem.

Podem ser assinaladas como CORRETAS:

  • A. Apenas as afirmativas II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I e II.
  • C. Apenas as afirmativas III e IV.
  • D. Nenhuma das afirmativas.

O autor, ao qual se refere a teoria exposta, trata-se de:

  • A. Piaget.
  • B. Skinner.
  • C. Bandura.
  • D. Vygotsky.

De acordo com o exposto, trata-se da Teoria:

  • A. Cognitivista.
  • B. Behaviorista.
  • C. Construtivista.
  • D. Sociointeracionista.

Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos. O processo educativo da educação de adultos é tão semelhante ao da educação de crianças que, nas práticas educativas de ambos, são comumente utilizados métodos e materiais com as mesmas características.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem. Segundo a concepção rogeriana, a aprendizagem significativa, além de envolver o indivíduo como um todo e provocar mudança no seu EU, é ameaçadora e autodirigida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. As concepções de educação são influenciadas pelo contexto sociocultural de cada época, gerando tendências e práticas pedagógicas distintas e adequadas à finalidade da formação humana que cada sociedade almeja.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. A aprendizagem dos conteúdos que envolvem a identificação de conceitos e princípios exige a capacidade de reprodução exata de situações vivenciadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A teoria da aprendizagem por imitação, desenvolvida por Albert Bandura, organiza-se em quatro eixos ou processos, em que um deles é o processo de retenção, o qual é marcado pelo envolvimento das capacidades verbal e visual.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Libâneo, para desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas utiliza‐se como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Considerando este pressuposto e o papel da escola, diante de cada uma das tendências pedagógicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Na tendência liberal tecnicista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
  • B. Na tendência liberal renovada progressivista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
  • C. Na tendência liberal renovada não diretiva, acentua‐se o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
  • D. Na escola liberal tradicional, em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...