Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Rios (2001, p. 107 apud Boas, 2007, p.89), o trabalho docente é aquele para o qual o professor mobiliza todas as dimensões de sua ação para proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para a sociedade. A docência de melhor qualidade, afirma-se na explicitação dessa qualidade – o que, por que, para que, para quem. Essa explicitação dar-se-á em cada dimensão da docência. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Dimensão técnica diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos.

( ) Dimensão técnica diz respeito à habilidade de lidar com os conteúdos, construí-los com os alunos.

( ) Dimensão estética diz respeito à presença técnica e sua orientação numa perspectiva reprodutiva.

( ) Dimensão política diz respeito à participação na construção individual de cada indivíduo da sociedade.

( ) Dimensão ética diz respeito à orientação da ação fundamentada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

A sequência correta é

  • A. F, V, V, F, V.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. V, V, F, F, V.
  • D. F, F, V, F, F.

A proposta pedagógica inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve

  • A. dar ênfase aos conteúdos programáticos da série, para facilitar a compreensão e a consequente memorização do conteúdo.
  • B. prever a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva de orientação dos programas de ensino, para não forçar a criança a dispersar a atenção entre vários materiais.
  • C. propor projetos de trabalho desvinculados das experiências cotidianas do aluno, para despertar o seu interesse.
  • D. considerar a prova final como decisiva na avaliação do rendimento escolar do aluno, para que ele tenha oportunidade de mostrar os seus avanços ao final de determinado período.
  • E. nortear-se pela base nacional comum (LDBEN) e referendar a educação não-disciplinar, cujo ensino se caracteriza por formação de redes de conhecimento e de significações em contraposição a currículos.

Na educação infantil, a interação entre a língua oral e a escrita pode desenvolver-se através do(a):

  • A. Processo de conceptualização da língua escrita.
  • B. Familiarização exclusiva com livros próprios da leitura do adulto.
  • C. Conversação e formulação de hipóteses sobre os conteúdos dos textos lidos.
  • D. Distanciamento da língua escrita, conteúdo próprio do ensino fundamental.
  • E. Desinteresse pelo sistema da escrita, efetuando tentativas desde quando começa a diferenciá-lo do desenho.

Leia as formulações elencadas no quadro que se segue e identifique, com o numeral 1, as que se referem à corrente da Psicologia que apregoa o associacionismo do tipo S-R e, com o numeral 2, as que se referem às teorias cognitivas e de campo.

  • A. 1, 2, 2, 1.
  • B. 2, 1, 1, 2.
  • C. 2, 2, 1, 1.
  • D. 1, 2, 1, 2.
  • E. 1, 1, 2, 2.

Assinale a alternativa que completa coerentemente o sentido da formulação em destaque.

  • A. A valorização dos conhecimentos das ciências da educação, visando o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus métodos.
  • B. O desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.
  • C. A instrução que se refere ao processo e ao resultado do ensino, para um planejamento efetivo.
  • D. A valorização das técnicas, recursos e meios de ensino como complementos da metodologia.
  • E. A supremacia das técnicas de ensino diversificadas, desde os recursos da informática, até a instrução programada.

As formulações que se seguem fazem referência à pedagogia liberal. Identifique as verdadeiras e as falsas e assinale a alternativa com a sequência de respostas corretas.

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, V, V, F, F.
  • C. V, V, F, V, F.
  • D. V, F, V, V, F.
  • E. V, F, V, F, F.

Considerando os diferentes referenciais relacionados às teorias do conhecimento, enumere a segunda coluna pela primeira, estabelecendo corretamente a associação entre as escolas psicológicas e suas respectivas formulações, do ponto de vista pedagógico. Em seguida, identifique a alternativa com a associação correta.

  • A. 2, 3, 1, 3, 2.
  • B. 3, 2, 1, 3, 1.
  • C. 2, 3, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 1, 3, 2.
  • E. 2, 1, 3, 3, 2.

Acerca das teorias psicológicas da aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A. Para Emília Ferreiro, o processo de escrita depende do treinamento motor e da repetição de sílabas e palavras.
  • B. Piaget criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
  • C. Para os teóricos do condicionamento, há diferença entre a aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa.
  • D. Para a teoria cognitivista, hábitos e associações entre estímulo e resposta são aprendidos por meio da prática.
  • E. A partir das concepções de Vygotsky, a escola tornase um espaço que deve privilegiar o contato social e cultural. O aluno jamais poderá ser visto como alguém que não aprende.

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento. Com base nessa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. No período das operações concretas, o recém-nascido exercita os reflexos e o fundo hereditário.
  • B. No período pré-operatório, a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.
  • C. No período sensório-motor, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que provoca transformações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.
  • D. No período das operações formais, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal abstrato.
  • E. Na idade adulta, surgem novas estruturas mentais que possibilitam o aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

A escola tem compromisso com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino profissionalizante. Para essa concepção de educação, a relação professor/aluno é

  • A. liberal, não havendo lugar privilegiado para o professor, cujo papel é auxiliar o desenvolvimento espontâneo do aluno.
  • B. centrada no aluno. O professor deve garantir o bom relacionamento e interferir o menos possível no processo de aprendizagem.
  • C. autoritária e o professor exige uma atitude receptiva do aluno.
  • D. dialógica. Educador e educando posicionam-se como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.
  • E. mediada pelo professor, que parte da realidade do aluno para propor novos desafios e conhecimentos que despertem a crítica da realidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...