Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as alternativas abaixo:
I - O estudo sobre o desenvolvimento humano é bastante recente na história da humanidade. Inicia-se basicamente por volta do final do século XIX e início no século XX. Antes desta data não havia o conceito de infância e, por isso, não existia uma preocupação com a criança, que era tratada como um adulto em miniatura em relação ao trabalho, lazer, cuidados, alimentação e vestimenta.
II - Aos sete anos, a criança era introduzida no mundo adulto, provavelmente porque o índice de mortalidade antes desta data era muito alto, em função das precárias condições de saúde e prevenção de doenças. Iniciava-se a aprendizagem do ofício dos pais e as crianças com melhores condições sociais tinham tutores, sendo comum participarem das mesmas atividades dos adultos, como: orgias, enforcamentos públicos, trabalho no campo e a venda de seus produtos nos mercados.
III - Será a partir do século XVII que a Igreja irá intervir, afastando a criança dos assuntos ligados ao sexo, por meio da criação de escolas preocupadas com o ensino da religião, da moral, bem como da leitura, escrita e aritmética.
IV - Estudos mais sistemáticos sobre a infância e a preocupação com a educação formal, irá ocorrer somente no século XIX e início do século XX, educação esta baseada em uma rígida disciplina tanto da família como da escola, com a utilização de várias formas de castigos, tais como: palmatória, ajoelhar no milho, espancamentos e quartos escuros.
Está(ão) correta(s):
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue os itens subsequentes. Paulo Freire, pedagogo pernambucano, foi o maior expoente brasileiro na luta pela educação de adultos. Seu método, que serve de guia para a formação dos educadores desse segmento social, recomenda o uso de temas geradores, que são assuntos do cotidiano dos educandos, para acender nos alunos outras formas de pensar, fazer e agir.
Tendo como referência as teorias de aprendizagem anteriores ao século XX que influenciam práticas escolares, enumere a segunda e a terceira colunas pela primeira, associando cada concepção do processo de aprendizagem ao respectivo trecho explicativo, assim como a estudiosos de referência. Em seguida, identifique a alternativa com todas as associações corretas, tanto da segunda como da terceira colunas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. O sucesso da aprendizagem por meio do condicionamento operante, segundo Skinner, pode ser garantido com o condicionamento de comportamentos. Para ele, a palavra-chave é reforçamento, o qual é oferecido após uma resposta e pode ser positivo ou negativo, de modo que o reforço positivo aumenta a probabilidade da resposta e o reforço negativo diminui essa probabilidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. Gestalt e behaviorismo, duas das teorias psicológicas que estudam os processos de aprendizagem humana, se diferenciam fundamentalmente pela convicção da primeira de que a aprendizagem se dá por tentativa e erro.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. De acordo com Vigotski, memória lógica e atenção arbitrária são funções superiores dominadas pela criança na idade escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. Jean Piaget, que estudou o desenvolvimento da mente relacionando-o à adaptação biológica, dividiu em fases ou estágios o desenvolvimento cognitivo da criança e denominou como estágio pré-conceitual o momento em que a criança reconhece um objeto sem, contudo, o diferenciar dos demais da mesma categoria.
Qual das afirmações abaixo melhor define a teoria construtivista?
A característica principal desta abordagem é tratar o conhecimento como uma descoberta nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto, porém, já se encontrava presente na realidade exterior. Nessa abordagem, consideram a experiência planejada como a base do conhecimento; o conhecimento é o resultado direto da experiência. Trata-se da abordagem:
No processo de aprendizagem é importante que a criança possa valorizar sua própria linguagem e a de seu grupo social como forma de interagir com o outro. Tal ação pode, inclusive, expressar um objetivo de aprendizagem a ser alcançado pelas crianças. E tal objetivo pode ser corretamente relacionado à seguinte capacidade lingüística:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...