Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realidades sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Os movimentos populares fortaleceram a educação popular, contrapondo-os às instituições estatais e escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. Assim, o homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento. Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir.

“_______________________: a presença do objeto vai sendo gradativamente substituída por hipóteses e deduções; o objeto é reconstruído internamente em todas as suas propriedades físicas e lógicas.”

“_______________________: esse período se destaca como o declínio do egocentrismo intelectual e o crescimento do pensamento lógico. É nesse período que a realidade passa a ser estruturada pela razão. A criança terá um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade.”

“_______________________: esse período inicia com um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde a criança irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado.”

 “_______________________: nesse período, a partir da linguagem a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas com o universo físico, mas com dois mundos novos: o mundo social e o das representações interiores.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Pré-operacional / Operacional-formal / Sensório-motor / Operacional-concreto
  • B. Sensório-motor / Pré-operacional / Operacional-formal / Operacional-concreto
  • C. Operacional-concreto / Sensório-motor / Pré-operacional / Operacional-formal
  • D. Operacional-formal / Operacional-concreto / Sensório-motor / Pré-operacional

No Ensino Fundamental, constitui uma habilidade de leitura a ser desenvolvida com alunos da alfabetização e letramento das séries iniciais:

  • A. Planejar a produção dos gêneros estudados, levando em conta o contexto de produção e recepção do texto e suas características organizativas da linguagem.
  • B. Revisar e editar o texto produzido, focalizando aspectos estudados na análise e reflexão da língua e da linguagem.
  • C. Produção de inferências locais (contexto imediato do texto) e globais (contexto ampliado de produção e recepção do texto.
  • D. Generalização.

O método clínico de Piaget é um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem, que procura descobrir o que não é evidente no que os sujeitos fazem ou dizem, o que está por trás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras. Acerca desse método, analise os pressupostos.

I. A intervenção assistemática do experimentador ocorre como reação às ações ou respostas do sujeito e sempre é guiada pela tentativa de descobrir o significado de suas ações ou explicações.

II. O experimentador busca esclarecer qual é o sentido dos termos utilizados pela criança dentro da estrutura mental deste sujeito.

III. O experimentador formula hipóteses acerca da explicação dada pelo sujeito, de suas razões e de seu sentido, modificando-as ao mesmo tempo.

IV. O experimentador sempre mantém suas perguntas ou a situação experimental em função da conduta ou das respostas do sujeito.

V. São algumas das provas piagetianas: conservação do sólido, conservação do líquido e conservação numérica.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I , IV e V.
  • C. II, III e V.
  • D. II, III, IV e V.

Para determinados professores e pesquisadores e, por conseqüente, algumas escolas a aprendizagem pode modificar as percepções da realidade daquele que aprende. Esta concepção educacional está presente na seguinte vertente pedagógica:

  • A. Pedagogia Liberal Tradicional.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • D. Tendência Liberal Tecnicista.

Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “sólidos geométricos”. E, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • A. Utilizar os símbolos matemáticos relacionados à adição e subtração.
  • B. Resolver problemas do campo aditivo.
  • C. Diferenciar paralelepípedos e cubos.
  • D. Utilizar instrumentos de medida de tempo.

A Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve possibilitar às crianças:

  • A. Desenvolver as capacidades de utilizar a fala e a escuta, de forma cada vez mais competente
  • B. Ampliar gradativamente seu repertório de brincadeiras e jogos que constituem patrimônio cultural da humanidade.
  • C. Desenvolver a capacidade de compreender o sentido dos diversos textos orais a que tem acesso.
  • D. Ampliar a capacidade de expressar seus desejos, sentimentos e ideias por meio da linguagem oral.

O estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória.

Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela

  • A. impressão não mediada de materiais, pela retenção das experiências reais como a base dos traços mnemônicos (de memória).
  • B. falta de percepção da realidade que circunda a vida das pessoas do campo, pois a elas falta os estímulos da natureza: são pessoas isoladas que não convivem com outras pessoas de um grupo.
  • C. inexistência de desafios que façam desenvolver a capacidade de pensar sobre as ações executadas no seu dia a dia.
  • D. influência da cultura letrada nos grupos com menor capacidade de raciocínio lógico e apreensão de conhecimentos.
  • E. diferença de capacidade intelectual que impossibilita a elaboração de conhecimentos complexos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...