Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:
- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.
Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:
- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,
Em que tendência pedagógica os conteúdos se baseiam na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos?
Para Paulo Freire, a escola cidadã:
A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade. Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:
Na aprendizagem de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental é comum notar o surgimento dos problemas de ortografia, pois a criança ainda não se apropriou das regras ortográficas convencionais. Essa característica pode ser corretamente vinculada a que fase da construção da escrita?
No processo de alfabetização, alguns estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades. Geralmente não inferem informações que estão explícitas ou implícitas no texto. Para reorganizar o ensino diante da dificuldade apresentada, é adequado propor a seguinte atividade:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. Ao formular a teoria do campo cognitivo, Kurt Lewin preocupou-se com o campo da aprendizagem, que seria capaz de modificar o sentimento de pertencer a um grupo social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. De acordo com o pensamento de Henri Wallon, a maturação orgânica garante um processo de aprendizagem profícuo, pois o pensamento infantil apresenta linearidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. De acordo com a psicologia histórico-cultural, o repertório intelectual é enriquecido pelas relações sociais estabelecidas entre os homens no âmbito filogenético e ontogenético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...