Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

  • A. tendência progressista libertadora e tendência progressista libertária
  • B. tendência progressista crítico-social dos conteúdos e tendência progressista libertária
  • C. tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos
  • D. tendência liberal tecnicista e tendência progressista libertadora
  • E. tendência liberal tradicional e tendência liberal renovada progressista

Em que tendência pedagógica os conteúdos se baseiam na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos?

  • A. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Tecnicista.
  • D. Tendência Progressista Libertadora.

Para Paulo Freire, a “escola cidadã”:

  • A. É aquela que não há regras nem limites para os alunos.
  • B. Onde os alunos só têm direitos, incluindo o de não aprender.
  • C. É aquela voltada exclusivamente para a inserção do jovem ao mercado de trabalho.
  • D. É aquela que se assume como centro de direitos e de deveres.

  • A. Educar em Tempos Difíceis
  • B. Aprendizagem Significativa
  • C. Currículo Interdisciplinar
  • D. Pedagogia de Projetos
  • E. Educação Intercultural

A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade. Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:

  • A. exposição verbal; conteúdos predefinidos; adequação à realidade; relações verticais; aprendizagem como acumulação de conhecimentos
  • B. exposição verbal; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem informal e livre.
  • C. diálogo como método; temas geradores; conteúdos socialmente relevantes; relações autogestionadas; aprendizagem informal.
  • D. diálogo como método; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem como construção coletiva.
  • E. diálogo como método; conteúdos predefinidos; problematização da realidade; relações verticais; aprendizagem como construção coletiva.

Na aprendizagem de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental é comum notar o “surgimento dos problemas de ortografia, pois a criança ainda não se apropriou das regras ortográficas convencionais”. Essa característica pode ser corretamente vinculada a que fase da construção da escrita?

  • A. Nível pré-silábico II.
  • B. Nível silábico.
  • C. Nível silábico-alfabético.
  • D. Nível alfabético.

No processo de alfabetização, alguns estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades. Geralmente “não inferem informações que estão explícitas ou implícitas no texto”. Para reorganizar o ensino diante da dificuldade apresentada, é adequado propor a seguinte atividade:

  • A. Estimular as relações entre título e conteúdo do texto, entre conhecimentos prévios e informações do texto.
  • B. Analisar as sílabas das palavras escritas, visando à compreensão de que as sílabas podem variar quanto à estrutura (cv, vv, cvc, etc.).
  • C. Desenvolver atividades que visem à memorização do alfabeto.
  • D. Sistematizar o uso de cadernos, com ênfase na pauta.

Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. Ao formular a teoria do campo cognitivo, Kurt Lewin preocupou-se com o campo da aprendizagem, que seria capaz de modificar o sentimento de pertencer a um grupo social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. De acordo com o pensamento de Henri Wallon, a maturação orgânica garante um processo de aprendizagem profícuo, pois o pensamento infantil apresenta linearidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. De acordo com a psicologia histórico-cultural, o repertório intelectual é enriquecido pelas relações sociais estabelecidas entre os homens no âmbito filogenético e ontogenético.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...