Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:

  • A. confiável e garantida pela lei
  • B. cultural e intelectual
  • C. organizada e democrática
  • D. pessoal e mediadora
  • E. teórica e prática

Dentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro:

  • A. O conteúdo, privilegiando a função classificatória no ato de avaliar.
  • B. A educação, sendo que a comprovação do desempenho do aluno estaria atrelada a memorização e repetição de conceitos.
  • C. O conhecimento, constituindo-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
  • D. O sujeito, sendo que a comprovação do desempenho do educando não estaria atrelada a normas e padrões pré-fixados.

Segundo Coll e Solé (2003, p. 19), “(...) na concepção construtivista aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto ou conteúdo que pretendemos aprender”.

Analise as afirmativas sobre a concepção construtivista de aprendizagem:

I. A concepção construtivista de aprendizagem e do ensino parte da evidência de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal, exclusivamente no âmbito cognitivo.

II. o conhecimento é construído mediante um processo de elaboração pessoal, algo em que ninguém pode realizar em seu lugar.

III. A partir do conhecimento prévio do aluno, pode-se fazer uma primeira leitura do novo conteúdo, atribuir-lhe significado e sentido e iniciar o processo de aprendizagem.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Na dinâmica da aprendizagem, o processo que favorece a apropriação, criação e soma dos conteúdos socioculturais é chamado de:

  • A. assimilação
  • B. inventividade
  • C. aplicação
  • D. operacionalização
  • E. mecanização

Em relação às reflexões realizadas por Martins (2006) sobre as tendências educativas no cenário escolar atual, é INCORRETO afirmar que

  • A. as novas propostas de práticas pedagógicas que consideram transformadoras, renovadoras ou inovadoras são iniciativas provenientes da experiência, da intuição e da implicação e, não, do espaço acadêmico, do campo da especulação e investigação.
  • B. há várias tendências de desenvolvimento curricular. Entretanto, o modelo mais dominante foi e é o da racionalidade técnica.
  • C. a educação/formação caminha por muitos e diversos espaços , ajustando-se na perspectiva de que cada vez mais o indivíduo realiza a sua aprendizagem ou aprendizagens em diversos espaços.
  • D. as pedagogias inovadoras emergentes expressam menos a igualdade e mais a liberdade, qualidade e competências para o desempenho profissional.

As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que

  • A. é neutro e com fundamento científico forte.
  • B. se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.
  • C. se origina fora do sujeito e o constitui ao mesmo tempo.
  • D. é inato aos sujeitos e universal.
  • E. é um somatório entre fatores inatos e adquiridos.

Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:

  • A. uma análise e reflexão de várias facetas do sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução circunstancial.
  • B. um processo de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão de ações pedagógicas e administrativas que devem ser executadas somente pela gestão escolar.
  • C. uma previsão de diferentes componentes que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e dos conteúdos programáticos de cada componente.
  • D. uma antevisão dos componentes a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante certo período de tempo.
  • E. uma seleção dos objetivos imediatos a serem alcançados, especificando conteúdos, procedimentos, recursos a serem trabalhados e estabelecendo critérios de avaliação somativa.

De acordo com Freire (1997), são qualidades inerentes à condição de professor(a):

  • A. humildade, amorosidade e coragem
  • B. mansidão, autoridade, conivência
  • C. tolerância, alegria de viver, insegurança
  • D. sublimação, pertinência, engajamento
  • E. eticidade, verbalismo e justiça

O que promove mais eficiência na aquisição de informações na criança, relativo ao seu processo de aprendizagem, resultando em respostas cognitivas mais rápidas, são as:

  • A. diferenças individuais
  • B. percepções motoras
  • C. operações concretas
  • D. operações formais
  • E. experiências efetivas

A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:

  • A. A eficiência e a eficácia do trabalho realizado.
  • B. O resultado das ações, sem a elaboração de novas estratégias de avanço.
  • C. A rotulação do aluno de acordo com o nível em que se encontra.
  • D. A seleção do aluno por meio de notas classificatórias e eliminatórias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...