Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Dentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro:
Segundo Coll e Solé (2003, p. 19), (...) na concepção construtivista aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto ou conteúdo que pretendemos aprender.
Analise as afirmativas sobre a concepção construtivista de aprendizagem:
I. A concepção construtivista de aprendizagem e do ensino parte da evidência de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal, exclusivamente no âmbito cognitivo.
II. o conhecimento é construído mediante um processo de elaboração pessoal, algo em que ninguém pode realizar em seu lugar.
III. A partir do conhecimento prévio do aluno, pode-se fazer uma primeira leitura do novo conteúdo, atribuir-lhe significado e sentido e iniciar o processo de aprendizagem.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Na dinâmica da aprendizagem, o processo que favorece a apropriação, criação e soma dos conteúdos socioculturais é chamado de:
Em relação às reflexões realizadas por Martins (2006) sobre as tendências educativas no cenário escolar atual, é INCORRETO afirmar que
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
De acordo com Freire (1997), são qualidades inerentes à condição de professor(a):
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O que promove mais eficiência na aquisição de informações na criança, relativo ao seu processo de aprendizagem, resultando em respostas cognitivas mais rápidas, são as:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...