Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. A percepção é elemento fundamental para a apropriação do conhecimento pela criança e é influenciada por outros processos como a memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da aprendizagem e suas bases, julgue os itens subsequentes. Em seu modelo de aprendizagem por andaimes, Jerome Brunner organizou a evolução da representação na criança em três etapas: representação icônica, representação simbólica e representação enativa, das quais destacou a terceira como a mais significativa do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às relações entre as concepções pedagógicas e o ensino religioso, julgue os próximos itens. O objetivo principal do conteúdo de ensino religioso de acordo com a concepção pedagógica libertadora ou a abordagem sociocultural, é incentivar o diálogo e a reverência do educando às outras culturas e religiões.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às relações entre as concepções pedagógicas e o ensino religioso, julgue os próximos itens. Na concepção pedagógica construtivista, o conhecimento da disciplina de ensino religioso é entendido em estreita relação com as realidades sociais, evidenciando-se as desigualdades entre o opressor e o oprimido.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria crítica incluem a emancipação e a resistência.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Classe social e subjetividade são fatores característicos da teoria pós-crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:

  • A. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são conservadoras.
  • B. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são inclusivas.
  • C. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • D. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo promovem a oportunidade de sucesso escolar aos seus alunos.

O professor bem formado entende os estados emocionais de seus alunos. Um deles é a empatia, fenômeno psicológico que responde pela capacidade que se tem de perceber o estado ou a condição emocional de uma pessoa e compartilhar esse estado emocional. Para Hoffman (2003), o estágio do desenvolvimento da empatia na criança em idade escolar se caracteriza pela capacidade de perceber os sentimentos pela pessoa, compartilhando-os parcialmente e respondendo de maneira aberta. A esse estado, Hoffman denomina de empatia:

  • A. global
  • B. pelas emoções dos outros
  • C. iatrogênica
  • D. pela condição de vida do outro
  • E. pela responsabilidade do outro

As escolas profissionais criadas por Nilo Peçanha passaram pela história da educação nacional como um laboratório do ensino oficial das profissões no Brasil foram denominadas de Escolas de Aprendizes e Artífices. Elas atendiam às exigências da indústria moderna, sobretudo em função de sua

  • A. instrução, atividade e moral.
  • B. instrução, habilidade e tarefa
  • C. competência científica e social.
  • D. competência tecnológica e social.

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. V, F, F, V.
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