Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
Em todos os tempos, o ser humano sempre procurou compreender e explicar o mundo em que vive. Isso implica buscar estratégias para a superação dos problemas e a busca pela sobrevivência. Nesse sentido as teorias da aprendizagem apresentam as diferentes formas de investigação comportamental do indivíduo. De acordo com as teorias, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
1ª COLUNA
1 - Teoria do condicionamento.
2 - Teoria da Gestalt .
3 - Teoria do campo.
4 - Teoria cognitiva.
5 - Teoria fenomenológica.
2ª COLUNA
( ) Entende a aprendizagem como insight.
( ) Seu defensor é Skinner.
( ) Enfatiza a associação da resposta-caixa negra.
( ) Depende do campo psicológico da pessoa.
( ) Aprendizagem a partir da própria experiência.
( ) A aprendizagem coincide com o raciocínio ou com a solução de problemas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correspondente à questão correta de cima para baixo:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Aproximadamente aos 18 meses de idade, a criança passa da dominância dos esquemas sensório-motores simples para o uso dos primeiros símbolos. Segundo Piaget, isto ocorre pelo processo de:
Sobre as barreiras mencionadas por Cury (2008) para instituir um sistema nacional de educação, é INCORRETO afirmar que
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Com a obra Professora sim, tia não, Paulo Freire pretende:
Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise as afirmativas correlatas.
I. Algumas pesquisas de autores contemporâneos acreditam que se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita têm função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, incerto e imprevisível, o indivíduo poderá ter maior motivação para o esforço que a aprendizagem exige.
PORTANTO
II. O trabalho de despertar o aluno para a compreensão da representação da fala através da língua escrita, serve de alicerce para o desenvolvimento de uma alfabetização significativa para os alunos.
Assinale a alternativa correta.
Sobre as tendências pedagógicas brasileiras, analise.
I. As tendências liberais consistem em princípio democrático, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com suas aptidões.
II. As tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, e é uma tendência que condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
III. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Na Educação Infantil, quando uma criança percebe diversos gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas, tramas e formas de organização significa que ela:
Paulo Freire pensou em um método de educação construído em etapas, a partir do diálogo entre educador e educando. As etapas do método de Freire são as seguintes:
I. Etapa de investigação: professor e aluno buscam, em conjunto, identificar palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde vive.
II. Etapa de tematização: o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.
III. Etapa de problematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e das palavras.
Quais estão corretas?
Os pensadores pós-modernos lutam hoje contra o paradigma da modernidade que enfatiza a fragmentação e a hiperespecialização das ciências, desconhecendo o tecido complexo do mundo (interações múltiplas na construção e transformação da realidade). Sobre essa premissa afirma-se que
I. o novo paradigma em desenvolvimento paradigma pós-moderno tem a complexidade, a interação e a continuidade em aberto como características essenciais de sua estrutura.
II. a visão linear de conhecimento é preservada, acrescentando-se a ela a perspectiva de desenvolver múltiplas possibilidades de conexões e relações (relações lógicas, analógicas, intuitivas, causais, não-causais, afetivas, estéticas).
III. a fragmentação do conhecimento curricular é questionada, frente à necessidade de integrar os conhecimentos, tendo em vista a formação de um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo e enfrentar os grandes desafios de nossa época.
IV. o caráter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, não estimula, o desenvolvimento da inteligência, resolver problemas e estabelecer conexões entre os fatos, conceitos, isto é, de pensar sobre o que está sendo estudado.
Estão CORRETAS as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...