Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Em todos os tempos, o ser humano sempre procurou compreender e explicar o mundo em que vive. Isso implica buscar estratégias para a superação dos problemas e a busca pela sobrevivência. Nesse sentido as teorias da aprendizagem apresentam as diferentes formas de investigação comportamental do indivíduo. De acordo com as teorias, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

1ª COLUNA

1 - Teoria do condicionamento.

2 - Teoria da Gestalt .

3 - Teoria do campo.

4 - Teoria cognitiva.

5 - Teoria fenomenológica.

2ª COLUNA

( ) Entende a aprendizagem como insight.

( ) Seu defensor é Skinner.

( ) Enfatiza a associação da resposta-caixa negra.

( ) Depende do campo psicológico da pessoa.

( ) Aprendizagem a partir da própria experiência.

( ) A aprendizagem coincide com o raciocínio ou com a solução de problemas.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correspondente à questão correta de cima para baixo:

  • A. 1, 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 2, 2, 1, 5, 4, 3.
  • C. 3, 5, 4, 4, 2, 1.
  • D. 2, 1, 1, 3, 5, 4.

Aproximadamente aos 18 meses de idade, a criança passa da dominância dos esquemas sensório-motores simples para o uso dos primeiros símbolos. Segundo Piaget, isto ocorre pelo processo de:

  • A. equilibração
  • B. assimilação
  • C. adaptação
  • D. organização
  • E. abstração

Sobre as barreiras mencionadas por Cury (2008) para instituir um sistema nacional de educação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a barreira que se tem para instituir o sistema nacional de educação é a da desigualdade social.
  • B. o manifesto buscou combater a dualidade de redes por meio de uma estrutura educacional sob a proteção da escola pública.
  • C. o conflito social privilégio (das elites) x direito (abertos a todos e a qualquer um) fez com que aparecesse na Constituição de 1934: a educação como direito e a obrigação dos poderes públicos de prestá-la gratuita, a vinculação de porcentuais de impostos federativos para a instituição escolar, a concessão do Estado para a abertura de escolas sob o regime privado e o estabelecimento de um plano nacional de educação.
  • D. do ponto de vista jurídico-político, o modo histórico de como se revestiu o federalismo no Brasil concebeu uma interpretação de que um sistema nacional de educação feriria a autonomia dos entes federativos estaduais e municipais.

Com a obra “Professora sim, tia não”, Paulo Freire pretende:

  • A. negar à professora a condição que deseja assumir
  • B. identificar a professora com o parentesco de tia
  • C. recusar a identificação da professora à tia
  • D. transformar a professora em tia do aluno
  • E. distorcer o papel da professora e da tia

Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Centrar o problema das dificuldades de aprendizagem na má formação dos professores parece ser puro reducionismo.
  • B. O professor precisará do apoio dos demais profissionais envolvidos para diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.
  • C. O estudo das dificuldades de aprendizagem constitui‐se num campo amplo e complexo, envolvendo determinantes sociais, culturais, pedagógicos, psicológicos e médicos.
  • D. A maior dificuldade no relacionamento entre professores e alunos com dificuldade de aprendizagem é a falta de visão específica desse aluno, pois a tendência é analisá‐lo de forma global.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Algumas pesquisas de autores contemporâneos acreditam que se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita têm função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, incerto e imprevisível, o indivíduo poderá ter maior motivação para o esforço que a aprendizagem exige.”

PORTANTO

II. “O trabalho de despertar o aluno para a compreensão da representação da fala através da língua escrita, serve de alicerce para o desenvolvimento de uma alfabetização significativa para os alunos.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma conclusão da primeira.

Sobre as tendências pedagógicas brasileiras, analise.

I. As tendências liberais consistem em princípio democrático, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com suas aptidões.

II. As tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, e é uma tendência que condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.

III. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Na Educação Infantil, quando uma criança percebe diversos gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas, tramas e formas de organização significa que ela:

  • A. Construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • B. Atingiu um objetivo definido pela Prova Brasil.
  • C. Estabeleceu conexões acerca da linguagem oral e a matemática.
  • D. Avançou nos elementos dramáticos e materiais da Educação Infantil.

Paulo Freire pensou em um método de educação construído em etapas, a partir do diálogo entre educador e educando. As etapas do método de Freire são as seguintes:

I. Etapa de investigação: professor e aluno buscam, em conjunto, identificar palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde vive.

II. Etapa de tematização: o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

III. Etapa de problematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e das palavras.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II, III.

Os pensadores pós-modernos lutam hoje contra o paradigma da modernidade que enfatiza a fragmentação e a hiperespecialização das ciências, desconhecendo o tecido complexo do mundo (interações múltiplas na construção e transformação da realidade). Sobre essa premissa afirma-se que

I. o novo paradigma em desenvolvimento – paradigma pós-moderno – tem a complexidade, a interação e a continuidade em aberto como características essenciais de sua estrutura.

II. a visão linear de conhecimento é preservada, acrescentando-se a ela a perspectiva de desenvolver múltiplas possibilidades de conexões e relações (relações lógicas, analógicas, intuitivas, causais, não-causais, afetivas, estéticas).

III. a fragmentação do conhecimento curricular é questionada, frente à necessidade de integrar os conhecimentos, tendo em vista a formação de um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo e enfrentar os grandes desafios de nossa época.

IV. o caráter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, não estimula, o desenvolvimento da inteligência, resolver problemas e estabelecer conexões entre os fatos, conceitos, isto é, de pensar sobre o que está sendo estudado.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, II e III apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. I, II e IV apenas.
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