Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Se ao final do processo educativo empenhado na Educação Infantil, uma criança construir progressivamente, uma identidade autônoma e crítica, pode-se considerar que:

  • A. A criança atingiu uma meta da intenção educativa em relação à alfabetização.
  • B. A criança avançou nos procedimentos lógico-matemáticos.
  • C. A criança atingiu um objetivo da intenção educativa em relação ao cuidado e às relações.
  • D. A criança retrocedeu à fase oral.

Questão 4 Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes tendências a respeito do papel da escola e da aprendizagem.

A esse respeito, relacione as tendências da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 6 4 1 2 3 5 7.
  • B. 5 7 3 6 4 1 2.
  • C. 3 6 4 1 2 7 5.
  • D. 7 6 4 1 2 3 5.

São princípios da Educação Infantil: Cuidar e Educar, por isso:

  • A. Compete ao professor e professor auxiliar fazer isso de forma indissociável.
  • B. Compete ao professor educar e ao professor auxiliar cuidar.
  • C. Compete ao professor cuidar e ao professor auxiliar educar.
  • D. Compete ao professor ensinar e ao professor auxiliar higienizar e alimentar.

O estudo de Freire (1997) tem, como temática central, o aspecto da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia dos educadores. Segundo esse pensador, para ensinar, é preciso estar atento às exigências do ofício.

Sobre essas exigências, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Flexibilidade metódica, na medida em que é preciso reforçar no aluno sua capacidade crítica, sua curiosidade, sua insubmissão com que deve aproximar-se dos objetos cognoscíveis.
  • B. Ensino pela pesquisa, no sentido da busca contínua, da indagação, da reprocura, da constatação e da intervenção.
  • C. Respeito aos saberes dos educandos, uma vez que é necessário respeitar os conhecimentos socialmente construídos pelos alunos na prática comunitária e discutir com eles a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos.
  • D. Criticidade, vista como curiosidade, inquietação e cientificidade na aproximação ao objeto cognoscível.

Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude docente se dá como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este a mediação pedagógica tem algumas características que são:

I- Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.

II- Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para as aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado.

III- Propor situações problemas e desafios.

IV- Ensinar o aluno, através de uma forma de interlocução, professor/aluno unilateralmente, bem como tecer criticas constantes aos conteúdos e as maneiras sistêmicas desenvolvidas nas propostas curriculares das unidades educativas.

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, III e IV
  • D. I,II, III e IV

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da

  • A. Alternância.
  • B. Proporcionalidade.
  • C. Dispersão.
  • D. Concentração.
  • E. Representação.

Segundo Oliveira et al. (2013), o professor deve desempenhar um conjunto de papéis ao desenvolver uma atividade de investigação matemática em sala de aula. São papéis do professor nessa perspectiva, EXCETO

  • A. Desafiar os alunos.
  • B. Dar exemplos e conduzir as ações dos alunos.
  • C. Avaliar o progresso dos alunos.
  • D. Raciocinar matematicamente.

Situação-Problema (SP) é definida por Meirieu (2002) como uma situação-didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.

Na elaboração de uma situação-problema, deve-se perguntar, EXCETO se

  • A. a questão apresenta claramente o contexto, capaz de gerar a motivação no aluno para aprender, tratando de problemas do mundo em geral e não meramente uma teoria sem aplicação explícita?
  • B. está claro o obstáculo que vai gerar o conflito cognitivo no aluno entre o que ele sabe e a questão da situação-problema?
  • C. tem dispositivos de aprendizagem que permitam ao sujeito-aprendiz alcançar uma meta, a resolver problemas, a tomar decisões?
  • D. apresenta uma contextualização que exija capacidade de raciocínio e busca de novos conhecimentos, para que a situação seja problema de qualidade.

Penteado e Borba (2003) destacam, citando Levy, que a introdução da informática na educação vai proporcionar:

  • A. uma transformação do conhecimento e da forma de pensar, desafiando a linearidade do raciocínio.
  • B. uma facilitação das aulas, dando mais dinâmica aos exemplos.
  • C. uma mecanização dos processos de aprendizagem.
  • D. uma nova questão, pois é o primeiro contato da educação com uma mídia.

As relações entre desenvolvimento e aprendizagem têm sido analisadas à luz de conceitos vygotyskianos, como o de zona de desenvolvimento proximal.

Sobre esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As funções psicológicas superiores são desenvolvidas individualmente e dependem da mediação para que sejam ativadas.
  • B. A zona de desenvolvimento proximal – refere-se ao conhecimento que está em vias de se desenvolver, isto é, na possibilidade de tornar desenvolvimento real - aquilo que já está efetivado em termos de desenvolvimento.
  • C. A proposta da zona de desenvolvimento proximal contempla a mediação da aprendizagem por pares mais capazes, por meio de atividades em que os alunos se ensinam uns aos outros.
  • D. A “(...) zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã (...)" (VYGOTSKY, 1991). Aquilo que, em determinado momento, um aluno só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante conseguirá fazer sozinho.
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