Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma instituição de Educação Infantil que respeita a criança tem como critérios, dentre outros, que ela:

1. tenha direito à brincadeira.

2. tenha direito ao contato com a natureza.

3. tenha direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.

4. tenha direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.

5. tenha direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Qual das tendências pedagógicas, dentre as listadas abaixo, apareceu no Brasil nos fins dos anos de 1970 e destaca a necessidade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais?

  • A. Libertária
  • B. Tecnicista
  • C. Tradicional
  • D. Renovadora Progressiva
  • E. Crítico-social dos conteúdos

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:

  • A. Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.
  • B. Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
  • C. Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
  • D. Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
  • E. Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”.

  • A. Piaget
  • B. Skinner
  • C. Vigotski
  • D. Freinet
  • E. Freud

A respeito de planejamento escolar, julgue os itens que se seguem. As bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa e o desdobramento das unidades a serem desenvolvidas pelos professores na sala de aula são premissas do plano de escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”.

Vigotski denominou a ideia descrita acima como:

  • A. Zona de Desenvolvimento Cultural.
  • B. Processo natural do desenvolvimento cultural.
  • C. Função cultural do desenvolvimento humano.
  • D. Lei genética geral do desenvolvimento cultural.
  • E. Lei espontânea do desenvolvimento da cultura.

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 4, 3, 2, 5.
  • B. 1, 4, 2, 3, 5.
  • C. 2, 3, 1, 5, 4.
  • D. 4, 5, 3, 2, 1.
  • E. 3, 2, 1, 5, 4.

Mudanças econômicas, políticas e comunicacionais têm ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas, transformando instituições e profissões, dentre elas a escola e o magistério. Respondendo ao novo cenário das sociedades contemporâneas, o trabalho dos professores deve ser realizado, levando em conta ações importantes para o desenvolvimento do ensino sob novos paradigmas educacionais, dentre as quais:

  • A. empregar materiais e recursos didáticos construídos a partir de experiência docente anterior.
  • B. realizar projetos e propostas de ensino que privilegiem a interdisciplinaridade.
  • C. desconsiderar as particularidades dos objetos de estudo das disciplinas escolares.
  • D. estabelecer metodologia única de avaliação que possibilite a apreensão do grau de aprendizagem dos alunos.
  • E. promover projetos didáticos que enfatizem o respeito às fronteiras das disciplinas escolares.

A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de

  • A. todo e qualquer tipo de deficiência ou alta habilidade, na escola de educação especial.
  • B. todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de educação especial.
  • C. todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular.
  • D. crianças surdas e cegas na escola de educação especial, a partir do ensino obrigatório de Braille e da Língua de Sinais.
  • E. crianças com necessidades educativas especiais, em turmas de educação especial da escola regular.

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. De acordo com Paulo Freire, o compromisso do profissional da educação termina quando este atende às expectativas do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...