Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Para a concepção da pedagogia de competências, é o indivíduo que tem de exercer sua capacidade de escolha para adquirir os meios que lhe permitam ser competitivo no mercado de trabalho. Além disso, o que ele pode esperar das oportunidades escolares não é o acesso ao emprego, mas a conquista da condição de empregabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:

  • A.

    Constitui um método globalizador e interdisciplinar.

  • B.

    Parte dos interesses dos educandos.

  • C.

    O professor é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento.

  • D.

    A atividade interessada é o meio e não o fim do trabalho escolar.

  • E.

    O conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques.

Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.

Na concepção funcionalista, a construção do ser social é feita pela educação, por meio da assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios que balizam a conduta desse indivíduo em um grupo; sendo o homem, nessa perspectiva, um produto da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a Pedagogia Tradicional, analise as seguintes assertivas:

I. A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

II. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria.

III. O aluno é sujeito da aprendizagem, constrói e articula conhecimentos a partir de seu contexto.

IV. A matéria de ensino é tratada interdisciplinarmente, através de problemas reais da sociedade e da vida dos alunos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Conforme Libâneo (1994), a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é:

  • A.

    A ação de ensinar a partir de uma metodologia integradora.

  • B.

    O processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.

  • C.

    A relação vertical estabelecida entre professor e alunos.

  • D.

    O método escolhido pelo professor para a explicação dos conteúdos.

  • E.

    A avaliação institucional da aprendizagem escolar.

Acerca da produção escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, é INCORRETO afirmar que

  • A. a compreensão e a valorização das funções sociais da escrita são uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental e atitudinal.
  • B. o português, como todas as línguas humanas, varia de acordo com as características dos diversos grupos de falantes e com as diferentes situações sociais de uso.
  • C. a chamada “coerência textual” refere-se à organização dos conteúdos do texto, de modo que pareça, para seus leitores, sensato, lógico, bem encadeado e sem contradições.
  • D. acredita-se que um processo eficiente de ensino-aprendizagem da escrita deve tomar, como ponto de partida e eixo organizador, a compreensão de que cada tipo de situação social demanda um uso da escrita relativamente padronizado.
  • E. a escola é a instituição socialmente encarregada de possibilitar a todos os cidadãos o domínio da variedade padrão de escrita da língua para as práticas de leitura e de produção de textos, ou seja, o aprendizado da escrita se resume ao domínio do padrão culto.
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