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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
Conforme a teoria da epistemologia genética de Piaget, a apresentação da informação em um material instrucional deve ser feita em formato textual, fragmentada em unidades ou tarefas pequenas, que devem ser dispostas sequencialmente, devendo-se dar ênfase às respostas corretas e aos objetivos alcançados pelos alunos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
Considere que um dos objetivos elencados no projeto político pedagógico de uma escola seja tornar esse ambiente um espaço pedagógico em que se desenvolvam, de forma integrada, os aspectos intelectual, afetivo e motor dos alunos, sem privilegiar o aspecto cognitivo. Em face dessa situação, é correto afirmar que essa escola adota uma postura pedagógica que se baseia na teoria psicogenética de Henri Wallon.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Ao perceber que alguns alunos estavam utilizando aparelhos celulares e acessando à Internet durante a aula, um professor de história redirecionou suas atividades, utilizando-se da flexibilidade inerente ao seu plano de aulas, para explorar questões relativas a manifestações sociais que estavam ocorrendo no país, procurando relacioná-las com outras manifestações que ocorreram ao longo da história.
Em face dessa situação, é correto afirmar que o posicionamento do professor fundamentou-se na pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma sala de aula do Ensino Médio, um aluno recusou-se a participar de determinada atividade e, logo depois de encerrada essa prática, fez uma indagação ao professor sobre o tema que estava sendo tratado. Nessa ocasião, o professor disse ao aluno que não responderia à sua pergunta, em face de sua recusa em participar da atividade, e que ele deveria sanar a sua dúvida com um de seus colegas.
Nessa situação, a tendência pedagógica adotada pelo professor foi a pedagogia liberal tradicional, segundo a qual, o professor é a autoridade máxima e pode recusar-se a responder aos questionamentos feitos pelos alunos.
Na concepção de Imbernón, é fundamental que os programas de formação ofereçam ao professorado a oportunidade de desenvolver a colaboração. Analise as considerações sobre colaboração e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
( ) O aprender de forma colaborativa e dialógica constitui uma oportunidade de analisar, testar, avaliar e modificar, a partir de uma análise e posicionamento de grupo, situações consideradas não satisfatórias.
( ) O trabalho colaborativo desenvolve habilidades individuais e grupais de intercâmbio e diálogo, com base na análise e discussão conjunta no momento de explorar novos conceitos para conhecer, compartilhar e ampliar metas de ensino e as informações de cada um sobre determinado assunto.
( ) A colaboração é um processo que pode ajudar a entender a complexidade do trabalho educativo e dar melhores respostas às situações problemáticas da prática.
( ) As estruturas organizativas escolares foram, desde sempre, concebidas para favorecer o trabalho colaborativo; os professores é que não perceberam isso.
Assinale a opção que contém as considerações corretas.
Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:
Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.
Respeitar as diferenças.
Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.
Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.
Considerar as desigualdades naturais e sociais.
Há pressupostos que podem e devem ser observados pelos professores, quando se trata do processo ensinoaprendizagem. Considere as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A aprendizagem é contínua, estendendo-se do nascimento à morte, e o ensino é fechado e não permutável, não havendo possibilidade de o professor aprender com o aluno.
( ) A aprendizagem é dinâmica, uma vez que implica relação entre o sujeito que aprende e o objeto estudado, e o ensino deve ser gradual, avançando por níveis cada vez mais complexo de dificuldades.
( ) A aprendizagem é pessoal e intransferível, uma vez que uma pessoa não pode aprender por outra; o ensino deve ser aberto para permitir a comunicação pedagógica entre as partes.
( ) A aprendizagem é integral, pois o homem aprende com todo o seu ser; o ensino é intencional, pois o professor deve saber aonde pretende chegar com sua prática de ensino.
( ) A aprendizagem é cumulativa, pois o simples se faz degrau para o mais complexo, podendo uma aprendizagem anterior servir de base para um novo conhecimento; o ensino é não relacional, não associando as diversas facetas dos saberes (teóricos, práticos, éticos) entre si.
Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.
A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.
( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C.
E C C.
E E E.
C E E.
C C E.
Luck sugere algumas concepções básicas que devem fundamentar o processo educativo, EXCETO:
O aluno deve ser visto como um fim precípuo da educação; para ele existe a escola e, portanto, para a promoção do seu desenvolvimento, devem convergir direta ou indiretamente todas as ações.
aluno é um ser em desenvolvimento, o qual se processa e é facilitado em etapas.
O desempenho e o desenvolvimento dependem e estão relacionados aos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, interdependentes e interinfluentes em todas e quaisquer circunstâncias.
Cognição, afetividade e psicomotricidade estão presentes em toda situação de desempenho e desenvolvimento. Portanto, a promoção de desenvolvimento será integral, não será desarticulada, à medida que deixar de considerar qualquer um desses aspectos.
Qualquer ação educativa que pretenda ser mais que um esforço isolado necessita ter uma visão global do desenvolvimento pretendido com relação ao educando.
Segundo Coll, as interações é que criam desenvolvimento, promovem evolução e
mudança nas pessoas.
alteração de níveis de dependência.
competência cognitiva
maturidade neurológica.
construção de noções lógicas.
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