Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise.

I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.

II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura.

III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações.

IV. Ler oralmente com fluência e expressividade.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a teoria de base comportamental, toda aprendizagem é condicionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Os prêmios entregues aos alunos que alcançam metas propostas pelos professores são denominados pelo behaviorismo como reforço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Os termos intencionalidade e finalidade estão na base da compreensão da aprendizagem, de acordo com as teorias de campo cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a teoria de campo-Gestalt, a aprendizagem será mais eficaz se o conteúdo for organizado por partes e não a partir do todo completo.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.

  • B.

    na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.

  • C.

    é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.

  • D.

    é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.

A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.

( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.

( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.

( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.

( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.

( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F, V, V

  • B.

    V, F, F, V, F, V

  • C.

    V, F, V, V, F, F

  • D.

    F, V, V, F, V, F

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com o behaviorismo, as estruturas cognitivas alteram-se mediante o processo de adaptação, que compreende a assimilação — interpretação de eventos conforme as estruturas cognitivas existentes — e a acomodação — mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

O conceito de generalização e o de discriminação foram propostos por adeptos da teoria cognitivista, que preconizam que, em situação de aula, haja momentos em que o aluno proceda à generalização, ou seja, aplique determinado conceito a situações novas, e outros em que ele discrimine,isto é, formule uma resposta específica a um problema proposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Consoante a teoria das inteligências múltiplas proposta por Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para o alcance do objetivo final do processo de ensino-aprendizagem, que é o aprendizado de determinado conteúdo pelo estudante.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...