Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise.
I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura.
III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações.
IV. Ler oralmente com fluência e expressividade.
Estão corretas as alternativas
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a teoria de base comportamental, toda aprendizagem é condicionamento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
Os prêmios entregues aos alunos que alcançam metas propostas pelos professores são denominados pelo behaviorismo como reforço.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
Os termos intencionalidade e finalidade estão na base da compreensão da aprendizagem, de acordo com as teorias de campo cognitivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a teoria de campo-Gestalt, a aprendizagem será mais eficaz se o conteúdo for organizado por partes e não a partir do todo completo.
o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.
na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.
é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.
é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.
A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.
( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.
( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.
( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.
( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.
( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, V
V, F, F, V, F, V
V, F, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com o behaviorismo, as estruturas cognitivas alteram-se mediante o processo de adaptação, que compreende a assimilação interpretação de eventos conforme as estruturas cognitivas existentes e a acomodação mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
O conceito de generalização e o de discriminação foram propostos por adeptos da teoria cognitivista, que preconizam que, em situação de aula, haja momentos em que o aluno proceda à generalização, ou seja, aplique determinado conceito a situações novas, e outros em que ele discrimine,isto é, formule uma resposta específica a um problema proposto.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
Consoante a teoria das inteligências múltiplas proposta por Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para o alcance do objetivo final do processo de ensino-aprendizagem, que é o aprendizado de determinado conteúdo pelo estudante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...