Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Consoante a teoria socioconstrutivista de Bruner, a qual se opõe ao behaviorismo, o aprendizado consiste em um processo ativo do sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Os paradigmas socialistas de educação, de modo geral, fundamentam-se em uma crítica à educação burguesa, em especial aos mecanismos de reprodução das relações sociais, e na rejeição a qualquer tipo de trabalho infantil.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões.

  • C. Certo
  • E. Errado

______________________ é um dos maiores educadores e pedagogos do século XVII. Pretendia tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa organização de tarefas. O ponto de partida da aprendizagem é ir do simples ao complexo, do concreto ao abstrato.

De acordo com Aranha (2006), a lacuna do fragmento fica corretamente preenchida por

  • A.

    Locke

  • B.

    Rousseau

  • C.

    Froebel.

  • D.

    Comênio.

  • E.

    Pestalozzi.

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

Um marco no pensamento educacional brasileiro foi a divulgação do manifesto dos pioneiros da educação de 1932, apoiado tanto por educadores liberais quanto por educadores socialistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

De acordo com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, expresso na tendência pedagógica progressista libertadora, os conteúdos de ensino devem ser fornecidos pelo educando, transformando-se em temas geradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Wadsworth diz que, de acordo com Piaget, a liberação do egocentrismo surge

  • A.

    da execução dos jogos de exercício.

  • B.

    nas operações formais.

  • C.

    a partir de uma intervenção psicopedagógica.

  • D.

    com as atividades individuais.

  • E.

    da interação social com os colegas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...