Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paulo Freire afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. A Andragogia significa “ensino para adultos”. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.

  • A. O professor e os alunos compartilham as experiências de um com as experiências do outro, mas compete ao professor o domínio e o ensino dos conteúdos, assim também o aprendizado andragógico é um caminho de mão única.
  • B. O processo de aprendizagem se desenvolve na seguinte ordem: sensibilização (motivação), pesquisa (estudo), discussão (esclarecimento), experimentação (prática), conclusão (convergência) e compartilhamento (sedimentação).
  • C. A essência do relacionamento é o diálogo, portanto, a comunicação só se efetiva através dele.
  • D. Ter como foco central a aprendizagem, não o ensino.
  • E. Compartilhar experiências, tanto para reforçar suas crenças, como para influenciar as atitudes dos outros ou transformar a sua própria prática.

Leia os trechos abaixo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)

“Treinar vem do latim trahere significa trazer ou levar alguém a fazer algo. Treinar é então levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem o ensina.” (Carvalho, 1994)

Com base no pensamento de Paulo Freire, é correto afirmar que os processos formativos, nos lugares de trabalho, têm como finalidades

  • A. criar um ambiente propício à aprendizagem e à inovação. Aos operários devem ofertar treinamentos operacionais e aos gerentes treinamentos gerenciais, ferramenta para melhorar o planejamento, organizar e controlar.
  • B. propiciar o acesso generalizado à Educação e melhorar a distribuição do conhecimento, da informação, do poder e da recompensa. Meta de acesso à Educação.
  • C. garantir o treinamento corporativo, aumentando o respeito e a valorização pelo indivíduo e o reconhecimento da subjetividade humana, desenvolvendo o individualismo exacerbado.
  • D. preparar os funcionários para lidarem com as mudanças. O ensino a distância é uma técnica útil e necessária à tarefa de treinamento empresarial.
  • E. não apenas transmitir conhecimentos, mas também fazer com que as pessoas e grupos, em seu processo de aprendizagem, desenvolvam e criem novos conhecimentos. Essa aprendizagem coletiva gera inovação e transforma as empresas em organizações aprendentes.

Um dos pontos de destaque da ______________________ revela-se na ênfase dos conteúdos do ensino, resgatando uma dimensão da escola tradicional.

Segundo Aranha, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

  • A.

    teoria humanista

  • B.

    teoria crítica

  • C.

    teoria construtivista

  • D.

    teoria socialista

  • E.

    teoria progressista

Segundo Coll, na educação préescolar, a ação pedagógica será então dirigida fundamentalmente

  • A.

    a um trabalho psicopedagógico para aqueles alunos com transtornos de aprendizagem e/ou síndromes.

  • B.

    para estimular e favorecer a construção de estruturas operatórias concretas e as competências de reversibilidade e juízo moral.

  • C.

    à adequação dos conteúdos às competências cognitivas e do nível de desempenho de cada criança, exceto aquelas com algum tipo de transtorno.

  • D.

    a promoção de atividades de escrita que desenvolvam o nível alfabético.

  • E.

    para favorecer a construção progressiva das estruturas operatórias formais.

Segundo Aranha, uma característica do ensino jesuítico era

  • A.

    o trabalho com o corpo a partir do uso das artes marciais.

  • B.

    o estudo rigoroso das ciências da natureza.

  • C.

    o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.

  • D.

    a ênfase aos sentidos e ao desenvolvimento da intuição.

  • E. a formação da espontaneidade e da criatividade infantil.

Para Boynton, a frustração e o estresse, inevitáveis na profissão de professor, são os maiores inimigos de nossas melhores intenções.

Algumas técnicas citadas por Boynton para redução e prevenção da frustração e do estresse são, EXCETO:

  • A.

    Organize sua mesa.

  • B.

    Leve seus alunos para uma caminhada.

  • C.

    Toque uma música suave e relaxante.

  • D.

    Enfeite a sala com cartazes de paisagens.

  • E. Faça sempre o mesmo tipo de planejamento e avaliação.

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

Não é unânime aceitação da classificação de objetivos proposta por Bloom, no que se refere aos objetivos propostos para a área afetiva, questionando-se, inclusive, se tal classificação constitui uma taxonomia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo ___________________, organizar e dirigir situações de aprendizagem é sobretudo despender energia e tempo e dispor de competências profissionais para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem que envolvam pesquisa, identificação e resolução de problemas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A.

    Veiga

  • B.

    Perrenoud

  • C.

    Aranha

  • D.

    Almeida

  • E.

    Coll

A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada

  • A.

    cognitivismo.

  • B.

    empirismo.

  • C.

    inatismo.

  • D.

    behaviorismo.

  • E.

    interacionismo.

Na concepção de Teberosky e Colomer (2003), a criação de um contexto de cultura escrita implica dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que está escrito, conforme as suas diversas competências. Sendo assim, é importante que a criança se envolva no contexto de cultura e escrita, a fim de:

I. Saber que os objetos escritos não têm intenção comunicativa.

II. Familiarizar-se com os diversos usos dos objetos escritos.

III. Entender as mensagens escritas na situação em que elas surgem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...