Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paulo Freire afirma: Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo. A Andragogia significa ensino para adultos. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.
Leia os trechos abaixo.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)
Treinar vem do latim trahere significa trazer ou levar alguém a fazer algo. Treinar é então levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem o ensina. (Carvalho, 1994)
Com base no pensamento de Paulo Freire, é correto afirmar que os processos formativos, nos lugares de trabalho, têm como finalidades
Um dos pontos de destaque da ______________________ revela-se na ênfase dos conteúdos do ensino, resgatando uma dimensão da escola tradicional.
Segundo Aranha, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
teoria humanista
teoria crítica
teoria construtivista
teoria socialista
teoria progressista
Segundo Coll, na educação préescolar, a ação pedagógica será então dirigida fundamentalmente
a um trabalho psicopedagógico para aqueles alunos com transtornos de aprendizagem e/ou síndromes.
para estimular e favorecer a construção de estruturas operatórias concretas e as competências de reversibilidade e juízo moral.
à adequação dos conteúdos às competências cognitivas e do nível de desempenho de cada criança, exceto aquelas com algum tipo de transtorno.
a promoção de atividades de escrita que desenvolvam o nível alfabético.
para favorecer a construção progressiva das estruturas operatórias formais.
Segundo Aranha, uma característica do ensino jesuítico era
o trabalho com o corpo a partir do uso das artes marciais.
o estudo rigoroso das ciências da natureza.
o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.
a ênfase aos sentidos e ao desenvolvimento da intuição.
Para Boynton, a frustração e o estresse, inevitáveis na profissão de professor, são os maiores inimigos de nossas melhores intenções.
Algumas técnicas citadas por Boynton para redução e prevenção da frustração e do estresse são, EXCETO:
Organize sua mesa.
Leve seus alunos para uma caminhada.
Toque uma música suave e relaxante.
Enfeite a sala com cartazes de paisagens.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.
Não é unânime aceitação da classificação de objetivos proposta por Bloom, no que se refere aos objetivos propostos para a área afetiva, questionando-se, inclusive, se tal classificação constitui uma taxonomia.
Segundo ___________________, organizar e dirigir situações de aprendizagem é sobretudo despender energia e tempo e dispor de competências profissionais para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem que envolvam pesquisa, identificação e resolução de problemas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Veiga
Perrenoud
Aranha
Almeida
Coll
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
cognitivismo.
empirismo.
inatismo.
behaviorismo.
interacionismo.
Na concepção de Teberosky e Colomer (2003), a criação de um contexto de cultura escrita implica dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que está escrito, conforme as suas diversas competências. Sendo assim, é importante que a criança se envolva no contexto de cultura e escrita, a fim de:
I. Saber que os objetos escritos não têm intenção comunicativa.
II. Familiarizar-se com os diversos usos dos objetos escritos.
III. Entender as mensagens escritas na situação em que elas surgem.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...