Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, vários sociólogos e filósofos têm discutido os impasses que se apresentam à educação e à prática educativa na sociedade contemporânea. Considerando as transformações tecnológicas e científicas, as mudanças nas relações sociais e de trabalho, um desses sociólogos analisa a sociedade atual e destaca vários aspectos que a caracterizam como sociedade líquida. Estamos falando de:

  • A.

    Karl Marx.

  • B.

    Emile Durkheim.

  • C.

    Zigmunt bauman.

  • D.

    Edgar Morin.

“No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.”

Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?

  • A.

    Roberto Giancaterino.

  • B.

    Jussara Hoffmann.

  • C.

    Philippe Perrenoud.

  • D.

    Heloisa Luck.

  • E.

    Celso Vasconcellos.

Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os “incêndios na escola”. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma

  • A.

    generalista.

  • B.

    articulada

  • C.

    burocrática.

  • D.

    autoritária.

  • E.

    tarefeira.

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a

  • A.

    transmissão de conhecimentos socialmente produzidos pelos homens.

  • B.

    atenção prioritária à escrita, como fonte de emancipação dos educandos.

  • C.

    preparação de crianças para a revolução tecnológica na sociedade da informação.

  • D.

    disseminação de valores que possibilitem o desenvolvimento moral das crianças.

  • E.

    elaboração de métodos de instrução que facilitem a memorização de conteúdos.

Relacione os pensadores listados na Coluna A com suas respectivas ideias contidas na Coluna B.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1.

  • B.

    5 – 4 – 1 – 2 – 3.

  • C.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4.

  • D.

    3 – 4 – 5 – 1 – 2.

  • E.

    4 – 5 – 2 – 3 – 1.

De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:

  • A.

    Conteúdo, currículo, disciplina e método.

  • B.

    Objetivo, planejamento, método e avaliação.

  • C.

    Estratégia, ensino, aprendizagem e avaliação.

  • D.

    Disciplina, planejamento, currículo e método.

  • E.

    Objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.

Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:

  • A.

    Garantir a toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores correspondentes ao exercício dessas funções.

  • B.

    Adaptar as crianças ao convívio em sociedade a fim de evitar conflitos entre as classes sociais.

  • C.

    Oportunizar a promoção automática de todas as crianças, pois o fracasso é inibidor e destruidor do ânimo e do entusiasmo.

  • D.

    Facilitar a todas as crianças a autoeducação como um processo espontâneo, informal e livre de obstáculos materiais.

  • E.

    Desenvolver nas crianças o espírito empreendedor que as possibilite competir individualmente em uma sociedade capitalista.

De acordo com Paulo Freire,

a leitura de textos deve dissociar-se da leitura do mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Paulo Freire,

o docente deve ser investigador da realidade social de seus educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Paulo Freire,

o processo educativo deve preparar o sujeito para que ele seja um partícipe social.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...