Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Atualmente, vários sociólogos e filósofos têm discutido os impasses que se apresentam à educação e à prática educativa na sociedade contemporânea. Considerando as transformações tecnológicas e científicas, as mudanças nas relações sociais e de trabalho, um desses sociólogos analisa a sociedade atual e destaca vários aspectos que a caracterizam como sociedade líquida. Estamos falando de:
Karl Marx.
Emile Durkheim.
Zigmunt bauman.
Edgar Morin.
No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.
Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?
Roberto Giancaterino.
Jussara Hoffmann.
Philippe Perrenoud.
Heloisa Luck.
Celso Vasconcellos.
Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os incêndios na escola. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma
generalista.
articulada
burocrática.
autoritária.
tarefeira.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a
transmissão de conhecimentos socialmente produzidos pelos homens.
atenção prioritária à escrita, como fonte de emancipação dos educandos.
preparação de crianças para a revolução tecnológica na sociedade da informação.
disseminação de valores que possibilitem o desenvolvimento moral das crianças.
elaboração de métodos de instrução que facilitem a memorização de conteúdos.
Relacione os pensadores listados na Coluna A com suas respectivas ideias contidas na Coluna B.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 3 4 5 1.
5 4 1 2 3.
1 2 3 5 4.
3 4 5 1 2.
4 5 2 3 1.
De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:
Conteúdo, currículo, disciplina e método.
Objetivo, planejamento, método e avaliação.
Estratégia, ensino, aprendizagem e avaliação.
Disciplina, planejamento, currículo e método.
Objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.
Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:
Garantir a toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores correspondentes ao exercício dessas funções.
Adaptar as crianças ao convívio em sociedade a fim de evitar conflitos entre as classes sociais.
Oportunizar a promoção automática de todas as crianças, pois o fracasso é inibidor e destruidor do ânimo e do entusiasmo.
Facilitar a todas as crianças a autoeducação como um processo espontâneo, informal e livre de obstáculos materiais.
Desenvolver nas crianças o espírito empreendedor que as possibilite competir individualmente em uma sociedade capitalista.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com Paulo Freire,
a leitura de textos deve dissociar-se da leitura do mundo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com Paulo Freire,
o docente deve ser investigador da realidade social de seus educandos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com Paulo Freire,
o processo educativo deve preparar o sujeito para que ele seja um partícipe social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...