Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
A ideia de não diretividade é compartilhada pela tendência pedagógica libertadora e pela tendência pedagógica liberal não diretiva, que a ela atribuem a mesma significação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
Sistemas de ensino orientados por princípios behavioristas são característicos da tendência pedagógica liberal tradicional.
Segundo Wadsworth, o bebê de um a quatro meses tende a, EXCETO:
Antecipar acontecimentos.
Chupar o dedo.
Acompanhar o movimento dos objetos com os olhos.
Movimentar a cabeça em direção aos sons.
Discriminar sons.
____________________ não dava muito valor ao conhecimento transmitido e queria que a criança aprendesse a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno natural. Segundo Aranha, assinale a alternativa que preenche a lacuna acima.
Rousseau
Dewey
Kant
Herbart
Comte
Conforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas.
( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo.
( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças.
( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual.
( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C E C.
E E C E.
E C E E.
C C C C.
E E E E.
____________________ reprova os ensinamentos clássicos, por meio dos métodos verbais, que não dão oportunidade para a criança expor sua criatividade e espontaneidade. A partir dos métodos de leitura global, por ele idealizados para a educação de afásicos.
De acordo com Rotta, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Freud
Declory
Froebel
Montessori
Binet
Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada
Teoria Gestaltista.
Teoria Construtivista.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria Psicanalítica.
Teoria Comportamentalista.
Almeida comenta sobre modelos de formação de professores, sendo que na forma _____________________ o coordenador seria visto como um técnico de apoio dos professores, em que os saberes são produzidos em cooperação.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é
estruturalista
tecnicista
humanista-dialógica
discursiva
interativa-reflexiva
Observe a figura abaixo.
A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta prática e útil, contribuindo para o planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que
Segundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é:
solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula.
exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema.
dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro.
promover muitas atividades avaliativas.
utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...