Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.

A ideia de não diretividade é compartilhada pela tendência pedagógica libertadora e pela tendência pedagógica liberal não diretiva, que a ela atribuem a mesma significação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.

Sistemas de ensino orientados por princípios behavioristas são característicos da tendência pedagógica liberal tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Wadsworth, o bebê de um a quatro meses tende a, EXCETO:

  • A.

    Antecipar acontecimentos.

  • B.

    Chupar o dedo.

  • C.

    Acompanhar o movimento dos objetos com os olhos.

  • D.

    Movimentar a cabeça em direção aos sons.

  • E.

    Discriminar sons.

____________________ não dava muito valor ao conhecimento transmitido e queria que a criança aprendesse a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno natural. Segundo Aranha, assinale a alternativa que preenche a lacuna acima.

  • A.

    Rousseau

  • B.

    Dewey

  • C.

    Kant

  • D.

    Herbart

  • E.

    Comte

Conforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas.

( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo.

( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças.

( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual.

( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – E – C.

  • B.

    E – E – C – E.

  • C.

    E – C – E – E.

  • D.

    C – C – C – C.

  • E.

    E – E – E – E.

____________________ reprova os ensinamentos clássicos, por meio dos métodos verbais, que não dão oportunidade para a criança expor sua criatividade e espontaneidade. A partir dos métodos de leitura global, por ele idealizados para a educação de afásicos.

De acordo com Rotta, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A.

    Freud

  • B.

    Declory

  • C.

    Froebel

  • D.

    Montessori

  • E.

    Binet

Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada

  • A.

    Teoria Gestaltista.

  • B.

    Teoria Construtivista.

  • C.

    Teoria das Inteligências Múltiplas.

  • D.

    Teoria Psicanalítica.

  • E.

    Teoria Comportamentalista.

Almeida comenta sobre modelos de formação de professores, sendo que na forma _____________________ o coordenador seria visto como um técnico de apoio dos professores, em que os saberes são produzidos em cooperação.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é

  • A.

    estruturalista

  • B.

    tecnicista

  • C.

    humanista-dialógica

  • D.

    discursiva

  • E.

    interativa-reflexiva

Observe a figura abaixo.

A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta prática e útil, contribuindo para o planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que

  • A. o papel do professor é aumentar a incerteza, de tal modo que ela só possa ser reduzida por meio de ação mental que resulte em mudança permanente nas habilidades e conhecimentos.
  • B. o desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização da interação social, com materiais fornecidos pela cultura. Durante o processo de ensino e aprendizagem, as potencialidades do aprendiz devem ser levadas em conta. O sujeito não é apenas ativo, mas sim interativo, pois forma conhecimento e constitui-se a partir de relações intrapessoais.
  • C. para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. No entanto, os educadores decidem o que querem que os aprendizes saibam.
  • D. os alunos são passivos, recebem toda a informação necessária do professor e dos livros didáticos, procuram respostas certas ao invés de formular respostas novas. O aluno reproduz o que o professor diz. Ele aprende se o professor ensinar, sendo ele completamente dependente e repetidor dos ensinamentos do professor.
  • E. o professor deve solicitar ao aluno: planejar, decidir, prever, julgar, criar e não se lembrar de algo.

Segundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é:

  • A.

    solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula.

  • B.

    exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema.

  • C.

    dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro.

  • D.

    promover muitas atividades avaliativas.

  • E.

    utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...