Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
A tendência pedagógica progressista libertária é caracterizada pela criação do confronto entre a percepção que o aluno tem de sua própria cultura e a percepção cultural da humanidade, bem como do conflito entre a consciência do educando acerca de seu modo de viver e os modelos sociais desejáveis.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
progressista libertadora
liberal renovadora não diretiva
liberal tecnicista
progressista libertária
liberal renovadora progressiva
O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, denominado sensório-motor. Segundo Wadsworth, no estágio pré-operacional, diversas representações da criança são de grande valor para o seu processo de desenvolvimento, dentre elas:
I. Linguagem falada.
II. Jogo simbólico.
III. Imagens mentais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
Coll, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.
humano social material
social humano material
material humano social
humano material social
espiritual material social
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:
John Dewey.
Jean Piaget.
Sev Vygotsky.
Henri Wallon.
Teberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas
crenças
possibilidades.
hipóteses.
inquietações.
manifestações.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
A pedagogia liberal tradicional é caracterizada pelo processo de ensino e aprendizagem com ênfase na comunicação de verdades científicas pelo professor e no papel do aluno como receptor dessas mensagens.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Essa descrição se refere a:
Paulo freire.
Darcy Ribeiro.
Dermeval Saviani.
Anisio Teixeira.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo Senge (2000), é importante que as empresas contemporâneas assumam características de organizações aprendentes que são aquelas onde:
I- Os funcionários são valorizados e buscam expandir continuamente sua capacidade de criar resultados que realmente desejam. II- Valoriza-se a competitividade interna como forma de ampliação da produção. III- Estimulam-se padrões de pensamentos novos e abrangentes. IV- As pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.Todas as afirmações relacionam-se às organizações aprendentes.
Apenas I e IV são corretas.
As afirmações I, II e III são corretas.
Apenas II não é adequada às concepções sobre organização aprendente.
A competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe (...) adquire uma grande relevância, que parece decisiva para o êxito ou para o fracasso do processo educativo. Conforme Torres Gonzáles, algumas características organizativas podem favorecer uma escola aberta à diversidade, EXCETO:
Flexibilidade.
Austeridade.
Funcionabilidade.
Participação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...