Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
Consoante Marx, as instituições de ensino são por excelência, o lugar a partir do qual é possível desencadear a transformação revolucionária da sociedade, sendo, portanto, o centro irradiador do processo de revolução.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
Segundo Mannheim, o que deve ser aprendido na escola não se restringe ao âmbito pedagógico, pois abrange também uma questão política de construção da sociedade democrática.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
Conforme idealização de Parsons, a igualdade de oportunidades entre os competidores no início da escolarização é um princípio frequentemente identificado nas práticas das escolas públicas do Brasil.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do planejamento, do desenvolvimento e das teorias pedagógicas aplicadas à EaD, julgue os itens seguintes.
A teoria andragógica é utilizada na elaboração de treinamentos em EaD. A experiência pessoal, o engajamento pessoal em processos de investigação, a consideração pelo ritmo do aluno e o lugar onde se desenvolve a aprendizagem são características dessa teoria.
Segundo Bassedas, para atuar na zona de desenvolvimento proximal é importante, EXCETO:
Considerar os conhecimentos prévios dos alunos.
Ter o conhecimento de todas as dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Desenvolver uma tarefa de observação do processo de aprendizagem dos alunos.
Conhecer bem os componentes que podem dificultar a aprendizagem da matéria aos alunos.
Dar a ajuda educativa que faz falta a cada aluno, considerando o seu nível e a diversidade do grupo de aula.
Sobre os sintomas mais sérios de distúrbios afetivos, de acordo com Machado, relacione a Coluna 2 à Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 3 4 2.
3 1 2 4.
2 1 3 4.
2 4 1 3.
3 2 4 1.
Para Machado, de acordo com Freud, o acontecimento mais importante, durante o estágio fálico, é chamado de
Complexo de Édipo.
Personalismo.
Agressão hostil.
Realismo.
Egocentrismo.
Conforme Wadsworth, o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes é chamado de
acomodação.
reflexo
assimilação.
equilíbrio.
simbolismo.
Conforme Wadsworth, marcar C para as afirmativas certas, E para as erradas e, após assinalar a alternativa correta:
( ) Para Vygotsky, a aquisição da linguagem do meio social resulta em raciocínio e pensamento qualitativamente enriquecidos ou desenvolvimento intelectual. Enquanto que para Piaget a linguagem falada é uma manifestação da função simbólica.
( ) Piaget considera a construção do conhecimento como um ato puramente da criança; os fatores sociais influenciam a desequilibração individual através do conflito cognitivo e sinalizam que há construção a ser feita.
( ) Para Vygotsky, a aprendizagem, e consequentemente o desenvolvimento, é impelida pelos modelos e pela motivação da criança.
C C E.
E E E.
C E C.
E E C.
C C C.
De acordo com Wadsworth, o modelo behaviorista de transmissão cultural sugere que as crianças podem aprender somente através
da interação com outras crianças.
do condicionamento.
do uso de jogos.
da instrução direta.
da instrução direta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...