Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:

A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, “jovens ou velhos”, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas a 2ª parte.

  • B.

    Apenas a 3ª parte.

  • C.

    Apenas a 1ª e a 2ª parte.

  • D.

    Apenas a 1ª e a 3ª parte.

  • E.

    Todas as partes.

Conforme Aranha, a educação grega estava centrada

  • A.

    na formação integral – corpo e espírito.

  • B.

    na formação intelectual.

  • C.

    no estudo da astronomia e astrologia.

  • D.

    na educação musical.

  • E.

    no trabalho doméstico.

  • A.

    Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.

  • B.

    A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.

  • C.

    A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.

  • D.

    Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.

  • E.

    Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.

Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que

  • A.

    ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.

  • B.

    ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.

  • C.

    ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.

  • D.

    se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.

Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.

a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.

b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.

Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:

I. autoestima elevada;

II. conhecer o propósito da tarefa;

III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;

IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.

Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo,

  • A.

    pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição.

  • B.

    adaptar-se às normais gramaticais básicas para um posterior desenvolvimento do aprendizado da norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • C.

    memorizar regras, criar símbolos abstratos para que o educador introduza concepções cada vez mais complexas no ambiente de aprendizado.

  • D.

    desenvolver técnicas de aprendizado cada vez mais rápido no ambiente escolar.

Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção

  • A.

    progressista.

  • B.

    inovadora.

  • C.

    progressiva.

  • D.

    incentivadora.

  • E.

    transformadora.

Em relação às concepções de leitura, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Dar livros às crianças não significa formar leitores. A leitura e a escrita são processos diferentes, mas complementares.

  • B.

    Com a leitura, o leitor apreende facilmente as ideias gerais e principais do texto, torna-se fluente e veloz, mas por outro lado faz excessos de adivinhações.

  • C.

    A leitura é um processo discursivo no qual se insere o sujeito produtor de sentido – a criança –, sem constituição ideológica.

  • D.

    A leitura didática perde sua função essencial de provocar efeitos de sentido no aluno para ser apenas o instrumento de reconhecimento de unidades e estruturas teóricas.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.

  • A.

    escrita/ independente/ fala/ saída

  • B.

    leitura/ literário/ escrita/ saída

  • C.

    escrita/ diferente/ escrita/ entrada

  • D.

    escrita/ independente/ fala/ chegada

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar

  • B.

    competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir

  • C.

    atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir

  • D.

    participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir

  • E.

    competência única ... participação ... colaboração ... organizar

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...