Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:
A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, jovens ou velhos, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas a 2ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª parte.
Apenas a 1ª e a 3ª parte.
Todas as partes.
Conforme Aranha, a educação grega estava centrada
na formação integral corpo e espírito.
na formação intelectual.
no estudo da astronomia e astrologia.
na educação musical.
no trabalho doméstico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.
A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.
A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.
Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.
Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.
Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que
ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.
ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.
ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.
se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.
a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.
b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.
Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:
I. autoestima elevada;
II. conhecer o propósito da tarefa;
III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;
IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.
Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em
I.
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo,
pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição.
adaptar-se às normais gramaticais básicas para um posterior desenvolvimento do aprendizado da norma-padrão da Língua Portuguesa.
memorizar regras, criar símbolos abstratos para que o educador introduza concepções cada vez mais complexas no ambiente de aprendizado.
desenvolver técnicas de aprendizado cada vez mais rápido no ambiente escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção
progressista.
inovadora.
progressiva.
incentivadora.
transformadora.
Em relação às concepções de leitura, assinale a alternativa correta.
Dar livros às crianças não significa formar leitores. A leitura e a escrita são processos diferentes, mas complementares.
Com a leitura, o leitor apreende facilmente as ideias gerais e principais do texto, torna-se fluente e veloz, mas por outro lado faz excessos de adivinhações.
A leitura é um processo discursivo no qual se insere o sujeito produtor de sentido a criança , sem constituição ideológica.
A leitura didática perde sua função essencial de provocar efeitos de sentido no aluno para ser apenas o instrumento de reconhecimento de unidades e estruturas teóricas.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.escrita/ independente/ fala/ saída
leitura/ literário/ escrita/ saída
escrita/ diferente/ escrita/ entrada
escrita/ independente/ fala/ chegada
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Luck e outros, A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar
competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir
atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir
participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir
competência única ... participação ... colaboração ... organizar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...