Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às concepções que envolvem o letramento, assinale a alternativa correta.
São muito variados os usos sociais da escrita, por isso é comum levar em consideração os níveis de letramento, dos mais elementares aos mais complexos.
Capacidade de ligar as palavras novas a referentes do mundo, com a finalidade estrita de decodificar os sinais gráficos.
A fala das crianças deixa de ser telegráfica, na medida em que elas acrescentam grafemas e fonemas, letras e sons como processo de evolução do aprendizado.
Teoria da aprendizagem que transmite o aprendizado por meio da imitação dos símbolos, como consoantes e vogais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando
se leva em conta o contexto e a cultura do local.
os agentes que tomam decisões desconhecem as situações que os possíveis implementadores enfrentam.
há uma visão para proporcionar clareza e energia para promover a mudança.
há um entendimento das realidades múltiplas do processo de reestruturação dos órgãos centrais.
existe forte convicção sobre a necessidade de mudança institucional.
A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve
ensinar novas palavras diariamente para estimular o aprendizado.
valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais.
ensinar a copiar as letras e o estudo de normas e regras gramaticais.
valorizar a repetição como recurso didático.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:
I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);
II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;
III. uso de novas abordagens de ensino;
IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;
V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).
Está correto apenas o contido em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme os estudos de Piaget sobre dever moral, uma criança quando julga mais culpado alguém que tenha quebrado dez copos sem querer do que alguém que somente tenha quebrado um durante uma ação ilícita, julgando o aspecto exterior da ação e não a intencionalidade desta, está na fase
da heteronomia social.
da autonomia moral.
do realismo moral.
do juízo moral.
da anomia social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela
reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos.
abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época.
reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária.
assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade.
assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1 a; 2 b; 3 c.
1 b; 2 c; 3 a.
1 c; 2 a; 3 b.
1 c; 2 b; 3 a.
1 b; 2 a; 3 c.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as teorias de Wallon, a aprendizagem se dá pelas dimensões
social e cognitiva.
corporal, motora e afetiva.
corporal e social.
corporal e social.
afetiva, cognitiva e motora.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Maria.
Ana.
Flávia.
Maria e Flávia.
Ana e Maria.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pelo que foi ilustrado na rotina da aula da situação 3, a professora conforme Onrubia (in Coll, 2006) em sua prática
I. possibilita a participação de todos os alunos nas diferentes atividades e tarefas, mesmo que não tenham habilidades e competências adequadas;
II. estabelece um clima de relacionamento afetivo e emocional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútuas;
III. estabelece relações constantes e explícitas entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios dos alunos;
IV. desconhece a importância da interação entre alunos/ professor e alunos/alunos para possibilitar o processo de avanço na Zona de Desenvolvimento Proximal.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...