Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É correto afirmar que, conforme La Taille (1992), a(s) situação(ões) que apresenta(m) elemento(s) que pode(m) contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação está(ão) presente(s) apenas em

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

É a concepção por meio da qual produzo este outro olhar sobre seleção e articulação de conteúdos em educação infantil que, por sua vez, provoca a releitura e a ressignificação do conceito de linguagem, de conteúdo programático, do papel do professor e da concepção de criança de zero a seis anos.

  • A. Linguagens geradoras.
  • B. Planejamento estratégico.
  • C. Plano de aula.
  • D. Plano de atividades.
  • E. Plano de trabalho.

Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.

De acordo com a perspectiva sociocultural de Vigotsky, a influência do meio e as experiências sociais são aspectos essenciais a serem considerados no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.

Segundo Jean Piaget, o aspecto mais importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, entendida por ele como recipiente passivo das influências do meio, é sua maturação biológica e natural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.

De acordo com a concepção de Vigotsky, o desenvolvimento biológico é parte essencial no desenvolvimento cognitivo; segundo esse autor, a capacidade adquirida da fala é mais importante que a complexidade da ação para o alcance de determinado objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se referindo ao fato de muitas professoras serem chamadas de tias, Paulo Freire argumenta:

  • A. aceitar ser chamada de tia e não de professora qualifica o ser professora, pois aproxima as crianças de seu universo mais afetivo.
  • B. a tentativa de reduzir a professora à condição de tia é uma “inocente” armadilha ideológica em que, tentando-se dar a ilusão de adocicar a vida da professora, o que se tenta é amaciar a sua capacidade de luta ou entretê-la no exercício de tarefas fundamentais.
  • C. é possível ser tia sem amar os sobrinhos, sem gostar de ser tia. Assim como é possível ser professora sem amar os alunos e sem gostar do que se faz.
  • D. que a professora tem todo o direito de querer ser chamada de tia, mas não pode desconhecer as implicações escondidas nas manhas pedagógicas que envolve a redução da condição de professora à tia.
  • E. ser chamada de tia ou de professora não é o mais importante. Importa a relação de ensinante e de aprendente dado ao profissional da educação e do aluno.

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

Conforme a concepção dialógica de Paulo Freire, oposta ao pensamento tecnicista, os indivíduos não devem escravizar-se às técnicas; as técnicas, elaboradas pelos indivíduos, é que devem servir aos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

A concepção de que a educação, embora não transforme o mundo, possa transformar algumas práticas sociais e individuais, elaborada por Paulo Freire, reduz a importância da prática educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

Segundo a concepção crítico-social dos conteúdos, o professor deve orientar o aluno, apresentando novas perspectivas de mundo com base nos conteúdos ministrados, e ter a consciência de que sua atuação implica envolvimento com o estilo de vida dos alunos e da importância de saber lidar com os contrastes entre sua própria cultura e a cultura dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...