Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.V/ F/ F
V/ V/ V
F/ V/ V
V/ F/ V
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
De acordo com a concepção pedagógica liberal tecnicista, a relação entre professor e aluno deve centrar-se nos interesses do aluno.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:
o fio condutor da anamnese.
a devolução.
a avaliação.
a causa.
o diagnóstico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Sara Paim, o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende. Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:
o corpo e o organismo funcionam em bases semelhantes.
a apropriação do conhecimento implica o domínio do objeto, e esse domínio resulta em prazer corporal.
o corpo é a única base para a aprendizagem.
o organismo é o mediador da aprendizagem e o corpo é o autorregulador.
a memória do corpo e do organismo é semelhante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Podemos entender inteligência atrapada como:
deficiência neurológica.
curiosidade.
inteligência aguçada.
atraso no desenvolvimento mental.
criatividade encapsulada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O transtorno de aprendizagem relacionado a fatores internos constitui:
causa
doença.
sintoma.
debilidade mental.
reação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma criança que apresente dispraxia, possui imaturidade no desenvolvimento do(a):
medula espinhal.
região parietal.
lobo frontal.
lobo occipital.
ventrículo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se descrever a hipoacomodação como:
pobreza de contato com o objeto, déficit lúdico e criativo.
pobreza de contato com a subjetividade, falta de iniciativa.
dificuldade na internalização da imagem, falta de estimulação.
predomínio da subjetivação.
ludicidade exacerbada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Acriança na fase perceptivo motora é capaz de:
realizar operações formais.
compreender o mundo por processos cognitivos.
compreender a relação espacial e temporal.
realizar comparação e analise sistemática.
epigênise da identidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A psicanálise contribuiu no campo da educação a partir de seu atravessamento pela noção de:
jogos e atividades artísticas.
terapia emocional.
organização social e cultural.
sujeito e desejo.
cognição e família
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...