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É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número. II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles. III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.o educando/ escola/ essência/ cognitivo
a criança/ convivência/ qualidade/ biológico
a criança/ infância/ qualidade/ cognitivo
o educando/ convivência/ essência/ sensorial
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Joana é mãe de Alice, de 3 anos de idade, que ainda não frequenta a escola, e de Antônio, que tem apenas 15 dias de nascido. Mãe e filha estavam na cozinha quando Joana ouviu um ruído vindo do quarto onde Antônio dormia. A mãe então dirigiu-se à filha e solicitou que fosse verificar se seu irmãozinho estava acordado. A pequena Alice dirigiu-se, sem titubear, ao berço onde seu irmão se encontrava.
A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.O conceito de aprendizagem significativa, que se inclui no repertório conceitual de Vigotski, explica a ação da menina.
O conceito de irmão, manifestado pela menina, é conhecido como conceito cotidiano.
Para Vigotski, a ilustração pode ser explicada pela ideia de zona de desenvolvimento proximal.
Identificação e diferenciação são características do período pré-operatório, segundo Vigotski.
A menina, para saber que o irmão não é a mãe, utiliza-se do conceito de dedução.
Para se organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil é necessário, antes de tudo,
conhecer o grupo de crianças com o qual se irá trabalhar e, consequentemente, partir para o estabelecimento de uma sequência de atividades diárias conforme as necessidades delas. Além disso, o educador deve estar atento aos espaços que as crianças mais gostam de brincar, como essas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, o que mais lhes chama a atenção, em quais momentos estão mais tranquilas e mais agitadas. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-temporal tenha significado.
conhecer o currículo da escola, o planejamento anual, o que a escola pretende ensinar e pôr esses conhecimentos em prática.
cumprir os horários pré-estabelecidos sem atrasos e sem faltar nos espaços que a escola disponibiliza aos educandos.
seguir a sequência de atividades, que são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, sequenciadas com o objetivo de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade.
Na Educação Infantil, para que o educando tenha um ensino adequado, é necessário oferecer um ambiente voltado ao atendimento institucional à criança pequena, além de proporcionar aos alunos conhecimento e criticidade em um contexto interdisciplinar, envolvendo temas voltados para a sua realidade, alicerçando, assim, sua aprendizagem, desenvolvimento crítico e participativo. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que
uma educação infantil adequada é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 7 (sete) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.
é imprescindível a organização de um espaço físico bonito e moderno para o desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de conquistar novas amizades. Essas atividades devem ser trazidas de experiências de autores internacionais, que tenham vasta experiência comprovada e aprovada.
é imprescindível a organização de um espaço físico adequado ao desenvolvimento de um processo no qual os que já sabem muito vão ficar em destaque em detrimento dos que têm pouco estímulo familiar. Serão atividades inovadoras na educação mundial.
é imprescindível a organização de um espaço físico adequado ao desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil, como devem ser organizadas essas atividades no tempo e no espaço e também sobre as diversidades destas atividades.
Deve-se considerar que as crianças são diferentes entre si e que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso, o professor deve estar preparado para propiciar a elas uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais é
compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.
ensinar, sem excluir a questão fundamental relacionada à classe social na qual a criança está inserida e à posição econômica da família, além de compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.
compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo, respeitando seus desejos, seus hábitos pessoais, seus horários pré-estabelecidos e suas peculiaridades relacionadas com a família e à sociedade na qual a criança faz parte.
compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo; salientando, impreterivelmente, os aspectos monetários da família.
Sobre as lições esposadas por Jean Piaget, em relação ao desenvolvimento infantil, é incorreto afirmar que o autor
considera que o desenvolvimento mental da criança dá-se, espontaneamente, a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio.
defende a existência de dois mecanismos mentais opostos, mas complementares: a assimilação e a acomodação.
concebe que o desenvolvimento mental ocorre por meio de graduações sucessivas.
analisa a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança e o nível de desenvolvimento potencial.
Analise as assertivas abaixo em relação às principais tendências pedagógicas na prática escolar do Brasil:
I. acentua a primazia dos conteúdos estudados no seu confronto com as realidades sociais. II. concebe o papel da escola como preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições. III. admite o princípio da aprendizagem significativa. De acordo com José Carlos Libâneo, em Democratização da Escola Pública, assinale a alternativa que define corretamente a tendência pedagógica descrita.Liberal renovada progressista.
Liberal renovada não diretiva.
Progressista crítico-social dos conteúdos.
Progressista-libertária.
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Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.
A relação entre professor e aluno ocorre de forma horizontal, o que possibilita o desenvolvimento, no aluno, da consciência da realidade em que vive com vistas à busca da transformação social.
Segundo essa concepção, cujo principal representante foi Celestin Freinet, a estratégia pedagógica deve ser não diretiva, ou seja, o professor é orientador e os alunos são livres.
A proposta pedagógica da Escola de Summerhill, idealizada por Alexander Neill, que propôs utilizar a escola para construir um mundo melhor, fundamenta-se nessa concepção.
A principal representante dessa concepção foi Maria Montessori, para quem o professor era um auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
A exposição e demonstração verbal da matéria e a utilização de modelos são as principais estratégias pedagógicas dessa concepção.
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Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica
liberal tecnicista.
progressista histórico-crítica.
liberal renovadora progressiva.
progressista libertadora.
progressista libertária.
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