Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de

  • A.

    L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.

  • B.

    B.F. Skinner e o Behaviorismo.

  • C.

    Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.

  • D.

    Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.

Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:

  • A.

    saberes e deveres.

  • B.

    saberes e hábitos.

  • C.

    hábitos e compromissos.

  • D.

    deveres e conflitos.

  • E.

    ações e reações.

Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:

I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.

II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.

III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), “[...] o diálogo é uma relação horizontal.” Nutre-se de:

  • A.

    amor, humildade, esperança, fé e confiança.

  • B.

    confiança e autoridade.

  • C.

    trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.

  • D.

    confiança, esperança, fé e descompromisso.

  • E.

    liberdade, humildade, coragem e naturalidade.

Segundo Garcia e Alves, as reflexões sobre a prática de supervisores e orientadores é uma constante no campo educacional, uma vez que seus papéis são tão importantes quanto os dos outros membros da equipe pedagógica da escola. Relacione as principais habilidades que competem a cada um dos profissionais integrantes da equipe pedagógica, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    1 – 4 – 3 – 2.

  • C.

    1 – 4 – 2 – 3.

  • D.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • E.

    2– 3 – 1 – 4.

O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:

  • A.

    aprendizagem sem docência.

  • B.

    docência sem método.

  • C.

    discência sem conteúdo.

  • D.

    há docência sem discência.

  • E. conteúdo sem método.

Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre

  • A.

    o global e o local.

  • B.

    o universal e o singular.

  • C.

    as soluções de curto e longo prazo.

  • D.

    a cura, a doença e a enfermidade.

  • E.

    o espiritual e o material.

Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: “Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.”

  • A.

    Liberal Tecnicista

  • B.

    Renovada Progressista.

  • C.

    Liberal.

  • D.

    Tradicional.

  • E.

    Liberal renovada Não Diretiva.

Saviani destaca que, paralelamente ao predomínio da tendência tecnicista, emergiu, na década de 1970, um conjunto de estudos que podem ser agrupados sob a denominação: tendência crítico-reprodutivista. Dentre as principais referências desses estudos, encontra-se a teoria do(a):

I. sistema de ensino enquanto violência simbólica;

II. escola enquanto aparelho ideológico do Estado;

III. segurança e do desenvolvimento;

IV. escola dualista.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue:

Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:

  • A.

    Imobilizadora.

  • B.

    Transformadora

  • C.

    Igualitária.

  • D.

    Reparadora.

  • E.

    Reformadora.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...