Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de
L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.
B.F. Skinner e o Behaviorismo.
Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.
Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:
saberes e deveres.
saberes e hábitos.
hábitos e compromissos.
deveres e conflitos.
ações e reações.
Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:
I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.
II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.
III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), [...] o diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de:
amor, humildade, esperança, fé e confiança.
confiança e autoridade.
trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.
confiança, esperança, fé e descompromisso.
liberdade, humildade, coragem e naturalidade.
Segundo Garcia e Alves, as reflexões sobre a prática de supervisores e orientadores é uma constante no campo educacional, uma vez que seus papéis são tão importantes quanto os dos outros membros da equipe pedagógica da escola. Relacione as principais habilidades que competem a cada um dos profissionais integrantes da equipe pedagógica, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 2 3 4.
1 4 3 2.
1 4 2 3.
2 1 3 4.
2 3 1 4.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:
aprendizagem sem docência.
docência sem método.
discência sem conteúdo.
há docência sem discência.
Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre
o global e o local.
o universal e o singular.
as soluções de curto e longo prazo.
a cura, a doença e a enfermidade.
o espiritual e o material.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.
Liberal Tecnicista
Renovada Progressista.
Liberal.
Tradicional.
Liberal renovada Não Diretiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Saviani destaca que, paralelamente ao predomínio da tendência tecnicista, emergiu, na década de 1970, um conjunto de estudos que podem ser agrupados sob a denominação: tendência crítico-reprodutivista. Dentre as principais referências desses estudos, encontra-se a teoria do(a):
I. sistema de ensino enquanto violência simbólica;
II. escola enquanto aparelho ideológico do Estado;
III. segurança e do desenvolvimento;
IV. escola dualista.
Está correto apenas o contido em
I.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue:
Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:
Imobilizadora.
Transformadora
Igualitária.
Reparadora.
Reformadora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...