Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir
situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.
a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.
que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.
o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: O diálogo começa na busca do conteúdo programático afirma:
A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:
conteúdo programático.
planejamento
estratégia de ensino.
reforma do ensino.
avaliação de ensino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.
linguísticas e cognitivas.
cognitivas e motoras.
psicológicas e intelectuais.
afetivas e cognitivas.
psicossociais e cognitivas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Vasconcelos (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada nas ideias de Vygotsky, analisa a relação entre brinquedo, brincar e desenvolvimento. Afirma que a criança utiliza o brinquedo como
objeto transacional no processo de movimento em relação ao próprio desenvolvimento.
orientador externo, que acaba por produzir movimentos de transição no seu próprio processo de desenvolvimento.
objeto de rompimento com o mundo interno e aproximação do mundo externo, acelerando seu processo de conhecimento.
mediador nas interações sociais constituídas nas elaborações das funções cognitivas e afetivas.
disparador do começo de sua atividade mental de acordo com a sua inserção em sua constelação familiar.
No Brasil há uma enorme variedade linguística com sotaques diferentes, palavras que fazem sentido somente para os moradores de determinada comunidade etc. Nessa perspectiva, o professor deve
ensinar a forma correta de falar, ressaltando e cobrando diariamente dos alunos a pronúncia certa das palavras.
respeitar a fala de cada integrante do grupo, explicando as diferentes pronúncias da língua.
deixar esse aspecto de lado, uma vez que a pronúncia não interfere na forma escrita da palavra.
exigir respeito à fala de cada integrante do grupo, por intermédio de atitudes e procedimentos éticos.
Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?
I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.
II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.
III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.
Qual(is) é(são) verdadeira(s)?
Todas
Apenas I
Apenas II
Apenas III
II e III
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Coll (In: ZABALA) notou que o primeiro passo e, às vezes, o primeiro problema para conseguir que os alunos realizem uma aprendizagem significativa consiste em
equilibrar os esquemas iniciais dos alunos em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.
confrontar os novos conteúdos de aprendizagem às novas tarefas de assimilação do objeto.
romper o equilíbrio inicial de seus esquemas em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.
estabelecer um adequado equilíbrio entre a tarefa de aprendizagem e os esquemas dos alunos.
utilizar incentivos motivacionais que favoreçam um equilíbrio ótimo para a apresentação da nova aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito enfoque globalizador do ensino, define-o, dentre outros, como a maneira de
se aproximar os objetos de estudo das disciplinas, das áreas de conhecimento, de forma a potencializar o tratamento da informação, dos dados e da metodologia científica.
ensinar, exclusivamente, por meio das metodologias globalizadas, pois permitem estabelecer o maior número de relações e levantamento de hipóteses e questões.
se propor o ensino vinculado ao conhecimento da realidade e à aplicabilidade imediata das aprendizagens que se realizam, distanciando-se do diálogo entre teoria e prática.
organizar os conteúdos a partir de uma concepção de ensino na qual o objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.
aceitar que a finalidade da escola é prioritariamente promover nos alunos uma cultura em que prevalece a capacidade de superar provas, em que se valoriza a disciplina pela disciplina.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)
a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.
uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.
uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.
pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.
organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.
O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:
I. planejar a fala em situações formais de comunicação.
II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.
III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas complexas.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...