Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir

  • A.

    situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.

  • B.

    a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.

  • C.

    que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.

  • D.

    o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.

Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: “O diálogo começa na busca do conteúdo programático” afirma:

A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:

  • A.

    conteúdo programático.

  • B.

    planejamento

  • C.

    estratégia de ensino.

  • D.

    reforma do ensino.

  • E.

    avaliação de ensino.

Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.

  • A.

    linguísticas e cognitivas.

  • B.

    cognitivas e motoras.

  • C.

    psicológicas e intelectuais.

  • D.

    afetivas e cognitivas.

  • E.

    psicossociais e cognitivas.

Vasconcelos (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada nas ideias de Vygotsky, analisa a relação entre brinquedo, brincar e desenvolvimento. Afirma que a criança utiliza o brinquedo como

  • A.

    objeto transacional no processo de movimento em relação ao próprio desenvolvimento.

  • B.

    orientador externo, que acaba por produzir movimentos de transição no seu próprio processo de desenvolvimento.

  • C.

    objeto de rompimento com o mundo interno e aproximação do mundo externo, acelerando seu processo de conhecimento.

  • D.

    mediador nas interações sociais constituídas nas elaborações das funções cognitivas e afetivas.

  • E.

    disparador do começo de sua atividade mental de acordo com a sua inserção em sua constelação familiar.

No Brasil há uma enorme variedade linguística com sotaques diferentes, palavras que fazem sentido somente para os moradores de determinada comunidade etc. Nessa perspectiva, o professor deve

  • A.

    ensinar a forma correta de falar, ressaltando e cobrando diariamente dos alunos a pronúncia certa das palavras.

  • B.

    respeitar a fala de cada integrante do grupo, explicando as diferentes pronúncias da língua.

  • C.

    deixar esse aspecto de lado, uma vez que a pronúncia não interfere na forma escrita da palavra.

  • D.

    exigir respeito à fala de cada integrante do grupo, por intermédio de atitudes e procedimentos éticos.

Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?

I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.

II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.

III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.

Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

  • A.

    Todas

  • B.

    Apenas I

  • C.

    Apenas II

  • D.

    Apenas III

  • E.

    II e III

Coll (In: ZABALA) notou que o primeiro passo – e, às vezes, o primeiro problema – para conseguir que os alunos realizem uma aprendizagem significativa consiste em

  • A.

    equilibrar os esquemas iniciais dos alunos em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.

  • B.

    confrontar os novos conteúdos de aprendizagem às novas tarefas de assimilação do objeto.

  • C.

    romper o equilíbrio inicial de seus esquemas em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.

  • D.

    estabelecer um adequado equilíbrio entre a tarefa de aprendizagem e os esquemas dos alunos.

  • E.

    utilizar incentivos motivacionais que favoreçam um equilíbrio ótimo para a apresentação da nova aprendizagem.

Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito “enfoque globalizador do ensino”, define-o, dentre outros, como a maneira de

  • A.

    se aproximar os objetos de estudo das disciplinas, das áreas de conhecimento, de forma a potencializar o tratamento da informação, dos dados e da metodologia científica.

  • B.

    ensinar, exclusivamente, por meio das metodologias globalizadas, pois permitem estabelecer o maior número de relações e levantamento de hipóteses e questões.

  • C.

    se propor o ensino vinculado ao conhecimento da realidade e à aplicabilidade imediata das aprendizagens que se realizam, distanciando-se do diálogo entre teoria e prática.

  • D.

    organizar os conteúdos a partir de uma concepção de ensino na qual o objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.

  • E.

    aceitar que a finalidade da escola é prioritariamente promover nos alunos uma cultura em que prevalece a capacidade de superar provas, em que se valoriza a disciplina pela disciplina.

Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)

  • A.

    a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.

  • B.

    uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.

  • C.

    uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.

  • D.

    pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.

  • E.

    organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.

O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:

I. planejar a fala em situações formais de comunicação.

II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...