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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva,
consiste em modificar as percepções da realidade.
baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.
baseia-se no desempenho do aluno.
prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Planejar a aula e optar por utilizar recursos que facilitem a captação da estrutura conceitual do conteúdo e sua integração à estrutura cognitiva do aluno está de acordo com a teoria da aprendizagem:
conteudista
tradicionalista
significativa.
transformadora.
inatista.
Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve
ditar para as crianças, pausadamente, cada frase do texto. Em seguida, solicitar que façam uma cópia com letra legível do texto completo, garantindo a direcionalidade da escrita. Para finalizar, decidir com o grupo para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido.
definir a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, o professor solicita que cada aluno escreva o seu texto individualmente e realiza intervenções retomando o planejamento para validar a sua importância.
planejar a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, parte-se para a escrita coletiva do texto, tendo o professor como escriba, realizando intervenções para validar o uso do planejamento.
levar a proposta do texto, enfatizando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir desse planejamento feito pelo professor, parte-se para a escrita coletiva, tendo o professor como escriba realizando intervenções para validar o planejamento feito.
Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas a I e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita deve ter inicio
somente a partir do Ensino Fundamental II, quando os alunos já possuem um mínimo de conhecimento sobre a escrita.
na chegada da criança à escola e continuar até o final de sua formação, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita.
somente a partir do Ensino Médio, quando os alunos já possuem condições para compreensão deste tipo de relação com a escrita.
na família das crianças, uma vez que é função dos pais introduzir a criança ao mundo letrado e incentivar o uso da escrita.
Assinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir:
A avaliação da aprendizagem na escola possui dois princípios bem claros, um é ___________ o/a aluno/a no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ___________, e o outro é responder à/ao ___________ pela qualidade do trabalho pedagógico efetivado. De tal forma que é preciso atentar para o caráter constitutivo da avaliação que é de ___________, criando a base para a tomada de decisão, entendida aqui como o meio de encaminhar os atos subsequentes na perspectiva da busca de maior satisfação nos resultados. (LUCKESI, 1999)
determinar, sondagem, empresa, quantificação
limitar, autodidatismo, mercado de trabalho, classificação
auxiliar, ensino e aprendizagem, sociedade, diagnóstico
aligeirar, reciclagem, criança, promoção
sondar, comunicação, prefeitura, mensuração
Paulo Freire constrói sua Teoria Pedagógica a partir de uma teoria do falar, ou seja, a partir das relações palavra-mundo, palavra-encontro, palavra-ação, palavra-valor. A educação, sob esta ótica, é
o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro. Sempre há possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano, daí a importância do proselitismo político. O importante é o processo de aprendizado entendido como um agente de mudança do comportamento. Defesa da ideia do planejamento da educação, com base em uma ciência do comportamento humano, como possibilidade de evolução da cultura.
uma ação cultural para a liberdade, ou seja, é um ato de conhecimento no qual o aluno assume o papel de sujeito do conhecimento, através do diálogo com o educador. Paulo Freire em toda sua obra insiste na dialética do conhecimento, que é a própria práxis: reflexão-ação, reflexão sobre a ação e nova ação.
o conhecimento escolar, cuja aprendizagem constitui condição indispensável para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser adquiridos por todos os estudantes do País. Defesa da ideia do ensino ativo e efetivo, com professores comprometidos, que conheçam bem, escolham, organizem e trabalhem os conhecimentos que os alunos já têm e com capacidade de permanecer nos referentes presentes no mundo cotidiano deles. São indispensáveis conhecimentos escolares que facilitem ao aluno uma compreensão acurada da realidade em que está inserido.
prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. O importante é abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco para o comportamento observável, pois a pesquisa dos processos mentais é pouco produtiva, de modo que é conveniente concentrar-se no que é observável: o comportamento.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre
os saberes que o aprendiz possui, tanto corretos quanto equivocados, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção.
o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos competente, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos.
o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais competentes em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.
o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.
Para Vasconcelos, a atividade de Coordenação do Trabalho Pedagógico não se restringe aos coordenadores pedagógicos ou supervisores. Ao contrário, a Coordenação do Trabalho Pedagógico é desenvolvida observando o seguinte:
I. A importância do envolvimento de todos os sujeitos e de todas as instâncias formativas no interior da escola, a partir da prática singular em sala de aula até a efetivação do currículo em suas várias dimensões.
II. A participação com ética e disposição para mudar realmente o que for necessário e não apenas as aparências.
III. A escuta de pais, mães ou responsáveis, contextualizando suas ideias e desejos e também para que ouçam e participem daquilo que a escola pretende realizar e, juntos, construam um espaço escolar participativo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 3, 2, 1, 2.
2, 4, 4, 1, 1.
1, 2, 3, 4, 3.
4, 2, 3, 4, 2.
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