Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre

  • A.

    os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção.

  • B.

    o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos.

  • C.

    o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.

  • D.

    o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.

Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. “Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes”.Oconceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    pré-operatório

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

O desenvolvimento psicomotor é

  • A.

    uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.

  • B.

    um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.

  • C.

    um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.

  • D.

    um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.

Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), ao discutirem a especificidade da organização escolar e sua gestão, afirmam que a educação deverá se sustentar sob um novo fundamento. Esse deverá se ancorar sob dois eixos constituídos

  • A.

    pelos fins da educação e pelo contexto social.

  • B.

    pela formação do cidadão e pela democracia.

  • C.

    pelos fins da educação e pela práxis educativa.

  • D.

    pelo contexto social e pela democracia.

  • E.

    pela formação do cidadão e pela práxis educativa.

Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:

I. análise da questão dos paradigmas;

II. definição da especificidade da organização escolar;

III. dimensão da participação democrática;

IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de

  • A.

    normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização.

  • B.

    normas e diretrizes previstas na legislação educacional, na forma de organização pública e nos diferentes contextos em que a instituição escolar está inserida.

  • C.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa, a gestão dos conflitos, da instabilidade presente na trama das relações sociais mundiais e locais independentemente do momento histórico.

  • D.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa inseridas na trama das relações sociais mundiais e locais, nesse momento em que a estabilidade e a segurança encontram-se no cerne dessas relações.

  • E.

    diretrizes, normas, práticas e atividades que, por estarem aliadas ao significado ou ao sentido histórico do que se faz, independem do contexto em que estão inseridas e da preocupação com a unidade do conjunto.

Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:

  • A.

    responsabilizar a todos pela implementação das alternativas acordadas, garantindo o trabalho coletivo.

  • B.

    comunicar qual será o nível de comprometimento dos pais com o processo, valorizando a participação da comunidade.

  • C.

    articular interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir para organizar propostas mais coletivas.

  • D.

    estabelecer o grau e a forma de participação nas decisões e nas ações de todos os segmentos envolvidos.

  • E.

    solicitar a todos os envolvidos que explicitem seu comprometimento com o esclarecimento das ações de acompanhamento.

Segundo Castro, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino. Entre os principais objetivos do Saeb, podem ser destacados:

I. monitorar a qualidade, a equidade e a efetividade do sistema de educação básica;

II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino;

III. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:

  • A.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório formal.

  • B.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

  • C.

    sensório-motor e pré-operatório.

  • D.

    sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.

  • E.

    pré-operatório; sensório-motor; operatório concreto e operatório formal.

Esse texto refere-se à postura teórica sobre o desenvolvimento cognitivo desenvolvida por

  • A.

    Jean Piaget.

  • B.

    Carl Rogers.

  • C.

    Emília Ferreiro.

  • D.

    B. F. Skinner.

  • E.

    Lev S. Vygotsky.

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