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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se
a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.
a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.
o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.
a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.
o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto a seguir.
Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o outro, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.
Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre
2 e 5 anos de idade.
5 e 6 anos de idade.
0 e 6 anos de idade.
3 e 4 anos de idade.
0 e 3 anos de idade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A perspectiva teórica apontada nessa citação é a(o)
pedagogia histórico-crítica.
epistemologia genética.
tendência progressista libertária.
modelo epistemológico empirista.
behaviorismo
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre a avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que
sua periodicidade é anual e consiste em preencher um relatório individualizado sobre as atitudes do aluno em escalas numéricas ou comparativas.
é uma obrigatoriedade do sistema oficial de ensino, dado o caráter de terminalidade da Educação Infantil.
deve ser quantitativa e avaliar as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora do desenvolvimento da criança.
se faz através de relatórios de avaliação de caráter individualizado que documentam o cotidiano da criança e contextualizam seu processo de aprendizagem.
segue parâmetros do ensino fundamental e avalia as potencialidades da criança em avançar para essa etapa da educação básica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alimentação, higiene e descanso, além dos diversos estímulos para que se desenvolvam plenamente. O controle dos esfíncteres ocorre, em geral, entre os 18 e 24 meses e o papel dos profissionais de Educação Infantil na retirada de fraldas é muito importante. Algumas ações são indicadas para favorecer esse processo, dentre as quais:
estimular a criança a ir ao banheiro nos horários predeterminados durante a rotina diária, utilizando-se do recurso de premiá-las com balas, brindes ou outros itens de seu interesse durante este período de treinamento.
repreender a criança imediatamente, ao urinar ou evacuar fora do sanitário quando está sem fraldas, demonstrando a inadequação de sua atitude e mostrando como deve se comportar das próximas vezes.
utilizar músicas e dramatizações contendo mensagens que, indiretamente, levem as crianças a acreditar que haverá a punição se não urinarem ou evacuarem corretamente no banheiro, favorecendo essa associação.
combinar com a família procedimentos integrados, de forma a estimular a autonomia da criança para utilizar o sanitário, demonstrando respeito por sua vontade e a identificação de suas necessidades.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A brincadeira é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, pois é um(uma):
atividade simbólica que favorece a construção da sua identidade, assim como a internalização e elaboração de suas emoções e sentimentos.
meio de incutir nelas comportamentos e formas de agi r adequados , de acordo com os conhecimentos e a cultura da classe social hegemônica.
método de ensino que proporciona a sua heteronomia e o seu desenvolvimento psicossocial através de processos inatistas e fenomenológicos.
atividade que envolve o pensamento abstrato-emocional, segundo pensadores neoconstrutivistas, como Skinner, Pavlov e Wallon.
forma de resguardar a sua singularidade, considerando-as como sujeitos sociais, e de dissociar os aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:
período sensório-motor, operações formais, operações concretas.
pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.
operações formais, operações concretas, período sensório-motor.
pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.
N. D. A.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia a citação abaixo:
Para este teórico, o desenvolvimento cognitivo se dá através de constantes desequilíbrios e equilibrações, por meio de dois mecanismos distintos e complementares, que são:
o insight e a intuição.
a maturação e a interiorização
a assimilação e a acomodação.
o treino e a interação.
a socialização e a abstração.
Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo.
puberdade e adolescência.
categoria
impulsivo emocional.
personalismo.
sensório motor e projetivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Diversos estudiosos da linguagem oral da criança, de 0 a 3 anos, defendem a importância:
de a criança ficar calada, ouvindo outras crianças, e também, os adultos, para não repetir os erros de linguagem, principalmente os das outras crianças.
de ensinar diariamente a linguagem oral para aprendizagem da criança na creche, pois assim se desenvolverá melhor e nunca cometerá erros na sua linguagem.
da imitação, como atividade inicial para a produção da linguagem oral da criança, porque ela ficará repetindo palavras e frases, não precisando da troca de ideias com os adultos, porque a fala do adulto ainda é de difícil compreensão para ela.
do diálogo, como unidade mínima para analisar a produção da linguagem oral da criança, porque existe uma relação de interdependência entre a fala da criança e a dos adultos com os quais ela convive diariamente.
da repetição, pela criança, do que o adulto fala. Ela ainda não tem condições de trocas na sua fala, devido à compreensão limitada que tem do que ocorre ao seu redor.
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