Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se

  • A.

    a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.

  • B.

    a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.

  • C.

    o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.

  • D.

    a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.

  • E.

    o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.

Leia o texto a seguir.

Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o “outro”, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.

Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre

  • A.

    2 e 5 anos de idade.

  • B.

    5 e 6 anos de idade.

  • C.

    0 e 6 anos de idade.

  • D.

    3 e 4 anos de idade.

  • E.

    0 e 3 anos de idade.

A perspectiva teórica apontada nessa citação é a(o)

  • A.

    pedagogia histórico-crítica.

  • B.

    epistemologia genética.

  • C.

    tendência progressista libertária.

  • D.

    modelo epistemológico empirista.

  • E.

    behaviorismo

Sobre a avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que

  • A.

    sua periodicidade é anual e consiste em preencher um relatório individualizado sobre as atitudes do aluno em escalas numéricas ou comparativas.

  • B.

    é uma obrigatoriedade do sistema oficial de ensino, dado o caráter de terminalidade da Educação Infantil.

  • C.

    deve ser quantitativa e avaliar as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora do desenvolvimento da criança.

  • D.

    se faz através de relatórios de avaliação de caráter individualizado que documentam o cotidiano da criança e contextualizam seu processo de aprendizagem.

  • E.

    segue parâmetros do ensino fundamental e avalia as potencialidades da criança em avançar para essa etapa da educação básica.

As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alimentação, higiene e descanso, além dos diversos estímulos para que se desenvolvam plenamente. O controle dos esfíncteres ocorre, em geral, entre os 18 e 24 meses e o papel dos profissionais de Educação Infantil na retirada de fraldas é muito importante. Algumas ações são indicadas para favorecer esse processo, dentre as quais:

  • A. fazer um quadro com imagens representando cada criança, contendo símbolos com expressões felizes indicando as vezes que conseguiram ir ao banheiro e com expressões de desagrado quando não conseguiram.
  • B.

    estimular a criança a ir ao banheiro nos horários predeterminados durante a rotina diária, utilizando-se do recurso de premiá-las com balas, brindes ou outros itens de seu interesse durante este período de treinamento.

  • C.

    repreender a criança imediatamente, ao urinar ou evacuar fora do sanitário quando está sem fraldas, demonstrando a inadequação de sua atitude e mostrando como deve se comportar das próximas vezes.

  • D.

    utilizar músicas e dramatizações contendo mensagens que, indiretamente, levem as crianças a acreditar que haverá a punição se não urinarem ou evacuarem corretamente no banheiro, favorecendo essa associação.

  • E.

    combinar com a família procedimentos integrados, de forma a estimular a autonomia da criança para utilizar o sanitário, demonstrando respeito por sua vontade e a identificação de suas necessidades.

A brincadeira é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, pois é um(uma):

  • A.

    atividade simbólica que favorece a construção da sua identidade, assim como a internalização e elaboração de suas emoções e sentimentos.

  • B.

    meio de incutir nelas comportamentos e formas de agi r adequados , de acordo com os conhecimentos e a cultura da classe social hegemônica.

  • C.

    método de ensino que proporciona a sua heteronomia e o seu desenvolvimento psicossocial através de processos inatistas e fenomenológicos.

  • D.

    atividade que envolve o pensamento abstrato-emocional, segundo pensadores neoconstrutivistas, como Skinner, Pavlov e Wallon.

  • E.

    forma de resguardar a sua singularidade, considerando-as como sujeitos sociais, e de dissociar os aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:

  • A.

    período sensório-motor, operações formais, operações concretas.

  • B.

    pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.

  • C.

    operações formais, operações concretas, período sensório-motor.

  • D.

    pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.

  • E.

    N. D. A.

Leia a citação abaixo:

Para este teórico, o desenvolvimento cognitivo se dá através de constantes desequilíbrios e equilibrações, por meio de dois mecanismos distintos e complementares, que são:

  • A.

    o insight e a intuição.

  • B.

    a maturação e a interiorização

  • C.

    a assimilação e a acomodação.

  • D.

    o treino e a interação.

  • E.

    a socialização e a abstração.

Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: “é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo”.

  • A.

    puberdade e adolescência.

  • B.

    categoria

  • C.

    impulsivo emocional.

  • D.

    personalismo.

  • E.

    sensório motor e projetivo.

Diversos estudiosos da linguagem oral da criança, de 0 a 3 anos, defendem a importância:

  • A.

    de a criança ficar calada, ouvindo outras crianças, e também, os adultos, para não repetir os erros de linguagem, principalmente os das outras crianças.

  • B.

    de ensinar diariamente a linguagem oral para aprendizagem da criança na creche, pois assim se desenvolverá melhor e nunca cometerá erros na sua linguagem.

  • C.

    da imitação, como atividade inicial para a produção da linguagem oral da criança, porque ela ficará repetindo palavras e frases, não precisando da troca de ideias com os adultos, porque a fala do adulto ainda é de difícil compreensão para ela.

  • D.

    do diálogo, como unidade mínima para analisar a produção da linguagem oral da criança, porque existe uma relação de interdependência entre a fala da criança e a dos adultos com os quais ela convive diariamente.

  • E.

    da repetição, pela criança, do que o adulto fala. Ela ainda não tem condições de trocas na sua fala, devido à compreensão limitada que tem do que ocorre ao seu redor.

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