Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.

São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:

  • A.

    Caráter científico.

  • B.

    Domínio público.

  • C.

    Relevância social.

  • D.

    Acessibilidade e solidez.

  • E.

    Caráter sistemático.

De acordo com Libâneo (1994), são características da Pedagogia Tradicional, em suas várias correntes:

I. Preponderância da ação de agentes externos na formação do aluno.

II. Transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade.

III. Concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor, ora pela observação sensorial.

IV. Tratamento científico do processo educacional, considerando as etapas sucessivas do desenvolvimento biológico e psicológico da criança.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos.

Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de

  • A.

    classificação, interação e inclusão.

  • B.

    conservação, classificação e seriação.

  • C.

    memorização, organização e transmissão.

  • D.

    inclusão, conservação e condução.

No que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade.

  • B.

    Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros.

  • C.

    O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências.

  • D.

    O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos.

  • E.

    O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda.

Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.

  • A.

    Aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco.

  • B.

    Em grande grupo de debate sobre determinado tema e apresentá-lo aos colegas.

  • C.

    Respeitar o conteúdo estabelecido no currículo da escola, não podendo ir além dele.

  • D.

    Respeitar uns aos outros, mas seguir as orientações de professor somente.

  • E.

    Não sair fora do que foi acordado em sala de aula sob pena de alterar o planejamento previamente fixado.

Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:

  • A.

    Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina.

  • B.

    Possibilidade de reunir o que já foi aprendido pelo aluno e o que pode vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento.

  • C.

    Participação ativa e dinâmica dos alunos, desencadeando forças em geral apassivadas no modelo escolar tradicional.

  • D.

    Construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos.

  • E.

    Desarticulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais.

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

recomenda a aplicação de níveis crescentes de diretividade e ensino transmitido pelo facilitador, especialmente em situações em que os aprendentes têm pouca vivência de processos autodirigidos de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o educador Paulo Freire, a educação é

  • A.

    uma ação neutra, enquanto a alfabetização deve focar a leitura crítica da realidade do aluno.

  • B.

    a forma como os grupos opressores organizaram a sociedade visando a reprodução do status quo.

  • C.

    um ato político-partidário que possibilita a tomada de poder das mãos dos opressores pelos grupos oprimidos.

  • D.

    um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade.

  • E.

    o momento em que os educandos podem, sem pressão do poder, discutir os problemas sociais que afligem o trabalhador.

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

considera que os adultos reagem melhor a estímulos externos, como notas, promoções e salários mais altos, que a fatores motivacionais internos, como autoestima e qualidade de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

atribui ao professor o papel de facilitador da aprendizagem, pressupondo que a relação entre professor e aluno é horizontal, e orienta-se a partir do diálogo, do respeito, da colaboração e da confiança.

  • C. Certo
  • E. Errado
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