Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.
Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das abordagens da relação professor/aluno no processo educacional, é correto afirmar que, na abordagem
tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
comportamentalista, cabe ao aluno o direito de aprender aquilo que o professor transmite, sem questionamento.
humanista, o professor maximiza o desempenho dos alunos por meio da organização racional dos meios.
cognitivista, o professor cria situações de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno para que este explore o ambiente de forma ativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.
( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.
( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.
( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.
( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.
A seqüência correta é:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Sob essa perspectiva, pode-se afirmar:
I. A linguagem e a interação desempenham papéis importantíssimos na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual.
II. O desenvolvimento do pensamento recebe grande influência da linguagem e do comportamento de pessoas experientes, o que leva os sujeitos, gradativamente, a adquirirem capacidade de se auto-regularem.
III. Pensamento e linguagem são dois círculos independentes que produzem o chamado pensamento verbal.
IV. As estruturas de linguagem dominadas pelas crianças passam a constituir as estruturas básicas de sua forma de pensar.
V. Os fatores biológicos constituem elementos preponderantes sobre os sujeitos sociais somente na fase adulta.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A formação dos professores, há alguns anos, baseava-se em uma perspectiva curricular eurocêntrica, excludente e preconceituosa. A educação anti-racista e com foco na diversidade é fruto de discussões recentes que abordam a inclusão e o respeito ao pluralismo cultural.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A dificuldade de um só indivíduo reter todo o conhecimento leva a uma gestão escolar que favorece a participação da comunidade, o que não quer dizer que todos os usuários poderão intervir na gestão da escola.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Joana é professora de uma classe de 4ª série, onde há alunos de 10 e 11 anos. Aplicando a Teoria de Piaget, Joana deve considerar que, para esta classe:
as operações da inteligência são, exclusivamente, concretas nesta faixa etária, daí a importância de trabalhar atividades que explorem o máximo os sentidos.
as atividades e a dinâmica da classe já podem considerar que os alunos são capazes de reunir, comparar, classificar e relacionar elementos.
que conteúdos abstratos podem ser plenamente desenvolvidos, pois os alunos já são capazes de elaborar mentalmente o conhecimento.
que o ponto de partida de sua ação didática deve ser o pensamento abstrato, de modo a favorecer o desenvolvimento intelectual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A pedagogia da autonomia proposta por Paulo Freire aborda os saberes docentes necessários à prática educativa e aponta alguns aspectos do ensinar que precisam ser bem trabalhados pelo professor, a fim de estabelecer uma relação professor-aluno positiva com vistas a uma melhor aprendizagem do aluno.
Assinale a alternativa que expressa, corretamente, o que essa proposta pedagógica define com respeito à autonomia do educando.
É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem colocar limites à sua liberdade.
É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem abrir mão de colocar limites à sua liberdade.
Significa ensinar, focalizando os próprios objetivos pedagógicos, gostos e interesses por certos assuntos, mas sem colocar limites à liberdade dos alunos.
Significa ensinar, estando livre de qualquer interesse político e econômico, orientando-se pelos próprios interesses, colocando limites à liberdade dos alunos.
É ensinar, livrando-se de interesses políticos e econômicos, atendendo ao ritmo, gosto e interesse dos alunos, sem lhes impor limites.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os professores da Escola de Ensino Fundamental "Água é Vida", localizada nas proximidades da represa do Guarapiranga, resolveram desenvolver um Projeto Interdisciplinar ligado ao Tema Transversal Meio Ambiente. Visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, os professores tiveram de utilizar a competência de referência, segundo Perrenoud (2000), ou seja,
organizar e dirigir situações de aprendizagem.
administrar os recursos da escola.
fazer entrevistas com os pais de alunos.
elaborar e produzir material informativo sobre o problema.
utilizar novas tecnologias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...