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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:
O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.
O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.
O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.
A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
Ensinar exige risco.
Ensinar exige aceitação do novo.
Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.
Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em
correlação de matérias.
especialização dos conteúdos.
organicidade dos conhecimentos
complementaridade de metodologias.
concepção interdisciplinar de formação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.
Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.
A sociedade muda e, somente mais tarde, muda a educação
Os profissionais do meio educacional não buscam respaldo junto à sociedade.
Os setores profissionais da sociedade fazem concorrência aos profissionais da educação.
A sociedade valoriza o pedagógico, embora deprecie os intelectuais do meio educacional.
Os pedagogos e a sociedade precisam ser valorizados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No início dos 70, Paulo Freire compreendeu que uma das noções fundamentais de uma "pedagogia libertadora", como ele entendia, era a de "problematização". Isso queria dizer:
Transformar as coisas simples em "problemas", visando o desenvolvimento de uma pedagogia oprimida.
o questionamento sistemático da realidade com vistas a "desvelá-la" visando desenvolver a "consciência crítica".
fazer da escola um instrumento de resolução dos problemas sociais, visando a transformação da pedagogia.
fazer da pedagogia o meio de solução dos problemas pessoais dos oprimidos, visando libertá-los.
fazer a transição da consciência crítica –ou "consciência leve"- para a consciência ingênua, também chamada de "consciência pesada".
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Entre as "novas competências requeridas para o ensino", o Professor Philippe Perrenoud enumera a de "trabalhar a partir das representações dos alunos". Isso por que:
dá-se a impressão de que o professor respeita o aluno, embora , de fato, o processo parta do zero.
é preciso dar a palavra ao aluno, por uma questão exclusivamente de promover a auto-estima.
como as representações dos alunos são influenciadas pelos meios de comunicação, o professor pode se situar na "realidade" dos alunos.
é uma forma de "recuperar a memória do tempo", colocar se no lugar dos aprendizes e poder imaginar o conhecimento já construído na mente do aluno.
é uma forma de democratizar a relação professor-aluno, já que, no fundo, eles são absolutamente iguais em direitos e deveres.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:
de sua idéia da escola como Aparelho Ideológico de Estado, denunciando o caráter opressivo da educação escolar.
da noção de "intelectual harmônico", preconizando uma educação ao mesmo tempo espiritual, corporal e intelectual
de seu projeto de "desescolarização radical da sociedade", pregando o fim do modelo escolar atual.
da idéia de "violência simbólica", mostrando que a escola veicula valores de uma classe e os impõe a outra
das idéias de "intelectual orgânico" e de "hegemonia" como formas estratégicas de criação de uma nova cultura política e ética, para o que a escola tinha um papel a exercer.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:
César Coll.
Edgar Morin.
Jacques Delors.
Antoni Zabala.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:
Planejamento participativo.
Planejamento tecnocrático.
Planejamento estratégico.
Planejamento dialógico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:
partir de conteúdo organizado de forma a ser facilmente compreendido pelos alunos e, posteriormente, propor exercícios complexos, que deverão ser realizados de maneira independente.
solicitar aos alunos que pesquisem sobre o conteúdo a ser enfocado nos livros didáticos e escrevam trabalhos que serão apresentados e avaliados a partir de sua riqueza teórica.
usar filmes que ilustrem os temas a serem abordados, de modo que os alunos possam construir conhecimentos úteis, por meio de experiências concretas e relacionadas a esses temas.
investigar os conceitos cotidianos dos alunos acerca do conteúdo que se quer ensinar, introduzir os conceitos científicos a ele relacionados e promover a interação entre esses dois tipos de conceitos.
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