Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

  • A.

    O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.

  • B.

    O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.

  • C.

    O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.

  • D.

    A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?

  • A.

    Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.

  • B.

    Ensinar exige risco.

  • C.

    Ensinar exige aceitação do novo.

  • D.

    Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.

Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.

Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em

  • A.

    correlação de matérias.

  • B.

    especialização dos conteúdos.

  • C.

    organicidade dos conhecimentos

  • D.

    complementaridade de metodologias.

  • E.

    concepção interdisciplinar de formação.

LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.

Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.

  • A.

    A sociedade muda e, somente mais tarde, muda a educação

  • B.

    Os profissionais do meio educacional não buscam respaldo junto à sociedade.

  • C.

    Os setores profissionais da sociedade fazem concorrência aos profissionais da educação.

  • D.

    A sociedade valoriza o pedagógico, embora deprecie os intelectuais do meio educacional.

  • E.

    Os pedagogos e a sociedade precisam ser valorizados.

No início dos 70, Paulo Freire compreendeu que uma das noções fundamentais de uma "pedagogia libertadora", como ele entendia, era a de "problematização". Isso queria dizer:

  • A.

    Transformar as coisas simples em "problemas", visando o desenvolvimento de uma pedagogia oprimida.

  • B.

    o questionamento sistemático da realidade com vistas a "desvelá-la" visando desenvolver a "consciência crítica".

  • C.

    fazer da escola um instrumento de resolução dos problemas sociais, visando a transformação da pedagogia.

  • D.

    fazer da pedagogia o meio de solução dos problemas pessoais dos oprimidos, visando libertá-los.

  • E.

    fazer a transição da consciência crítica –ou "consciência leve"- para a consciência ingênua, também chamada de "consciência pesada".

Entre as "novas competências requeridas para o ensino", o Professor Philippe Perrenoud enumera a de "trabalhar a partir das representações dos alunos". Isso por que:

  • A.

    dá-se a impressão de que o professor respeita o aluno, embora , de fato, o processo parta do zero.

  • B.

    é preciso dar a palavra ao aluno, por uma questão exclusivamente de promover a auto-estima.

  • C.

    como as representações dos alunos são influenciadas pelos meios de comunicação, o professor pode se situar na "realidade" dos alunos.

  • D.

    é uma forma de "recuperar a memória do tempo", colocar se no lugar dos aprendizes e poder imaginar o conhecimento já construído na mente do aluno.

  • E.

    é uma forma de democratizar a relação professor-aluno, já que, no fundo, eles são absolutamente iguais em direitos e deveres.

Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:

  • A.

    de sua idéia da escola como Aparelho Ideológico de Estado, denunciando o caráter opressivo da educação escolar.

  • B.

    da noção de "intelectual harmônico", preconizando uma educação ao mesmo tempo espiritual, corporal e intelectual

  • C.

    de seu projeto de "desescolarização radical da sociedade", pregando o fim do modelo escolar atual.

  • D.

    da idéia de "violência simbólica", mostrando que a escola veicula valores de uma classe e os impõe a outra

  • E.

    das idéias de "intelectual orgânico" e de "hegemonia" como formas estratégicas de criação de uma nova cultura política e ética, para o que a escola tinha um papel a exercer.

No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:

  • A.

    César Coll.

  • B.

    Edgar Morin.

  • C.

    Jacques Delors.

  • D.

    Antoni Zabala.

Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:

  • A.

    Planejamento participativo.

  • B.

    Planejamento tecnocrático.

  • C.

    Planejamento estratégico.

  • D.

    Planejamento dialógico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:

  • A.

    partir de conteúdo organizado de forma a ser facilmente compreendido pelos alunos e, posteriormente, propor exercícios complexos, que deverão ser realizados de maneira independente.

  • B.

    solicitar aos alunos que pesquisem sobre o conteúdo a ser enfocado nos livros didáticos e escrevam trabalhos que serão apresentados e avaliados a partir de sua riqueza teórica.

  • C.

    usar filmes que ilustrem os temas a serem abordados, de modo que os alunos possam construir conhecimentos úteis, por meio de experiências concretas e relacionadas a esses temas.

  • D.

    investigar os conceitos cotidianos dos alunos acerca do conteúdo que se quer ensinar, introduzir os conceitos científicos a ele relacionados e promover a interação entre esses dois tipos de conceitos.

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