Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.

( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.

( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.

( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.

( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.

( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 1, 5, 4.
  • B. 4, 2, 1, 5, 3.
  • C. 2, 5, 4, 3, 1.
  • D. 5, 3, 2, 4, 1.

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Atente ao que se diz a respeito das tendências pedagógicas e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

( ) Os métodos de uma Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo.

( ) Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

( ) Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, F, F, V.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________1, instruir, treinar, _________2; é, sobretudo, formar a _________3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________5 e solidariedade”. A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:

  • A. transmitir1, escolarizar2, personalidade3, ente4, identidade5
  • B. informar1, repassar2, consciência3, recurso4, análise situacional5
  • C. ensinar1, domesticar2, autonomia3, sujeito4, individualidade5
  • D. produzir1, criar estratégia2, vida3, objeto4, competição5

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

Sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços da comunidade são considerados espaços educadores, cabendo à escola e ao professor a articulação entre os entes envolvidos, por meio de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

Como mediador do processo de ensino e aprendizagem, cabe ao professor desenvolver procedimentos que valorizem as ações individualizadas, prescindindo da participação estudantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as ideias de Piaget expressas no texto precedente e com base nas teorias pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A. Em todas as propostas de leitura, o aluno deve ler o texto silenciosamente, com antecedência, uma ou várias vezes.
  • B. Na leitura colaborativa, busca-se um significado e também inadequações e erros, como em uma revisão; tais atividades devem ser desenvolvidas simultaneamente, conforme as orientações do professor.
  • C. Segundo os PCN, trabalho de leitura sequenciado corresponde a situações didáticas propostas com regularidade e voltadas para a formação de uma atitude favorável à leitura.
  • D. Na leitura colaborativa, o educador percebe o grau de conhecimento linguístico que o alunado possui para a construção de significados no texto.
  • E. Sarau é uma das propostas atuais que o professor pode utilizar para prender a atenção dos alunos, uma vez que ajuda no trabalho, principalmente com a fluência leitora em textos de prosa.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

A visão educacional apresentada no texto insere-se na tradição pedagógica denominada pedagogia histórico-crítica.

  • E. Errado
  • C. Certo

No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta.

  • A. Para o desenvolvimento eficaz da competência leitora, é importante que os textos não sejam adaptados, embora possam ser preferencialmente textos não originais.
  • B. Os gêneros textuais devem ser considerados em função de determinados projetos de trabalho, para que a competência leitora seja desenvolvida.
  • C. Os contos de fadas sempre tiveram as mesmas características e objetivos ao longo da história da literatura.
  • D. O professor deve utilizar textos diversos, inclusive fragmentos, bem como adequar os assuntos à faixa etária do alunado.
  • E. Trabalhar com uma menor diversidade de gênero faz o aluno desenvolver melhor as habilidades de leitura.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria sócio-histórica, faz-se necessário distinguir dois níveis de desenvolvimento: o primeiro deles é o nível de desenvolvimento real e o segundo é o nível de desenvolvimento potencial.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...