Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.
( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.
( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.
( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.
( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.
( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
Os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Atente ao que se diz a respeito das tendências pedagógicas e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.
( ) Os métodos de uma Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo.
( ) Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.
( ) Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:
Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________1, instruir, treinar, _________2; é, sobretudo, formar a _________3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________5 e solidariedade. A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
Sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços da comunidade são considerados espaços educadores, cabendo à escola e ao professor a articulação entre os entes envolvidos, por meio de projetos.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
Como mediador do processo de ensino e aprendizagem, cabe ao professor desenvolver procedimentos que valorizem as ações individualizadas, prescindindo da participação estudantil.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Tendo como referência as ideias de Piaget expressas no texto precedente e com base nas teorias pedagógicas, assinale a opção correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
A visão educacional apresentada no texto insere-se na tradição pedagógica denominada pedagogia histórico-crítica.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria sócio-histórica, faz-se necessário distinguir dois níveis de desenvolvimento: o primeiro deles é o nível de desenvolvimento real e o segundo é o nível de desenvolvimento potencial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...