Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A educação superior, no Brasil, foi marcada, inicialmente, pelo vínculo entre Brasil e Portugal. Dom João VI teve um papel fundamental na origem do ensino superior em nossa terra, destacando-se, como uma de suas providências, o(a)

  • A.

    envio dos filhos da elite colonial para a Europa, a fim de completarem seus estudos.

  • B.

    publicação do Alvará Régio liberando a fundação de Institutos de Educação Superior.

  • C.

    criação do Instituto de Altos Estudos para pesquisar e combater as doenças tropicais.

  • D.

    transferência da Universidade do Brasil, aberta na Bahia, para o Rio de Janeiro, onde se situou a corte.

  • E.

    fundação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, localizada no Morro do Castelo.

Considere a notícia a seguir para responder às questões de nos 65 e 66.

Em um diálogo sobre a reportagem, estabelecido no meio acadêmico, foram ouvidas as seguintes afirmações:

Alice: - Esse conceito 2 (dois) foi atingido porque os alunos dessas instituições devem ter boicotado o ENADE, já que é o exame que tem a função exclusiva de avaliar os cursos de ensino superior.

Augusto: - Não apenas o ENADE é usado para a obtenção de um conceito, mas também são usados instrumentos diversificados, como a autoavaliação e a avaliação externa in loco.

Aparecida: - O conceito 2 (dois) obtido por essas instituições realmente é muito baixo, considerando-se que os conceitos são ordenados em uma escala que contém dez níveis, distribuídos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.

Adolfo: - É preciso levar em conta, ainda, que a avaliação dos cursos de graduação inclui, obrigatoriamente, as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

De acordo com a Lei no 10.861, de 14/04/2004, estão corretas APENAS as afirmações de

  • A.

    Alice e Augusto.

  • B.

    Alice e Adolfo.

  • C.

    Aparecida e Alice.

  • D.

    Augusto e Adolfo.

  • E.

    Augusto e Aparecida.

Considere a notícia a seguir para responder às questões de nos 65 e 66.

Instituições que obtêm resultados insatisfatórios não são descredenciadas de imediato. Devem celebrar um protocolo de compromisso a ser firmado com o Ministério da Educação, que deve conter

  • A.

    encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição de educação superior com vistas à superação das dificuldades detectadas.

  • B.

    número total de alunos que participou do exame de avaliação dos estudantes e o desempenho individual acompanhado de plano de recuperação de estudos.

  • C.

    indicação de prazos e metas para o cumprimento de ações em um prazo máximo de cinco semestres letivos,estabelecido pelo MEC.

  • D.

    caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes e criação de uma comissão de estudantes da instituição que acompanhará e fiscalizará suas ações.

  • E.

    criação de um protocolo de compromisso de caráter privado a ser enviado ao MEC, contendo as ações que serão adotadas para dirimir as falhas detectadas.

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:

I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;

II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;

V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.

São corretas APENAS as atribuições

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    I, II, III e V.

A educação escolar no Brasil está organizada em três esferas administrativas: União, estados e Distrito Federal, e municípios. Cada uma dessas esferas abriga um sistema de ensino. Tendo por base a legislação que regula essa organização, associe o sistema de ensino à atribuição correspondente.

A associação correta é

  • A.

    I-P; II-Qe; III-R

  • B.

    I-P; II-Re; III-S

  • C.

    I-Q; II-Pe; III-R

  • D.

    I-Q;II-Pe; III-S

  • E.

    I-R; II-Se; III-P

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das políticas públicas recentemente adotadas em que

  • A.

    a concorrência ao Programa requer que o estudante participe do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni e obtenha a nota mínima nesse exame.

  • B.

    a finalidade é conceder bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

  • C.

    a permanência do estudante no Programa requer aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de exclusão do Programa.

  • D.

    as instituições que aderirem ao Programa têm isenção do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), válida pelo prazo de cinco anos, quando solicitarem um recredenciamento.

  • E.

    os integrantes são provenientes de instituições de ensino públicas ou são professores da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, concorrendo a vagas circunscritas ao curso de licenciatura ou de pedagogia.

Muitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por

  • A.

    acrescentar contratos à cultura, dar valor ao trabalho conjunto e unir conhecimento, habilidades e disposições dos integrantes, visando ao desenvolvimento compartilhado.

  • B.

    acrescentar regimes de mercado, prestar serviços de forma flexível e desenvolver os melhores talentos da organização, visando à promoção de grupos distintos.

  • C.

    promover uma cooperação produzida entre membros, induzir o planejamento conjunto e buscar uma avaliação ampla dos processos, visando ao empoderamento.

  • D.

    promover o treinamento intensivo, enfatizar áreas do conhecimento mais valorosas e estabelecer critérios pedagógicos coletivos, visando à caminhada conjunta da organização.

  • E.

    transferir cânones de conhecimento e de pesquisa, empregar resultados de aquisições e, buscar a lealdade a prescrições, visando à mudança organizacional.

A charge abaixo coloca em evidência circunstâncias que estão presentes na vida social e no campo da educação. Relacione os traços desenhados pelo personagem da charge à necessidade de formação do sujeito para o exercício da cidadania.

Considerando a relação indicada acima, qual das seguintes proposições apresenta os objetivos efetivos do processo educacional em uma sociedade democrática?

  • A.

    A violência gera um clamor para que a educação se volte para as demandas do mercado, a fim de que possa oferecer perspectivas profissionais às classes populares para afastá-las da sedução proveniente de atividades ilegais.

  • B.

    Os riscos dos centros urbanos demandam uma educação voltada para o cerceamento da cultura popular, que em nada favorece o desenvolvimento pleno do ser humano, que deve ser educado por meio do contado com a alta cultura.

  • C.

    Os resultados atingidos pelo ensino público indicam que uma educação de qualidade se desenvolve na transferência paulatina das atribuições do Estado para instâncias que possuam maior competência para a formação de pessoas aptas a atuar em um mundo competitivo.

  • D.

    O contexto demanda a construção de um modelo educacional que promova o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento das necessidades humanas, bem como a inserção crítica e participativa no mundo do trabalho.

  • E.

    A educação deve ter como foco a busca da eficiência, garantida pela avaliação permanente de resultados obtidos pelos educandos, que geram índices necessários ao estabelecimento de rankings entre sistemas e instituições de ensino.

Nos últimos trinta anos, pudemos acompanhar o acirramento do neoliberalismo, especialmente a partir da queda do Muro de Berlim. No campo da Educação, as bases econômico-pedagógicas que marcam esse período estão situadas no neoprodutivismo, que tem como uma de suas características o(a)

  • A.

    pleno emprego associado à instalação de grandes corporações globais que demandam a educação de mão de obra altamente qualificada.

  • B.

    preparo de um trabalhador cada vez mais especializado para lidar com tecnologias leves, por meio de um processo educacional disciplinarizado.

  • C.

    equilíbrio econômico como fator para a consecução de políticas públicas que visem ao bem estar social e ao aprimoramento do capital intelectual.

  • D.

    capacidade do Estado no desenvolvimento de políticas que objetivem a realização de uma educação pública de efetiva qualidade.

  • E.

    ênfase nas capacidades e competências que cada pessoa deve adquirir no mercado educacional para atingir uma melhor posição no mercado de trabalho.

Tendo como base a pedagogia histórico-crítica, a proposição abaixo que faz uma associação consistente entre a charge e o texto é

  • A.

    As sucessivas crises econômicas mundiais criaram bolsões de pobreza, em que trabalhadores desescolarizados se especializaram em consultoria, dentro de sua área de atuação.

  • B.

    A educação passou a ser vista como investimento em capital humano individual que habilita as pessoas para a competição pelos empregos, embora não haja emprego para todos.

  • C.

    A ordem econômica pós-keynesiana, que marca a sociedade contemporânea está assentada na inclusão, a despeito das crises econômicas.

  • D.

    A falta de investimentos estatais em educação está na raiz das crises econômicas mundiais, gerando uma horda de trabalhadores qualificados desempregados.

  • E.

    O trabalho assalariado adquiriu nova importância em contextos de crise, em função do maior preparo educacional buscado pelos próprios profissionais.

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