Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A dinâmica de grupo pode receber uma abordagem andragógica, tornando-se processo que favorece a aprendizagem de adultos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I–A dinâmica de grupo é um campo de estudo que objetiva a leitura, a compreensão e a intervenção dos movimentos do grupo para que seus membros possam entender seu próprio processo, podendo decidir sobre a necessidade de mudança.

II–O grupo é como um dispositivo de aprendizagem coletiva e individual, pelo fato de os processos relacionais funcionarem como um espelho, em que cada membro vê parte de si mesmo projetada nas atitudes do outro.

III–A relação desenvolvida entre os membros oportuniza ao grupo construir objetivamente uma mentalidade grupal que funciona como mecanismo de estímulo ou de resistência às mudanças.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Dentre as descrições abaixo, aquela que corresponde a uma transposição didática que conduza à aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível, no âmbito das empresas, é a

  • A.

    divisão do currículo em unidades independentes, conferindo a cada uma um tempo demarcado para sensibilização, exercício e controle.

  • B.

    apresentação do conteúdo em treinamento e aplicação de exercícios de fixação a serem realizados pelo profissional, na empresa e fora dela.

  • C.

    aplicação equitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.

  • D.

    proposição de atividades grupais em que os participantes observam fenômenos e pesquisam outros fenômenos correlatos.

  • E.

    adoção de um manual de referência para fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.

A educação inclusiva vem sendo objeto dos esforços de muitos educadores brasileiros, que visam ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Com base na legislação que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, é reconhecido que se deve

  • A.

    promover classes específicas para pessoas deficientes, incentivar a formulação de métodos de aprendizagem próprios e combater a intolerância.

  • B.

    garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino especializado e fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos que ampliem barreiras.

  • C.

    prover condições de acesso e aprendizagem em instituições de ensino especiais, implantar ambientes com tecnologia de ponta para tratamento e oferecer treinamento a docentes.

  • D.

    assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino, estabelecer medidas punitivas para comportamentos desviantes e usar recursos multifuncionais.

  • E.

    integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

Equipes de alto desempenho são raramente encontradas, pois elas ultrapassam todas as expectativas que garantam resultados elevados, por ser difícil realizar e manter o compromisso interpessoal.

PORQUE

Nas equipes de alto desempenho, o líder assume uma função protocolar, em função de a liderança ser compartilhada.

Analisando as afirmações, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

A imagem abaixo se refere a uma máquina de ensinar ortografia e aritmética, na qual o aluno apresenta respostas para o que aparece na abertura retangular. Se forem corretas, uma nova questão aparece no quadro.

Experimentos como esse correspondem aos princípios gerais da aprendizagem, segundo a ótica comportamentalista. Uma vez associados à educação escolar, têm como uma de suas propostas e premissas teóricas a

  • A.

    atenção ao modelo e à percepção dos traços mais significativos do comportamento, a fim de que o aluno possa formar um quadro perceptivo que o conduza à aprendizagem por insights ou saltos qualitativos.

  • B.

    imitação de condutas com base no comportamento mimético, que é constitutivo do ser humano, sem o qual não haveria desenvolvimento e, tampouco, identificação com a figura materna, que vem a ser a primeira instância educadora.

  • C.

    resolução de problemas por meio de pesquisa e experimentação, conduzindo ao levantamento de hipóteses, à nova experimentação e à definição do comportamento final do objeto de estudo.

  • D.

    utilização de máquinas de ensinar, que permitem a construção do conhecimento e do comportamento, em função de mecanismos de equilibração e desequilibração, favorecidos, na atualidade, pelo uso de microcomputadores na educação.

  • E.

    necessidade de programar de maneira mais eficiente os reforços oferecidos ao aluno para manter a intensidade de seu comportamento, dividindo a matéria de aprendizagem em passos pequenos para respostas constantes.

Um fator que influencia a formação de um grupo é o próprio grupo.

PORQUE

O tamanho, a idade, a ideologia peculiar, o tipo de missão e o efeito sinérgico que o conjunto de indivíduos produz afetam cada grupo.

Analisando as afirmações, conclui-se que

  • A.

    duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Considere o esquema abaixo para responder às questões de nos 60 e 61.

O esquema desdobra as competências organizacionais em competências funcionais, que envolvem o conhecimento cumulado na organização e pelos indivíduos que a compõem. Para que o conhecimento seja criado e desenvolvido, no âmbito da empresa, ocorre uma interação entre conhecimento tácito e explícito, o que supõe reconhecer a(o)

  • A.

    necessidade de criar táticas que promovam o desenvolvimento de competências, dentre as quais está o treinamento por repetição, e de compartilhar as conquistas da empresa na gestão de seus recursos humanos.

  • B.

    capacidade humana para agir, que dispensa uma abordagem pedagógica no desenvolvimento de competências, e de criar vínculos positivos e negativos com a própria aprendizagem, estabelecida em espiral.

  • C.

    existência de um conhecimento pessoal, associado a um contexto específico e difícil de ser formalizado ou comunicado, e de um conhecimento passível de transmissão sistemática por meio de linguagem formal.

  • D.

    conjunto de competências e habilidades que permitem aos colaboradores desenvolver suas funções, e a constatação de que houve um esgotamento do crescimento do conjunto de conhecimentos organizacionais em seu ciclo final.

  • E.

    esforço conjunto da organização para a construção do conhecimento, agregando valor a seu patrimônio humano, e o sucesso obtido ao se conferir um papel secundário aos processos intraorganizacionais.

Considere o esquema abaixo para responder às questões de nos 60 e 61.

A proposição que representa uma análise correta do esquema é

  • A.

    o mapeamento de uma matriz de competências objetiva estruturar um organograma da empresa, no sentido de identificar aspectos que necessitam de desenvolvimento no campo da gestão de pessoas.

  • B.

    o panorama de mudanças obriga as organizações a reverem continuamente suas estratégias de desenvolvimento e crescimento, o que implica reavaliar e desenvolver competências na mesma intensidade das mudanças de mercado.

  • C.

    as competências organizacionais são compostas das competências básicas e das essenciais, que servem para dar aos clientes uma percepção de que a empresa difere das concorrentes e pode aumentar a capacidade de expansão.

  • D.

    as competências estão associadas aos conhecimentos que cada indivíduo possui e que pode dedicar à empresa, tornando-se um fator de qualificação que agrega valor à organização e a seus clientes.

  • E.

    as competências podem ser desenvolvidas por meio de uma descrição das atividades diárias que cada profissional executa no interior da organização, a fim de se explanar aquilo que se faz de maneira automatizada.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A descrição mencionou o uso de recursos audiovisuais em programas educacionais, recomendado em larga escala, principalmente em um contexto social que tem a onipresença da imagem. Além desse contexto, uma justificativa didática para o uso de recursos audiovisuais é

  • A.

    favorecer o reconhecimento e a descrição de objetos.

  • B. organizar o trabalho pedagógico tendo no meio audiovisual o eixo de referência.
  • C.

    proporcionar momentos lúcidos aos educandos para reter sua atenção.

  • D.

    empregar rmeios que garantam, por si só, o desenvolvimento de múltiplas inteligências

  • E.

    utilizar materiais que prescidam do docente no planejamento e no acompanhamento de uma aula.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Uma das reuniões da equipe interdisciplinar foi dedicada à definição das formas de avaliação que seriam usadas. Nessa reunião, foram feitas as propostas a seguir.

Roberto: Precisamos investir na avaliação de reação, aquela que documenta como os participantes reagiram ou se sentiram a respeito do programa de treinamento.

Ronaldo: Vamos fazer um programa piloto, como um ensaio para que possamos refinar o treinamento, a fim de termos uma avaliação preliminar do próprio programa.

Ricardo: Uma estratégia interessante é usar um pré-teste, antes do treinamento, para verificarmos os níveis iniciais de conhecimento, e um pós-teste ao final, para medirmos o domínio dos conhecimentos.

Rosângela: Podemos usar escalas de classificação com âncora comportamental para atribuir uma classificação invertida dos resultados, chegando àquilo que não deseja- mos como resposta.

Renata: Outra avaliação a ser recomendada é de comportamentos no trabalho, que verifica se programas de treinamento resultaram em mudanças de desempenho nas tarefas profissionais.

Considerando as técnicas usadas para avaliação de treinamento, são corretas APENAS as propostas de

  • A.

    Roberto e Ronaldo.

  • B.

    Ricardo e Rosângela.

  • C.

    Ronaldo e Renata.

  • D.

    Ricardo, Rosângela e Renata.

  • E.

    Roberto, Ronaldo, Ricardo e Renata.

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