Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a

  • A.

    ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.

  • B.

    organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.

  • C.

    intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.

  • D.

    evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.

  • E.

    demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.

A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)

  • A.

    emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.

  • B.

    uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.

  • C.

    encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.

  • D.

    método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.

  • E.

    adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

  • A.

    compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.

  • B.

    ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.

  • C. proposta apoiada em observações e registros sistemáticos de fatos positivos e negativos que afetam o desempenho individual e o de toda a organização, conduzindo o avaliador a dispor de dados para consubstanciar suas ações futuras.
  • D.

    comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.

  • E.

    mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.

Na esteira do neoprodutivismo, também são identificadas as suas variantes: o neoescolanovismo, o neoconstrutivismo e o neotecnicismo. Relacione essas correntes pedagógicas, numeradas à esquerda com suas respectivas características, dispostas à direita.

A associação correta é:

  • A.

    I – S , II– P , III – R.

  • B.

    I – Q , II– S , III – P.

  • C.

    I – P , II– R , III – S.

  • D.

    I – P , II– Q , III – R.

  • E.

    I – R , II– S , III – P.

Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:

  • A.

    referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.

  • B.

    elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.

  • C.

    habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.

  • D.

    saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.

  • E.

    conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.

Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:

  • A.

    escolha criteriosa do livro didático que irá nortear o trabalho realizado pelo professor.

  • B.

    vínculo do estudo dos fatos históricos às datas do calendário cívico, dando maior significação ao conhecimento.

  • C.

    conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas.

  • D.

    primazia para a pesquisa de fontes documentais como instrumentos de informação a serem analisadas e interpretadas.

  • E.

    ensino formal do conceito de tempo desde os dois primeiros ciclos, tratando-o como elemento que possibilita organizar os acontecimentos.

"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

  • A.

    alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.

  • B.

    respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.

  • C.

    avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.

  • D.

    diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.

  • E.

    envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.

Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.

Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.

Durante a pesquisa, os alunos tomaram contato com os Índices de Massa Corporal (IMC) das modelos da indústria da moda nas últimas décadas. Calcularam o IMC das modelos e seus próprios índices, elaboraram gráficos e tabelas, estudaram as diferentes décadas trabalhando o tempo histórico, redigiram textos sobre o assunto e publicaram um informativo. A este respeito foram feitas as afirmativas a seguir.

I – Trata-se de um exemplo de transversalidade, pois estabelece, na prática educativa, uma relação entre a aprendizagem de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real.

II – A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, pois questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento, levando em conta sua inter-relação.

 III – Por se tratar de um procedimento didático, é um modelo de centro de interesse, que está na gênese da pedagogia de projetos.

O modo como a professora conduziu a pesquisa está relacionado à(s) afirmação(ões):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.

Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.

  • A.

    A presença de um coordenador é importante, pois nele são centralizadas as informações, ficando sob sua responsabilidade encaminhamentos pertinentes, como estudos, debates, encontros entre professores e coordenadores.

  • B.

    O estímulo à autonomia do sujeito desenvolve o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, levando-o a interagir de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe.

  • C.

    Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e expõe valores coletivos, delimita prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliação ao seu trabalho, em função do conhecimento da comunidade em que atua.

  • D.

    O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais, tragam contribuições, respeitem as regras estabelecidas e proponham outras, formando atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia na dimensão grupal.

  • E.

    Atualmente cresce o consenso de que alguns direitos humanos são direitos essencialmente coletivos, como o direito à paz e a um ambiente saudável.

Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.

Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:

  • A.

    psicológica, na qual a indisciplina é resultado de uma carência psíquica infra-estrutural.

  • B.

    socio-histórica, na qual a indisciplina se torna força legítima de resistência.

  • C.

    social-condicionante, na qual a pobreza e as carências alimentares geram situações de indisciplina.

  • D.

    ético-moralizante, na qual se constata que a crise de valores atinge o espaço escolar.

  • E.

    do conhecimento e da relação professor-aluno, na qual a agitação é catalisadora do ato de conhecer.

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