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O desenvolvimento tecnológico acelerado vem proporcionando a convergência de mídias. No que se refere à educação a distância, a convergência de mídias possibilita
oferecimento do rádio como um recurso de larga penetração popular, independente do local onde resida o estudante.
constatação da obsolescência do material impresso nessa modalidade de ensino, em virtude da penetração do suporte digital.
consagração da televisão como o veículo que reúne o conhecimento à imagem e ao texto, dinamizando os processos de aprendizagem.
ampliação da interatividade, permitindo mais contatos com especialistas e consultas a programas ou bancos de dados.
universalização e barateamento dos custos da educação, em função da portabilidade de veículos tecnológicos que têm ampla capacidade de armazenamento.
Para que uma instituição de ensino seja credenciada para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, deverá cumprir vários requisitos legais, dentre os quais, apresentar
histórico obrigatório de funcionamento da instituição de ensino.
descrição detalhada dos serviços de suporte relativos às instalações físicas e de infraestrutura.
curriculum vitae de professores e tutores para comprovação de qualificação e habilitação.
especificações dos suportes pedagógicos e de capacidade técnica de atendimento à demanda.
plano de desenvolvimento institucional no caso de instituições que oferecem cursos livres e de organizações profissionais.
No que diz respeito à educação a distância, o tutor, diferentemente do professor, tem atribuições específicas, dentre as várias que realiza, destacando-se a
organização do conteúdo que será usado no processo instrucional, sendo, por isso, chamado também de conteudista.
instrução em aulas que se utilizem de procedimentos didáticos para tornar os conteúdos palatáveis aos educandos.
consideração do tempo, da oportunidade e dos riscos para intervir, em função dos níveis de retenção do aluno na modalidade.
possibilidade de trabalhar com as dúvidas dos alunos com margem de tempo suficiente para conduzi-los a uma mudança conceitual.
elaboração do material que será usado pelos educandos para obter um domínio completo do processo educacional.
A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)
desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais.
mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional.
adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios.
concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado.
identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
Para o treinamento, a equipe desenvolveu materiais audiovisuais usando diferentes tecnologias. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em programas educacionais, pode produzir algumas IDEIAS EQUIVOCADAS entre educadores, dentre elas, cita(m)-se que a(s)
substituição de uma plataforma analógica por uma digital é a garantia de que os processos educacionais serão bem sucedidos.
interatividade pode gerar abertura à interlocução entre sujeitos e é uma possibilidade a ser explorada no uso das TIC.
leitura dos meios de informação e comunicação é tão necessária quanto a de qualquer outra fonte de informação.
atratividade e a interatividade são características que remetem a despertar interesse e prender a atenção, necessitando responder ao sentido das situações de ensino.
TIC não substituem o educador, que continua sendo o mediador entre o educando e o objeto do conhecimento.
Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixa- dos a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).
Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,
a adoção de parâmetros curriculares diferentes para cada região fica descartada constitucionalmente, pelo fato de o Brasil ser uma união federativa.
o currículo para formação de professores deve ter caráter universal a fim de criar maior unidade entre áreas de conhecimentos nas diferentes regiões do Brasil.
o corpo docente de cada região brasileira deve ter maior participação na formação dos parâmetros curriculares para a formação de professores.
as diferentes realidades brasileiras não devem ser preponderantes na elaboração de parâmetros curriculares porque o conhecimento tem o papel de homogeneizar a cultura.
os especialistas responsáveis pela elaboração de parâmetros para os cursos de formação de professores consideram as diferenças culturais brasileiras.
Com base no texto apresentado, define-se currículo, no ensino superior, como o(a)
conjunto de métodos específicos que permite a flexibilização do conhecimento.
processo de aprendizagem que vai se construindo a partir da demanda discente e com autonomia entre disciplina e conteúdo.
percurso que leva à aquisição de conhecimentos e que oferece meios ao indivíduo para dominar os conceitos de sua área de atuação.
processo pedagógico complexo que visa ao conhecimento unidisciplinar e profissional.
metodologia aplicada na difusão dos conhecimentos, tendo em vista a transmissão de uma cultura perene.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como
processo objetivo e operacional dotado de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas, sendo necessário operacionalizar objetivos e mecanizar o processo pedagógico para que resulte em eficiência.
expressão de linguagem que se profere sobre a realidade, referindo-se à clareza dos enunciados relativos aos fenômenos e não aos próprios fenômenos.
modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.
ato de produzir mediação no seio da prática social global, dela decorrendo um método pedagógico no qual professores e alunos se inserem em um mesmo contexto, com posições distintas, para a solução de problemas.
ato político em que o aprendizado é autogestionário, não espontâneo e voltado para uma necessidade prática, em um processo de produção que destitua o projeto educativo da burguesia.
Analise os quadrinhos abaixo.
Analisando sos quadrinhos acerca da motivação do personagem, conclui-se que ele estásolicitando uma motivação extrínseca, que é o desejo de realizar um comportamento pelo comportamento em si mesmo.
requerendo uma motivação intrínseca, que é a necessidade de realizar comportamentos para obter um reforçador externo ou evitar estímulo aversivo externo.
manifestando a necessidade de que o ambiente externo lhe conduza a uma ação motivacional para objetivos que o equilibrem.
indicando um grau elevado de excitação fisiológica e sua regulação para o comportamento motivado.
expondo um efeito da superjustificação, em que há um acréscimo no comportamento extrinsecamente motivado e, depois, o reforço é interrompido.
Há um tipo de aprendizagem que ocorre de forma natural na vida cotidiana e é denominada condicionamento operante, caracterizada sumariamente como aprendizagem por
oferecimento de estímulos que condicionam o sujeito a agir de determinada forma sempre que o estímulo vier a se repetir.
oferecimento de estímulo que precede a um estímulo incondicionado, mas é retirado antes que esse seja apresentado.
respostas a um estímulo incondicionado em função do aparato biológico da pessoa, ou mesmo do animal.
generalização e discriminação de estímulo, em que um comportamento é adaptado sempre que determinado procedimento ocorre.
associação de comportamentos às suas consequências, em que atitudes reforçadas são fortalecidas e as rejeitadas são enfraquecidas.
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