Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O desenvolvimento tecnológico acelerado vem proporcionando a convergência de mídias. No que se refere à educação a distância, a convergência de mídias possibilita

  • A.

    oferecimento do rádio como um recurso de larga penetração popular, independente do local onde resida o estudante.

  • B.

    constatação da obsolescência do material impresso nessa modalidade de ensino, em virtude da penetração do suporte digital.

  • C.

    consagração da televisão como o veículo que reúne o conhecimento à imagem e ao texto, dinamizando os processos de aprendizagem.

  • D.

    ampliação da interatividade, permitindo mais contatos com especialistas e consultas a programas ou bancos de dados.

  • E.

    universalização e barateamento dos custos da educação, em função da portabilidade de veículos tecnológicos que têm ampla capacidade de armazenamento.

Para que uma instituição de ensino seja credenciada para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, deverá cumprir vários requisitos legais, dentre os quais, apresentar

  • A.

    histórico obrigatório de funcionamento da instituição de ensino.

  • B.

    descrição detalhada dos serviços de suporte relativos às instalações físicas e de infraestrutura.

  • C.

    curriculum vitae de professores e tutores para comprovação de qualificação e habilitação.

  • D.

    especificações dos suportes pedagógicos e de capacidade técnica de atendimento à demanda.

  • E.

    plano de desenvolvimento institucional no caso de instituições que oferecem cursos livres e de organizações profissionais.

No que diz respeito à educação a distância, o tutor, diferentemente do professor, tem atribuições específicas, dentre as várias que realiza, destacando-se a

  • A.

    organização do conteúdo que será usado no processo instrucional, sendo, por isso, chamado também de conteudista.

  • B.

    instrução em aulas que se utilizem de procedimentos didáticos para tornar os conteúdos palatáveis aos educandos.

  • C.

    consideração do tempo, da oportunidade e dos riscos para intervir, em função dos níveis de retenção do aluno na modalidade.

  • D.

    possibilidade de trabalhar com as dúvidas dos alunos com margem de tempo suficiente para conduzi-los a uma mudança conceitual.

  • E.

    elaboração do material que será usado pelos educandos para obter um domínio completo do processo educacional.

A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)

  • A.

    desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais.

  • B.

    mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional.

  • C.

    adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios.

  • D.

    concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado.

  • E.

    identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Para o treinamento, a equipe desenvolveu materiais audiovisuais usando diferentes tecnologias. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em programas educacionais, pode produzir algumas IDEIAS EQUIVOCADAS entre educadores, dentre elas, cita(m)-se que a(s)

  • A.

    substituição de uma plataforma analógica por uma digital é a garantia de que os processos educacionais serão bem sucedidos.

  • B.

    interatividade pode gerar abertura à interlocução entre sujeitos e é uma possibilidade a ser explorada no uso das TIC.

  • C.

    leitura dos meios de informação e comunicação é tão necessária quanto a de qualquer outra fonte de informação.

  • D.

    atratividade e a interatividade são características que remetem a despertar interesse e prender a atenção, necessitando responder ao sentido das situações de ensino.

  • E.

    TIC não substituem o educador, que continua sendo o mediador entre o educando e o objeto do conhecimento.

Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixa- dos a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).

Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,

  • A.

    a adoção de parâmetros curriculares diferentes para cada região fica descartada constitucionalmente, pelo fato de o Brasil ser uma união federativa.

  • B.

    o currículo para formação de professores deve ter caráter universal a fim de criar maior unidade entre áreas de conhecimentos nas diferentes regiões do Brasil.

  • C.

    o corpo docente de cada região brasileira deve ter maior participação na formação dos parâmetros curriculares para a formação de professores.

  • D.

    as diferentes realidades brasileiras não devem ser preponderantes na elaboração de parâmetros curriculares porque o conhecimento tem o papel de homogeneizar a cultura.

  • E.

    os especialistas responsáveis pela elaboração de parâmetros para os cursos de formação de professores consideram as diferenças culturais brasileiras.

Com base no texto apresentado, define-se currículo, no ensino superior, como o(a)

  • A.

    conjunto de métodos específicos que permite a flexibilização do conhecimento.

  • B.

    processo de aprendizagem que vai se construindo a partir da demanda discente e com autonomia entre disciplina e conteúdo.

  • C.

    percurso que leva à aquisição de conhecimentos e que oferece meios ao indivíduo para dominar os conceitos de sua área de atuação.

  • D.

    processo pedagógico complexo que visa ao conhecimento unidisciplinar e profissional.

  • E.

    metodologia aplicada na difusão dos conhecimentos, tendo em vista a transmissão de uma cultura perene.

Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como

  • A.

    processo objetivo e operacional dotado de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas, sendo necessário operacionalizar objetivos e mecanizar o processo pedagógico para que resulte em eficiência.

  • B.

    expressão de linguagem que se profere sobre a realidade, referindo-se à clareza dos enunciados relativos aos fenômenos e não aos próprios fenômenos.

  • C.

    modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.

  • D.

    ato de produzir mediação no seio da prática social global, dela decorrendo um método pedagógico no qual professores e alunos se inserem em um mesmo contexto, com posições distintas, para a solução de problemas.

  • E.

    ato político em que o aprendizado é autogestionário, não espontâneo e voltado para uma necessidade prática, em um processo de produção que destitua o projeto educativo da burguesia.

Analise os quadrinhos abaixo.

Analisando sos quadrinhos acerca da motivação do personagem, conclui-se que ele está

  • A.

    solicitando uma motivação extrínseca, que é o desejo de realizar um comportamento pelo comportamento em si mesmo.

  • B.

    requerendo uma motivação intrínseca, que é a necessidade de realizar comportamentos para obter um reforçador externo ou evitar estímulo aversivo externo.

  • C.

    manifestando a necessidade de que o ambiente externo lhe conduza a uma ação motivacional para objetivos que o equilibrem.

  • D.

    indicando um grau elevado de excitação fisiológica e sua regulação para o comportamento motivado.

  • E.

    expondo um efeito da superjustificação, em que há um acréscimo no comportamento extrinsecamente motivado e, depois, o reforço é interrompido.

Há um tipo de aprendizagem que ocorre de forma natural na vida cotidiana e é denominada condicionamento operante, caracterizada sumariamente como aprendizagem por

  • A.

    oferecimento de estímulos que condicionam o sujeito a agir de determinada forma sempre que o estímulo vier a se repetir.

  • B.

    oferecimento de estímulo que precede a um estímulo incondicionado, mas é retirado antes que esse seja apresentado.

  • C.

    respostas a um estímulo incondicionado em função do aparato biológico da pessoa, ou mesmo do animal.

  • D.

    generalização e discriminação de estímulo, em que um comportamento é adaptado sempre que determinado procedimento ocorre.

  • E.

    associação de comportamentos às suas consequências, em que atitudes reforçadas são fortalecidas e as rejeitadas são enfraquecidas.

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