Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:

  • A.

    oferecimento de subsídios para a decisão da melhoria da aprendizagem, conformismo psíquico e ênfase em resultados.

  • B.

    auxílio na construção de aprendizagem satisfatória, desenvolvimento do autocontrole e compromisso com a geração de competências.

  • C.

    práticas pedagógicas centradas na avaliação, ajuda na construção de um psiquismo auto-referente e ação didática voltada para a promoção social.

  • D.

    controle da aprendizagem e da disciplina baseado no medo, internalização positiva de padrões de conduta e reforço à estruturação social classista.

  • E.

    secundarização do significado do ensino e da aprendizagem, desenvolvimento de personalidades submissas e produção de seletividade social.

Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):

  • A.

    momento de fixação de conteúdos e de aferição de resultados, no intuito de devolver ao aluno uma compreensão o mais clara e fiel possível dos conhecimentos trabalhados pela escola.

  • B.

    elemento de reflexão sobre o processo de construção do conhecimento, subsidiando a reformulação de tarefas e a revisão sobre o modo como os conteúdos são trabalhados.

  • C.

    resultado da interação entre a subjetividade do aluno e a subjetividade do professor, oferecendo ao docente a possibilidade de medir a aprendizagem com maior precisão e fazer a decorrente classificação.

  • D.

    possibilidade de conhecer as hipóteses dos alunos e de retê-las, pois são a expressão da criatividade necessária para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

  • E.

    busca de problematização, tendo em vista a seleção dos mais aptos e a recuperação dos que ainda precisam de reforço, por meio da reescritura após a correção.

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:

  • A.

    subsidia a ação educativa ao proporcionar a compreensão de avanços, limites e dificuldades dos educandos diante dos objetivos.

  • B.

    supõe observação, obtenção, análise e síntese dos dados que delimitam os conteúdos com os quais se está trabalhando.

  • C.

    culmina com a obtenção da informação necessária para constatar se o educando atingiu os objetivos traçados.

  • D.

    proporciona ao educando a utilização de instrumentos diferenciados de medida, que possibilitam uma melhoria de sua nota.

  • E.

    classifica os alunos segundo critérios de aproveitamento que são registrados e escalonados para a formulação de uma média.

A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:

  • A.

    visão dos desempenhos distribuídos em diferentes graus e referenciais comparativos entre os educandos.

  • B.

    resultados individualizados a partir de práticas coletivizadas e relação utilitarista com o conhecimento.

  • C.

    possibilidade de trabalhar com notas e com conceitos, e de expressar o desempenho de modo quantitativo e qualitativo.

  • D.

    identificação e explicação de erros e interpretações quanto às estratégias e atitudes dos alunos.

  • E.

    maior tempo dedicado às atividades de avaliação e resultados mais correspondentes à aprendizagem real.

Analise as afirmações abaixo.

I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.

II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.

III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.

IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.

No que diz respeito às pedagogias diferenciadas, são corretas, apenas, as afirmações:

  • A. I e III
  • B. I e IV
  • C. II e III
  • D. III e IV
  • E. II, III e IV

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

  • A.

    Divisão do programa em unidades independentes, tendo cada uma um tempo delimitado de sensibilização, de exercício e de controle.

  • B.

    Apresentação da matéria e aplicação de exercícios de fixação em atividades de aula, com encaminhamento de mais exercícios para casa.

  • C.

    Aplicação eqüitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.

  • D.

    Adoção de um livro didático de referência a partir do qual é possível fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.

  • E.

    Proposição de atividades grupais em que os alunos observem fenômenos naturais e pesquisem outros fenômenos correlatos.

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):

  • A.

    corpo docente busca o intercâmbio de saberes e a construção coletiva de aprendizagem.

  • B.

    cultura escolar é elitista por ditar conteúdos exigentes e aprendizagens precoces.

  • C.

    gestão escolar se aproxima das decisões pedagógicas e gera planejamento participativo.

  • D.

    formulação curricular está baseada no saber das classes populares e nos conteúdos oficiais.

  • E.

    instituição escolar se submete a mecanismos externos de avaliação.

A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):

  • A.

    método inspirado no pragmatismo que visa à solução de problemas concretos.

  • B.

    percurso singular que procura estabelecer conexões entre diferentes tipos de informação e fenômenos.

  • C.

    desenvolvimento de unidades didáticas fundadas na seleção de conteúdos preestabelecidos.

  • D.

    metodologia de ensino centrada nas atividades, baseada nos pressupostos escolanovistas.

  • E.

    seqüência estável de passos em torno de um tema vinculado a uma tipologia de informação.

Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):

  • A.

    integração entre as disciplinas tendo em vista uma ampliação da especialização e o aprofundamento de conhecimentos próprios de cada campo.

  • B.

    identificação de aproximação de conceitos entre disciplinas com enfoques diferenciados, segundo metodologias específicas.

  • C.

    criação de disciplinas a partir da junção de áreas do conhecimento que possuem afinidade epistemológica.

  • D.

    concepção de pesquisa compartilhada por várias disciplinas, acompanhada por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares.

  • E.

    estabelecimento de uma rede de comunicação entre disciplinas para que haja troca recíproca de informações.

No contexto contemporâneo, o trabalho em equipe é um imperativo. Contudo, há professores que fazem de sua classe, a portas fechadas, seu universo restrito. Para romper com o isolamento há diversos tipos de atuação em equipe. Assinale a opção que associa, corretamente, o tipo de equipe à sua definição.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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