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Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de grupo durante o planejamento, tais como as apresentadas a seguir.
I–Exercício que tem normas preestabelecidas com as quais os integrantes devem participar, visando à situação de ganha-ganha.
II–Proposta com base no cotidiano dos indivíduos ou dos grupos de trabalho, em que um ou mais participantes assumem diferentes situações e conteúdos que estão contidos na situação que vão vivenciar.
III–Circunstância em que os participantes analisam situações reais ou hipotéticas, cotidianas ou eventuais, sob o prisma técnico.
A(s) descrição(ões) refere(m)-se a
I - jogo, pois enfatiza uma participação voltada ao indivíduo.
II - dinâmica de apresentação, que visa a deixar os participantes integrados.
II - simulação, técnica que permite se colocar no lugar do outro.
III - dinâmica denominada foco na técnica, em que os participantes desenvolvem estudos complexos.
I e II - jogos dramáticos, em que os participantes teatralizam situações.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
Ao se estruturar um treinamento, faz-se necessário elaborar um planejamento. De acordo com as abordagens contemporâneas de treinamento e desenvolvimento, tendo clareza dos objetivos, o pedagogo e os demais membros da equipe deverão identificar, como primeira etapa do processo de planejamento, os(as)
materiais necessários ao treinamento.
procedimentos a serem adotados pelos coordenadores.
recursos para atender aos objetivos.
competências a serem desenvolvidas nos treinandos.
estratégias para dinamizar os diferentes momentos.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
A descrição deixa claro que um dos papéis do pedagogo na empresa é saber desenvolver um trabalho em equipe e sugere que a equipe formada é caracteristicamente interfuncional, ou seja, aquela em que o(s)
chefe e seus subordinados diretos interagem visando ao alto desempenho, distribuindo funções iguais complementares, com a inclusão de assessores que prestam serviços à equipe, sem linha de subordinação.
relacionamento interpessoal e as relações de autoridade, liderança e tomada de decisão tendem a ser diretos e normatizados, formal ou informalmente, dentro de um círculo com baixa hierarquização.
resultados superam os objetivos traçados inicialmente, mesmo tendo partido de expectativas elevadas, que funcionam como estímulos para a motivação e como balizadores da performance apresentada.
membros possuem especialidades profissionais diversas e provêm de áreas ou departamentos diferentes, constituindo um conjunto de habilidades que nenhum indivíduo isoladamente possui, tendo caráter multidisciplinar.
participantes se encontram em lugares distintos e fazem contato virtual, o que possibilita maior mobilidade e integração entre os membros para a articulação entre diferentes habilidades, em configuração interdisciplinar.
Embora a educação a distância seja uma modalidade que permite ao educando uma grande autonomia de estudo, ela não exclui a necessidade de momentos presenciais, previs- tos em lei. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I–A avaliação dos estudantes para efeito de promo- ção deve ser feita tanto a distância quanto presencialmente.
II–A defesa de trabalhos de conclusão de curso, quan- do previstos na legislação pertinente, deve ser feita no modo presencial.
III–As atividades que demandam o uso de laboratórios de ensino, quando for o caso, necessitam ser desenvolvidas presencialmente.
IV–Os estágios obrigatórios adquirem caráter faculta- tivo na modalidade a distância, por causa do uso de estratégias de estágio favorecidas pelas novas tecnologias.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
Quando se fala de inteligência organizacional, é preciso ter o domínio de alguns conceitos, a fim de se desenvolver uma visão sistêmica a respeito da aprendizagem no âmbito das organizações. Nessa perspectiva, associe os itens à esquerda aos conceitos correspondentes, à direita.
A associação correta éI – P , II – S , III – R.
I – Q , II – R , III – S.
I – S , II – P , III – R.
I – R , II – Q , III – P.
I – R , II – Q , III – S.
As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como
centros universitários, quando se dedicam à pesquisa científica, com um terço de seu corpo docente atuando em regime integral.
centros universitários, quando possuem 50% de seu corpo docente com titulação de mestre ou de doutor.
universidades, quando há indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
universidades privadas, quando reconhecidas pelo Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.
faculdades, quando há produção intelectual institucionalizada e estudo sistemático de problemas nacionais.
As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.
II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.
III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.
IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.
São corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os itens que se seguem dizem respeito a indicadores de qualidade em educação.
I–Gestão eficaz de meios com mecanismos de controle.
II–Descentralização administrativa e de recursos vinculada ao desempenho.
III–Fortalecimento da sociedade civil e controle da gestão pública.
IV–Integração da cultura provida por meio da ciência, da técnica, da linguagem, da estética e da ética.
V–Condições igualitárias de ofertas dos meios de escolarização.
VI–Atendimento a imperativos econômicos e técnicos.
Estão relacionados a uma concepção de qualidade social APENAS os itens
I, II e III.
II, III e VI.
III, IV e V.
IV, V e VI.
I, IV, V e VI.
As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP no 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):
I–o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II–o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;
III–a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
IV–a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando de pedagogia o(s) item(ns)
I, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação vem sendo realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. A esse respeito, analise a charge abaixo.
Qual das afirmações sobre a charge corresponde ao que é previsto na legislação específica sobre o ENADE?
A satisfação do personagem se deve ao fato de a realização do ENADE favorecer o ingresso praticamente imediato do futuro profissional no mercado de trabalho, em função de seu desempenho no exame.
A participação dos estudantes no ENADE serve para medir o desempenho particular quanto à aquisição de conteúdos em cada área de especialização, atuando em regime de suplência em relação aos conselhos profissionais para ingresso no mercado de trabalho.
A divulgação nominal dos resultados individuais emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira obtidos pelo aluno é um modo de estimular a participação no exame, pois favorece o ingresso no mercado de trabalho.
O personagem comemora o fato de ter sido selecionado para a amostra dos estudantes que farão o ENADE, considerando-se o fato de que a periodicidade para determinado curso ser avaliado é de quatro anos.
O aluno ruma para o mercado de trabalho após ter feito o ENADE e ter concluído seu curso, pois o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
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