Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de grupo durante o planejamento, tais como as apresentadas a seguir.

I–Exercício que tem normas preestabelecidas com as quais os integrantes devem participar, visando à situação de ganha-ganha.

II–Proposta com base no cotidiano dos indivíduos ou dos grupos de trabalho, em que um ou mais participantes assumem diferentes situações e conteúdos que estão contidos na situação que vão vivenciar.

III–Circunstância em que os participantes analisam situações reais ou hipotéticas, cotidianas ou eventuais, sob o prisma técnico.

A(s) descrição(ões) refere(m)-se a

  • A.

    I - jogo, pois enfatiza uma participação voltada ao indivíduo.

  • B.

    II - dinâmica de apresentação, que visa a deixar os participantes integrados.

  • C.

    II - simulação, técnica que permite se colocar no lugar do outro.

  • D.

    III - dinâmica denominada foco na técnica, em que os participantes desenvolvem estudos complexos.

  • E.

    I e II - jogos dramáticos, em que os participantes teatralizam situações.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Ao se estruturar um treinamento, faz-se necessário elaborar um planejamento. De acordo com as abordagens contemporâneas de treinamento e desenvolvimento, tendo clareza dos objetivos, o pedagogo e os demais membros da equipe deverão identificar, como primeira etapa do processo de planejamento, os(as)

  • A.

    materiais necessários ao treinamento.

  • B.

    procedimentos a serem adotados pelos coordenadores.

  • C.

    recursos para atender aos objetivos.

  • D.

    competências a serem desenvolvidas nos treinandos.

  • E.

    estratégias para dinamizar os diferentes momentos.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A descrição deixa claro que um dos papéis do pedagogo na empresa é saber desenvolver um trabalho em equipe e sugere que a equipe formada é caracteristicamente interfuncional, ou seja, aquela em que o(s)

  • A.

    chefe e seus subordinados diretos interagem visando ao alto desempenho, distribuindo funções iguais complementares, com a inclusão de assessores que prestam serviços à equipe, sem linha de subordinação.

  • B.

    relacionamento interpessoal e as relações de autoridade, liderança e tomada de decisão tendem a ser diretos e normatizados, formal ou informalmente, dentro de um círculo com baixa hierarquização.

  • C.

    resultados superam os objetivos traçados inicialmente, mesmo tendo partido de expectativas elevadas, que funcionam como estímulos para a motivação e como balizadores da performance apresentada.

  • D.

    membros possuem especialidades profissionais diversas e provêm de áreas ou departamentos diferentes, constituindo um conjunto de habilidades que nenhum indivíduo isoladamente possui, tendo caráter multidisciplinar.

  • E.

    participantes se encontram em lugares distintos e fazem contato virtual, o que possibilita maior mobilidade e integração entre os membros para a articulação entre diferentes habilidades, em configuração interdisciplinar.

Embora a educação a distância seja uma modalidade que permite ao educando uma grande autonomia de estudo, ela não exclui a necessidade de momentos presenciais, previs- tos em lei. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I–A avaliação dos estudantes para efeito de promo- ção deve ser feita tanto a distância quanto presencialmente.

II–A defesa de trabalhos de conclusão de curso, quan- do previstos na legislação pertinente, deve ser feita no modo presencial.

III–As atividades que demandam o uso de laboratórios de ensino, quando for o caso, necessitam ser desenvolvidas presencialmente.

IV–Os estágios obrigatórios adquirem caráter faculta- tivo na modalidade a distância, por causa do uso de estratégias de estágio favorecidas pelas novas tecnologias.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

  • A.

    I.

  • B.

    IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

Quando se fala de inteligência organizacional, é preciso ter o domínio de alguns conceitos, a fim de se desenvolver uma visão sistêmica a respeito da aprendizagem no âmbito das organizações. Nessa perspectiva, associe os itens à esquerda aos conceitos correspondentes, à direita.

A associação correta é

  • A.

    I – P , II – S , III – R.

  • B.

    I – Q , II – R , III – S.

  • C.

    I – S , II – P , III – R.

  • D.

    I – R , II – Q , III – P.

  • E.

    I – R , II – Q , III – S.

As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como

  • A.

    centros universitários, quando se dedicam à pesquisa científica, com um terço de seu corpo docente atuando em regime integral.

  • B.

    centros universitários, quando possuem 50% de seu corpo docente com titulação de mestre ou de doutor.

  • C.

    universidades, quando há indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

  • D.

    universidades privadas, quando reconhecidas pelo Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.

  • E.

    faculdades, quando há produção intelectual institucionalizada e estudo sistemático de problemas nacionais.

As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.

II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.

III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.

IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.

São corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Os itens que se seguem dizem respeito a indicadores de qualidade em educação.

I–Gestão eficaz de meios com mecanismos de controle.

II–Descentralização administrativa e de recursos vinculada ao desempenho.

III–Fortalecimento da sociedade civil e controle da gestão pública.

IV–Integração da cultura provida por meio da ciência, da técnica, da linguagem, da estética e da ética.

V–Condições igualitárias de ofertas dos meios de escolarização.

VI–Atendimento a imperativos econômicos e técnicos.

Estão relacionados a uma concepção de qualidade social APENAS os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e VI.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    IV, V e VI.

  • E.

    I, IV, V e VI.

As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP no 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):

I–o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;

II–o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;

III–a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;

IV–a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando de pedagogia o(s) item(ns)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação vem sendo realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. A esse respeito, analise a charge abaixo.

Qual das afirmações sobre a charge corresponde ao que é previsto na legislação específica sobre o ENADE?

  • A.

    A satisfação do personagem se deve ao fato de a realização do ENADE favorecer o ingresso praticamente imediato do futuro profissional no mercado de trabalho, em função de seu desempenho no exame.

  • B.

    A participação dos estudantes no ENADE serve para medir o desempenho particular quanto à aquisição de conteúdos em cada área de especialização, atuando em regime de suplência em relação aos conselhos profissionais para ingresso no mercado de trabalho.

  • C.

    A divulgação nominal dos resultados individuais emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira obtidos pelo aluno é um modo de estimular a participação no exame, pois favorece o ingresso no mercado de trabalho.

  • D.

    O personagem comemora o fato de ter sido selecionado para a amostra dos estudantes que farão o ENADE, considerando-se o fato de que a periodicidade para determinado curso ser avaliado é de quatro anos.

  • E.

    O aluno ruma para o mercado de trabalho após ter feito o ENADE e ter concluído seu curso, pois o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...