Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:

  • A.

    responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças.

  • B.

    responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças.

  • C.

    co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças.

  • D.

    gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças.

  • E.

    psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças.

Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento

  • A. relativo ao assunto do texto, pois este não deve ser familiar à realidade imediata da criança, para poder despertar o interesse.
  • B. convencional das letras que aparecem nos textos, as famílias silábicas e os sons relacionados às letras
  • C. de finalidade e necessidade da leitura, bem como dos indicadores do contexto, úteis para antecipar a leitura, o tema e o vocabulário, dentre outros
  • D. do significado correto das palavras presentes no texto, pois, em caso contrário, a compreensão fica impossibilitada
  • E. do tipo de texto e do autor que o produziu, pois textos mais complexos impedem a interpretação da crianç

As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve

  • A.

    corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.

  • B. promover a socialização sistemática da criança, já que o processo anterior à escolaridade não tem bases pedagógicas.
  • C.

    ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.

  • D.

    organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais

  • E.

    deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

  • A. significados.
  • B. faz-de-conta
  • C. memorização.
  • D. simbolismo.
  • E. recursos.

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  • A.

    ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema

  • B.

    apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita

  • C.

    viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres

  • D.

    facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar

  • E.

    evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.

"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:

  • A.

    cultura organizacional é cooperativa; o planejamento conjunto é norma para o trabalho; há interdependência de referências externas e a socialização dos funcionários é uma preocupação.

  • B.

    tecnologia é uma referência para a produção de inovações; a avaliação é objeto de comparações de padrões coletivos de desempenho e os grupos de trabalho são flexíveis e diversificados, de acordo com o regime de contrato.

  • C.

    aprendizagem é o foco central das iniciativas de aperfeiçoamento; a Alfabetização e a Matemática são áreas fundamentais; a expectativa é que todos os alunos tenham padrões elevados de desempenho e que os professores passem por programas de capacitação.

  • D.

    responsabilidade pelo avanço no currículo é compartilhada; o trabalho está centrado nos alunos; métodos inovadores são desenvolvidos e relacionamentos de confiança de longo prazo são promovidos.

  • E.

    cooperação entre os professores é produzida; a agenda coletiva é definida com requisitos sobre o que deve ser feito conjuntamente e com quem e o processo de cooperação é microgerenciado.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:

  • A. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • B. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • C. age no sentido de transformar totalmente a realidade, sem estabelecer nenhuma relação com a mesma, produzindo uma distância entre o real e o imaginário
  • D. é um processo infantil que aparece, especialmente, nos seis primeiros anos de vida, quando a criança ainda não desenvolveu plenamente o sentido de realidade
  • E. é um processo rico, mas é fundamental que na Educação Infantil possamos dar os necessários limites para que a criança não se distancie da realidade.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:

  • A. possibilita a aprendizagem, pois a partir dessa experiência se dá a apropriação de conteúdos, formas e figuras por meio da representação
  • B. inibe a criatividade da criança, tornando-a passiva frente às exigências da escola e diminuindo sua auto-estima
  • C. constrói parâmetros etários gráficos a partir das trocas de experiências sociais, emocionais e culturais distintas
  • D. promove a interação da criança com seus pares, facilitando com isso o desenvolvimento da habilidade viso-motora
  • E. limita a percepção da criança em relação ao meio que a cerca, tornando sua leitura de mundo desprovida de significado

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

A partir do estudo do livro "O Homem que Amava Caixas", alunos de 4 a 5 anos de uma escola construíram um projeto de trabalho que culminou com um grande encontro com pais e convidados que trouxeram caixas de diversos formatos e tamanhos e com elas construíram brinquedos, casinhas, máscaras e até um trenzinho.

  • A.

    construído a partir de um eixo de trabalho e organizado ao redor de um problema, partindo dos conteúdos programáticos de cada série

  • B.

    construído a partir de um tema gerador, escolhido pela escola, que trabalha conhecimentos específicos de leitura, escrita e raciocino lógico.

  • C.

    de caráter pedagógico, partindo dos conteúdos programáticos de cada série, e trabalhando conhecimentos necessários para a alfabetização

  • D.

    de caráter lúdico, partindo do interesse e de indagações da criança sobre a realidade para trabalhar conhecimentos específicos.

  • E.

    de caráter lúdico, partindo do interesse da criança sobre a leitura e a escrita para trabalhar conhecimentos necessários para o Ensino Fundamental

A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:

  • A. coordenar a conversa e problematizar as questões que surgem.
  • B. verificar se as crianças aprenderam os conceitos trabalhados no dia anterior
  • C. organizar as mesas para o trabalho diversificado
  • D. conversar com as crianças enquanto espera que todas cheguem
  • E. comunicar para as crianças o planejamento do dia.
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