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No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:
Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:
Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.
Solicitar às crianças que copiem várias vezes o título do livro para fixarem as escritas.
Escrever em um papel o título do livro para que as crianças leiam as palavras fora do contexto.
Associar as escritas expostas na sala com o título do livro
Pronunciar o som referente à primeira letra do título, procedendo à associação entre cada letra e o som correspondente
Insistir para que as crianças identifiquem cada letra do título e façam a correspondência fonética
Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:
muitos estímulos externos, pois, nessa fase, todos os movimentos só acontecem a partir de estímulos.
oportunidades de realizar experiências autônomas, pois eles são competentes e ativos desde o nascimento.
contato com um adulto exclusivo que os estimule, pois ainda não estabelecem relação com muitas pessoas.
contato com objetos planejados exatamente para cada tipo de movimento a ser realizado.
um espaço silencioso, sem muitos estímulos, pois necessitam de tranqüilidade nos primeiros meses.
Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?
A creche influencia, negativamente, o desenvolvimento motor do bebê, pois, normalmente, ele fica muitas horas no berço.
O ideal é que o bebê fique apenas com um adulto de referência, pois ainda não tem condições de se relacionar com muitas pessoas.
Os cuidados que a criança terá na creche, provavelmente, não serão tão afetivos, higiênicos e atenciosos como seriam os de casa.
Existe o perigo de um trauma da separação da mãe, que é o principal vínculo do bebê, dificultando outro vínculo com novos adultos.
Estudos atuais mostram que a criança na creche não corre riscos de trauma, pois a separação é parcial e o ambiente, acolhedor.
De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:
I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;
II - respeitar as singularidades do bebê;
III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;
IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):
A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.
Patrícia Corsino
Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:
usuária dos serviços oferecidos, cujos direitos devem ser assegurados, cabendo à creche manter a família satisfeita com seu atendimento.
cliente que deve fornecer informações sobre a criança e participar das atividades, como reuniões e festas, mas sem interferir na rotina.
parceira que precisa ser orientada pela instituição para adquirir mais conhecimentos sobre como cuidar dos filhos de forma adequada.
desafio permanente a enfrentar e a conquistar, para evitar que os pais queiram opinar sobre o funcionamento da instituição.
aliada na função de educar as crianças, possuindo um saber sobre os próprios filhos que não pode ser comparado ao da creche.
Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.
Oliveira, 2002.
Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:
físico externo, as atividades dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a criança.
físico interno, as atividades livres e dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a proposta pedagógica.
físico interno e externo, as atividades livres e dirigidas e a maneira de se relacionar com a criança.
físico interno e externo, as atividades de artes e de leitura e a maneira de se relacionar com a criança.
das salas de aula e de leitura, o contato com a direção da escola e a maneira de se relacionar com a criança.
Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:
permite o controle eficiente do desenvolvimento dos bebês.
auxilia na internalização de limites pelos pequenos.
Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):
importância da criança estabelecer contato com diferentes expressões de arte.
relevância do planejamento de saídas da escola para diversificar as atividades.
inadequação às propostas sugeridas pelo RNC e pelas Diretrizes Curriculares.
despreocupação da educadora em relação à segurança das crianças.
desconhecimento de educadores em relação às possibilidades de percepção de crianças de 2 anos.
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