Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:

  • A. exercer intensa vigilância sobre o comportamento sexual das crianças.
  • B. evitar que meninos e meninas brinquem juntos em jogos e brincadeiras
  • C. demarcar claramente os objetos e cores usados por meninos e meninas
  • D. incentivar a constituição de grupos de trabalho de meninos e meninas
  • E. trabalhar com as crianças os conceitos de gênero desde a pré-escola

Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:

  • A. organizar a turma em pequenos grupos e propor que registrem com desenhos o problema, encontrando uma solução
  • B. escrever o número correspondente à quantidade de cada animal, colocando ao seu lado o nome do mesmo por escrito
  • C. escrever no quadro a conta armada, colocando os números um abaixo do outro e procedendo à soma.
  • D. fazer uma lista com os números de 1 a 10 e, num primeiro momento, propor a memorização da seqüência numérica.
  • E. pedir às crianças que escrevam os números em um papel para que aprendam a registrá-los e possam fazer a conta armada.

Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.

  • A.

    Solicitar às crianças que copiem várias vezes o título do livro para fixarem as escritas.

  • B.

    Escrever em um papel o título do livro para que as crianças leiam as palavras fora do contexto.

  • C.

    Associar as escritas expostas na sala com o título do livro

  • D.

    Pronunciar o som referente à primeira letra do título, procedendo à associação entre cada letra e o som correspondente

  • E.

    Insistir para que as crianças identifiquem cada letra do título e façam a correspondência fonética

Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:

  • A.

    muitos estímulos externos, pois, nessa fase, todos os movimentos só acontecem a partir de estímulos.

  • B.

    oportunidades de realizar experiências autônomas, pois eles são competentes e ativos desde o nascimento.

  • C.

    contato com um adulto exclusivo que os estimule, pois ainda não estabelecem relação com muitas pessoas.

  • D.

    contato com objetos planejados exatamente para cada tipo de movimento a ser realizado.

  • E.

    um espaço silencioso, sem muitos estímulos, pois necessitam de tranqüilidade nos primeiros meses.

Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?

  • A.

    A creche influencia, negativamente, o desenvolvimento motor do bebê, pois, normalmente, ele fica muitas horas no berço.

  • B.

    O ideal é que o bebê fique apenas com um adulto de referência, pois ainda não tem condições de se relacionar com muitas pessoas.

  • C.

    Os cuidados que a criança terá na creche, provavelmente, não serão tão afetivos, higiênicos e atenciosos como seriam os de casa.

  • D.

    Existe o perigo de um trauma da separação da mãe, que é o principal vínculo do bebê, dificultando outro vínculo com novos adultos.

  • E.

    Estudos atuais mostram que a criança na creche não corre riscos de trauma, pois a separação é parcial e o ambiente, acolhedor.

De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:

I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;

II - respeitar as singularidades do bebê;

III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;  

IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I, II e III
  • E. I, II e IV

A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.

Patrícia Corsino

Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:

  • A.

    usuária dos serviços oferecidos, cujos direitos devem ser assegurados, cabendo à creche manter a família satisfeita com seu atendimento.

  • B.

    cliente que deve fornecer informações sobre a criança e participar das atividades, como reuniões e festas, mas sem interferir na rotina.

  • C.

    parceira que precisa ser orientada pela instituição para adquirir mais conhecimentos sobre como cuidar dos filhos de forma adequada.

  • D.

    desafio permanente a enfrentar e a conquistar, para evitar que os pais queiram opinar sobre o funcionamento da instituição.

  • E.

    aliada na função de educar as crianças, possuindo um saber sobre os próprios filhos que não pode ser comparado ao da creche.

Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.

Oliveira, 2002.

Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:

  • A.

    físico externo, as atividades dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a criança.

  • B.

    físico interno, as atividades livres e dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a proposta pedagógica.

  • C.

    físico interno e externo, as atividades livres e dirigidas e a maneira de se relacionar com a criança.

  • D.

    físico interno e externo, as atividades de artes e de leitura e a maneira de se relacionar com a criança.

  • E.

    das salas de aula e de leitura, o contato com a direção da escola e a maneira de se relacionar com a criança.

Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:

  • A.

    permite o controle eficiente do desenvolvimento dos bebês.

  • B. diminui a necessidade de profissionais por turma.
  • C. dificulta a mobilidade e iniciativa das crianças.
  • D. tranqüiliza as mães ansiosas.
  • E.

    auxilia na internalização de limites pelos pequenos.

Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):

  • A.

    importância da criança estabelecer contato com diferentes expressões de arte.

  • B.

    relevância do planejamento de saídas da escola para diversificar as atividades.

  • C.

    inadequação às propostas sugeridas pelo RNC e pelas Diretrizes Curriculares.

  • D.

    despreocupação da educadora em relação à segurança das crianças.

  • E.

    desconhecimento de educadores em relação às possibilidades de percepção de crianças de 2 anos.

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