Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promovem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, sobre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto afirmar que houve:

  • A.

    crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o que demanda das famílias suprir as necessidades de escolarização de seus membros.

  • B.

    paulatina transferência das responsabilidades educacionais da escola para as comunidades, devido às novas formas de organização da vida coletiva.

  • C.

    esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento desta função para organizações políticas.

  • D.

    assunção completa, pelos meios de comunicação social, do papel educativo antes desempenhado pela família, pelas religiões e pela escola.

  • E.

    perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e das comunidades, recaindo sobre a escola uma função educativa que ultrapassa a escolarização.

As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos têm estreita ligação com a organização e gestão da escola em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a opção que apresenta apenas características de um projeto pedagógico na perspectiva da concepção democráticoparticipativa.

  • A.

    Envolve a participação de toda a comunidade escolar; inclui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a conquista da autonomia.

  • B.

    Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o consenso em todas as etapas; explicita as mudanças que são feitas na gestão.

  • C.

    Está em construção permanente; é definido politicamente por especialistas; altera as rotinas escolares.

  • D.

    Supõe processos de negociação; resulta num documento definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemente administrativa.

  • E.

    Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identidade da escola, intenções e estratégias; orienta mudanças nas relações de poder.

Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é cada vez mais necessário buscar uma educação de qualidade, que ajude o sujeito a lidar com as demandas sociais. Segundo Rios (2002), o tipo de qualidade que se busca hoje é a "qualidade sociocultural", que se operacionaliza quando:

  • A.

    o projeto educacional zela por manter padrões de eficiência, de controle e de competitividade.

  • B.

    a educação se volta para as demandas do mercado e para as diretrizes dos organismos internacionais de desenvolvimento.

  • C.

    a escola busca uma sólida base científica em conjunto com uma formação para a cidadania e a solidariedade.

  • D. as necessidades da clientela e da sociedade são investigadas e atendidas.
  • E.

    os sistemas oficiais de avaliação estabelecem rankings e metas de desempenho para as escolas.

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  • A.

    a escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever

  • B.

    a escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.

  • C.

    a leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar

  • D.

    o papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus

  • E.

    o papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade

Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.

O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:

  • A.

    apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.

  • B.

    comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.

  • C.

    desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.

  • D.

    possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

  • E.

    têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:

  • A.

    superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.

  • B.

    oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.

  • C.

    possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.

  • D.

    acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.

  • E.

    acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.

O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:

  • A.

    pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).

  • B.

    garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.

  • C.

    possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.

  • D.

    definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.

  • E.

    elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.

Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:

  • A.

    conduzir as aprendizagens dos alunos para que dominem as novas tecnologias.

  • B.

    estimular a aprendizagem e a autoconfiança dos alunos na sua capacidade de aprender.

  • C.

    transmitir com competência os conhecimentos necessários ao aluno para que enfrente a era da informação.

  • D.

    expor, com clareza, o que o aluno precisa saber para ter seu espírito crítico bem desenvolvido.

  • E.

    levar para a sala de aula todas as fontes de informação de que os alunos precisam para compreender o mundo em que vivem.

O termo "gestão" é aplicado a atividades de direção e coordenação, mas engloba, em contexto democrático-participativo, a atuação dos professores. Há tarefas, contudo, específicas da função de direção, como as de natureza técnico-administrativa. Assinale a opção que apresenta apenas ações dessa natureza.

  • A.

    Informar sobre a legislação escolar; intermediar os contatos entre a escola e instâncias do sistema escolar; orientar o desenvolvimento curricular.

  • B.

    Estabelecer relações com a comunidade; participar de instâncias colegiadas; dar assistência didática aos professores.

  • C.

    Orientar a escolha de livros didáticos; realizar reuniões de avaliação; coordenar os serviços gerais.

  • D.

    Realizar controles funcionais; diagnosticar problemas de ensino e de aprendizagem; promover a execução do projeto político-pedagógico.

  • E.

    Divulgar diretrizes do sistema de ensino; acompanhar a secretaria escolar; administrar recursos financeiros.

De acordo com a Psicogenética de Henri Wallon, a formação da identidade infantil passa pela construção do conceito de "eu" corporal, que ocorre durante o estágio sensório-motor e projetivo, e vai sendo desenvolvido a partir da interação da criança com os objetos e com o seu próprio corpo.

O "eu" corporal se desenvolve a partir da:

  • A.

    compreensão de mundo que a criança passa a ter ao adquirir a fala e da utilização dos gestos para auxiliar na comunicação.

  • B.

    imagem mental que a criança forma sobre o mundo exterior ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.

  • C.

    imagem mental formada pela criança sobre si e sobre o que pertence ao mundo exterior ao adquirir a fala.

  • D.

    diferenciação da linguagem corporal utilizada pela criança ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.

  • E.

    diferenciação feita pela criança sobre o que pertence ao seu próprio corpo e sobre o que pertence ao mundo exterior.

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