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As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promovem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, sobre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto afirmar que houve:
crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o que demanda das famílias suprir as necessidades de escolarização de seus membros.
paulatina transferência das responsabilidades educacionais da escola para as comunidades, devido às novas formas de organização da vida coletiva.
esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento desta função para organizações políticas.
assunção completa, pelos meios de comunicação social, do papel educativo antes desempenhado pela família, pelas religiões e pela escola.
perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e das comunidades, recaindo sobre a escola uma função educativa que ultrapassa a escolarização.
As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos têm estreita ligação com a organização e gestão da escola em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a opção que apresenta apenas características de um projeto pedagógico na perspectiva da concepção democráticoparticipativa.
Envolve a participação de toda a comunidade escolar; inclui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a conquista da autonomia.
Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o consenso em todas as etapas; explicita as mudanças que são feitas na gestão.
Está em construção permanente; é definido politicamente por especialistas; altera as rotinas escolares.
Supõe processos de negociação; resulta num documento definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemente administrativa.
Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identidade da escola, intenções e estratégias; orienta mudanças nas relações de poder.
Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é cada vez mais necessário buscar uma educação de qualidade, que ajude o sujeito a lidar com as demandas sociais. Segundo Rios (2002), o tipo de qualidade que se busca hoje é a "qualidade sociocultural", que se operacionaliza quando:
o projeto educacional zela por manter padrões de eficiência, de controle e de competitividade.
a educação se volta para as demandas do mercado e para as diretrizes dos organismos internacionais de desenvolvimento.
a escola busca uma sólida base científica em conjunto com uma formação para a cidadania e a solidariedade.
os sistemas oficiais de avaliação estabelecem rankings e metas de desempenho para as escolas.
Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:
a escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever
a escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.
a leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar
o papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus
o papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade
Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.
O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:
apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.
comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.
desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.
possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:
superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.
oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.
possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.
acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.
acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.
O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:
pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).
garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.
possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.
definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.
elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.
Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:
conduzir as aprendizagens dos alunos para que dominem as novas tecnologias.
estimular a aprendizagem e a autoconfiança dos alunos na sua capacidade de aprender.
transmitir com competência os conhecimentos necessários ao aluno para que enfrente a era da informação.
expor, com clareza, o que o aluno precisa saber para ter seu espírito crítico bem desenvolvido.
levar para a sala de aula todas as fontes de informação de que os alunos precisam para compreender o mundo em que vivem.
O termo "gestão" é aplicado a atividades de direção e coordenação, mas engloba, em contexto democrático-participativo, a atuação dos professores. Há tarefas, contudo, específicas da função de direção, como as de natureza técnico-administrativa. Assinale a opção que apresenta apenas ações dessa natureza.
Informar sobre a legislação escolar; intermediar os contatos entre a escola e instâncias do sistema escolar; orientar o desenvolvimento curricular.
Estabelecer relações com a comunidade; participar de instâncias colegiadas; dar assistência didática aos professores.
Orientar a escolha de livros didáticos; realizar reuniões de avaliação; coordenar os serviços gerais.
Realizar controles funcionais; diagnosticar problemas de ensino e de aprendizagem; promover a execução do projeto político-pedagógico.
Divulgar diretrizes do sistema de ensino; acompanhar a secretaria escolar; administrar recursos financeiros.
De acordo com a Psicogenética de Henri Wallon, a formação da identidade infantil passa pela construção do conceito de "eu" corporal, que ocorre durante o estágio sensório-motor e projetivo, e vai sendo desenvolvido a partir da interação da criança com os objetos e com o seu próprio corpo.
O "eu" corporal se desenvolve a partir da:compreensão de mundo que a criança passa a ter ao adquirir a fala e da utilização dos gestos para auxiliar na comunicação.
imagem mental que a criança forma sobre o mundo exterior ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.
imagem mental formada pela criança sobre si e sobre o que pertence ao mundo exterior ao adquirir a fala.
diferenciação da linguagem corporal utilizada pela criança ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.
diferenciação feita pela criança sobre o que pertence ao seu próprio corpo e sobre o que pertence ao mundo exterior.
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