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Leia o texto a seguir.
Lendo com atenção o relato dessa experiência do cotidiano, pode-se afirmar, corretamente, que a discussão das crianças sobre a nomenclatura "creche" e "escolinha", decorre do(a):
Muitos autores alertam para as conseqüências de ações educativas que geram imobilidade dentro das escolas. Por isso, na Educação Infantil, é importante a presença de atividades que contemplem o movimento, entre as quais a dança.
A educadora de Educação Infantil que cria espaços e estratégias que facilitam a aprendizagem da arte do movimento através da dança possibilita à criança:
ampliar seu repertório sobre a estrutura e o funcionamento corporal, criando novas possibilidades de expressão e de conhecimento sobre o mundo.
desenvolver uma acuidade rítmica que irá auxiliá-la nas atividades diversificadas que envolvem o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
compreender as manifestações culturais do seu entorno, a partir do conhecimento de diferentes estilos (eruditos e populares) e ritmos de músicas.
estabelecer as diferenças entre o repertório de danças infantis e de danças de adulto, percebendo assim suas possibilidades e limitações.
usufruir de experiências artísticas que favoreçam o conhecimento sobre outros países, contribuindo, assim, para uma leitura mais abrangente de mundo.
Podem ser ensinados a partir das várias áreas do currículo escolar, embora nem todas, por meio das concepções e valores que veiculam nos conteúdos, eduquem em relação a questões sociais.
Têm a mesma natureza das áreas convencionais e, por serem questões sociais, tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Têm, como finalidade última, que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença e intervir de forma responsável.
A aplicação dos temas transversais implica, para além da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, a concepção do conhecimento em rede, sem o qual a transversalidade não se configura.
As áreas convencionais devem acolher as questões dos temas transversais de forma a que seus conteúdos as explicitem e que seus objetivos sejam contemplados.
O Brasil é mundialmente conhecido pela sua extensão de terra e por ser dividido em regiões que apresentam diferenças muito grandes entre si. Por este motivo, as brincadeiras e os jogos infantis também são diferentes de uma região para outra. Sabendo que as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pode-se afirmar que, em comparação às crianças de áreas urbanas, as crianças de áreas rurais:
são subjetivadas de maneiras diferentes, mas aprendem de igual forma.
O quadro abaixo apresenta a correlação entre competências e habilidades, segundo a Matriz do ENEM. Assinale a correlação INADEQUADA.
Analisando a proposta de rotina orientadora acima para um grupo de berçário e maternal, pode-se afirmar que a concepção de infância que ela expressa leva a uma conduta que:
presume a homogeneidade de necessidades nas crianças.
demonstra preocupação com a interação criançaeducador.
Outra forma de integração entre família e escola que Joana conheceu foi a Associação de Pais e Mestres (APM). De acordo com o Decreto nº 12.983/78, todas as afirmações abaixo sobre a participação do Diretor da escola na APM são corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
A seleção e a indicação de alunos para participação na APM ficam a critério do Diretor da escola, guardada a proporcionalidade de 20%.
A Assembléia Geral da APM é convocada e dirigida pelo Diretor da escola.
O Conselho Deliberativo da APM deve ser constituído por, no mínimo, 11 membros, e o Diretor da escola é seu presidente nato.
O Diretor é sócio nato da APM e, nesta condição e dentro de suas possibilidades, tem o dever moral de contribuir financeiramente com ela.
O Diretor da escola pode participar das reuniões da Diretoria Executiva da APM, mas sem direito a voto.
Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:
negativa, pois as crianças cujas habilidades e competências são muito distintas tendem a não se interessar umas pelas outras.
negativa, pois os maiores poderão se prejudicar com a mistura, tendendo a reproduzir comportamentos inadequados à sua idade.
negativa, pois traz insegurança para os pais e riscos para as crianças menores que ainda precisam de um ambiente mais protegido.
positiva, mas apenas para os menores, que poderão se desenvolver mais a partir do exemplo, da experiência e das trocas com os mais velhos.
positiva, se planejada cuidadosamente, pois em algumas situações é interessante que haja simetria entre o grupo.
Interessada em participar do processo educacional de seus filhos, Joana decidiu se candidatar a membro do Conselho de Escola, sobre o qual, de acordo com a Lei Complementar nº 444/85, Art. 95, é correto afirmar que:
deve ser composto na proporcionalidade de: 40% de docentes, 5% de funcionários, 30% de pais e 25% de alunos.
tem o dever de se reunir mensalmente e, extraordinariamente, por convocação do Diretor da escola.
tem a atribuição de deliberar sobre alternativas de solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica.
é presidido pelo Diretor da escola e composto por um mínimo de 10 e um máximo de 40 membros.
acompanha a gestão da escola durante dois anos, período após o qual há eleição para composição de novo Conselho.
Joana interessou-se em participar do Programa Escola da Família, obtendo as informações a seguir.
I – As atividades são desenvolvidas em quatro eixos: cultura, esporte, saúde e qualificação para o trabalho, visando a uma cultura de paz.
II – O Programa foi criado em consonância com os Princípios Básicos da Política Educacional do Estado: inclusão, participação e autonomia.
III – As escolas do sistema de ensino desenvolvem as mesmas atividades socioculturais, garantindo a equidade na promoção do Programa.
IV – O voluntariado é estimulado por meio da participação de universitários, egressos da Rede Estadual de Ensino, que recebem bolsa integral da mensalidade em suas universidades.
V – Resultados de pesquisas evidenciam que houve um leve crescimento de situações de depredação escolar, em conseqüência da maior circulação de pessoas nas unidades em função do Programa.
Por serem corretas, Joana deve considerar, apenas, as informações:
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