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Um aluno da etapa final do Ensino Fundamental manifestou publicamente ser homossexual. Toda a equipe da escola preocupou- se em garantir o respeito à opção sexual do aluno, realizando atividades que buscassem a conscientização dos discentes. O procedimento dessa equipe coaduna-se com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE nº 4/98), que é a de:
explicitar, ao definir a proposta pedagógica, o reconhecimento da identidade pessoal dos alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.
explicitar, na proposta curricular, processos de ensino voltados para as relações com a comunidade local, regional e planetária, visando a uma interação com a vida cidadã.
exercitar direitos e deveres de pessoas, grupos e instituições na sociedade que, em sinergia, influem sobre múltiplos aspectos, podendo, assim, viver bem e transformar a convivência para melhor.
reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, como conseqüência das distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado.
utilizar a parte diversificada da proposta curricular para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando a introdução de projetos e atividades do interesse da comunidade.
As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:
Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):
reconhecimento da limitação para aprender que esses alunos demonstram.
realização de um trabalho técnico competente que garantirá a efetivação das aprendizagens dos alunos.
realização do trabalho com a classe na sala de aula para que os alunos tenham autoconfiança.
adequação da proposta de ensino e da avaliação à clientela atendida.
diminuição de expectativas com relação ao grupo para favorecer a ocorrência de aprendizagens.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.
O grupo de alunos pesquisado manifestou descontentamento com as aulas das quais participava, considerando os conhecimentos "desconexos" e que os professores pareciam "não conversar entre si sobre as matérias".
A percepção desses alunos remete às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3, de 26/06/98), no que diz respeito à observância da interdisciplinaridade, pois, de acordo com essas Diretrizes:
o princípio pedagógico da interdisciplinaridade deve ser implementado por meio da constituição de novos campos de conhecimento que abranjam as diferentes disciplinas, reagrupando as áreas segundo novas fronteiras.
o conhecimento deve ser perfilado para ser estudado de forma precisa e assimilado com maior rapidez, segundo os princípios do positivismo lógico em sua ênfase na metodologia.
a ordenação disciplinar favorece a compreensão, pois marca as linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento, sem que haja redução dos conteúdos curriculares de suas áreas originais.
as disciplinas escolares são recortes das áreas de conhecimento que representam e não esgotam a realidade dos fatos, devendo buscar interações que permitam a compreensão mais ampla da realidade.
as necessidades de industrialização e os processos de transformação das sociedades agrárias demandam uma crescente especialização para o enfrentamento de problemas específicos da produção.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.
Os resultados possibilitaram a formulação dos enunciados a seguir, sobre os alunos e sobre as escolas de Ensino Médio.
I – A urbanização acelerada, a revolução tecnológica e o processo de globalização desencadearam novas demandas ao jovem contemporâneo, tais como: maior escolaridade, formação para o trabalho, acesso ao ensino superior e busca de convívio sociocultural.
II – A diversidade implica a combinação entre as atividades escolares, as atividades complementares e o cumprimento de um currículo de cidadania.
III – As modificações no mundo do trabalho geraram o anseio coletivo por qualificação profissional, o que levou a LDB (Lei nº 9.394/96) a propor o ensino profissionalizante como finalidade do Ensino Médio.
IV – Os fluxos de saída do Ensino Médio e de entrada no Ensino Superior demonstram que os objetivos propedêuticos são o eixo determinante do nível de ensino final da Educação Básica.
São corretos, apenas, os enunciados:
Numa escola, os professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental observaram a curiosidade dos alunos pelo tema "aquecimento global". Nas reuniões de planejamento, a Diretora incentivou os professores a fazer do tema um projeto. Em seguida, ela promoveu reuniões para que pudessem organizar o projeto e esteve presente, colaborando nas discussões. Na concepção de Imbernón (2000), essa Diretora promove a formação permanente dos professores na instituição. A justificativa correta para essa afirmação é que a Diretora:
sugere a organização de eventos em que a comunidade pode buscar soluções para os problemas da escola, o que possibilita o seu melhor relacionamento com os responsáveis.
cria espaços coletivos potenciais para o desenvolvimento de capacidades reflexivas, o que abre caminho para uma autonomia profissional compartilhada.
analisa, junto com os professores, as soluções elaboradas pelos especialistas e indica que eles as adotem na resolução dos problemas cotidianos.
propõe atividades de atualização científica, didática e psicopedagógica, pois assim estarão capacitados para reproduzir a cultura e o conhecimento da sociedade.
Por meio dos projetos de trabalho, "estamos tentando reorganizar a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos." (Hernández, 1988, p. 65). Para que essa reorganização aconteça, é preciso caracterizar que os projetos de trabalho:
têm início com um processo de pesquisa e estabelecem um percurso descritivo por um tema.
estabelecem relações com problemas diferenciados e realizam uma apresentação linear baseada numa seqüência estável de passos.
coletam dúvidas e perguntas e favorecem o protagonismo do professor como agente capaz de transmitir conhecimentos fidedignos.
convertem em matéria de estudos o que os alunos gostam ou desejam e implicam a realização de atividades práticas.
partem de um tema ou de um problema negociado com os alunos e estabelecem conexões, questionando uma versão única da realidade.
No contexto contemporâneo, no campo da política e da gestão da educação, há um confronto de forças entre vertentes analíticas e praxiológicas. Todas as opções abaixo apresentam afirmativas corretas sobre tais vertentes, EXCETO uma. Assinale-a.
A lógica mercadológica influencia a formulação de políticas públicas e tem como termos-chave a eficiência econômica e a descentralização.
A gestão produtiva tem como pano de fundo o fenômeno da globalização e compreende os movimentos de resistência e renovação de sociedades científicas que visam à valorização do magistério.
A gestão democrática é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela qualidade na educação, sustentada na participação equitativa nos bens econômicos e culturais.
A tendência democrática é evidente na legislação de ensino brasileira, ao assegurar a autonomia da escola pública e a participação dos educadores na elaboração do projeto pedagógico.
As políticas que geram crescimento da competitividade no âmbito educacional estão a serviço de fins pragmáticos e utilitários, desprovidos de relevância política e cultural.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.
Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.
Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.
I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.
II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.
III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.
IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.
Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.
Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.
Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:
programas de computador utilizados para o tratamento da imagem, organização de fotos e exposição multimídia.
sítios na Internet desenvolvidos para a troca de recados e compartilhamento de pontos de vista em comunidades de afinidade ou de reivindicações.
endereços na web voltados para a pesquisa de conteúdos e de imagens que podem ser anexados a trabalhos escolares.
sistemas computacionais, geralmente acessados via Internet, que se destinam ao suporte de atividades mediadas pelas TIC e por um professor-orientador.
gerenciadores de correio eletrônico em ambiente de rede interna, que estabelecem comunicação com um grupo restrito de profissionais.
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