Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:

  • A.

    garantir o acesso às TIC; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial; estimular soluções inovadoras.

  • B.

    adquirir computadores; treinar os funcionários técnico- administrativos; implantar programas de gerenciamento.

  • C.

    criar um laboratório de informática; equipar os computadores com um sistema operacional; oferecer cursos adicionais aos alunos.

  • D.

    equipar a secretaria com periféricos; adotar plataformas digitais na elaboração de formulários; disponibilizar os dados.

  • E.

    escolher softwares que substituam o trabalho manual; criar novas rotinas; proporcionar atendimento ao público.

O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto, deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TIC aumentou expressivamente. Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TIC para o mundo do trabalho, é correto afirmar- se que a(o):

  • A.

    falta de formação dos professores em relação às TIC pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.

  • B.

    facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização das TIC nas escolas, como parte integrante do processo de ensino.

  • C.

    escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.

  • D.

    tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.

  • E.

    advento das TIC gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de idéias.

"É preciso conhecer os diferentes tipos ou graus de cooperação profissional, a fim de gerar mudanças nas práticas de participação." (Thurler, 2001). Para cada tipo de cooperação profissional corresponde um estilo de direção e um estilo de funcionamento. Observe alguns deles.

A associação correta entre tipo de cooperação, estilo de direção e estilo de funcionamento é:

  • A. I – P – U
  • B. II – R – V
  • C. III – S – T
  • D. IV– Q – X
  • E. V – S – V

Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.

I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.

  • A.

    Ensino da Arte como componente curricular recomendável, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

  • B.

    Ensino da História do Brasil privilegiando as contribuições da cultura européia em função da sua predominância na constituição do povo brasileiro, mostrando, também, as contribuições das etnias indígena e africana.

  • C.

    Abrangência obrigatória do estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

  • D.

    Educação Física como componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, tanto nos cursos diurnos quanto nos noturnos.

  • E.

    Inclusão obrigatória, na parte diversificada do currículo, a partir do Ensino Médio, do ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.

Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.

  • A.

    Promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção.

  • B.

    Possibilita estabelecer uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.

  • C.

    Impossibilita um trabalho pautado numa perspectiva disciplinar rígida.

  • D.

    Abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.

  • E.

    Aborda epistemologicamente os objetos de conhecimento.

"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:

  • A.

    conhecimentos já construídos na mente do aluno, compreendendo- os como obstáculos ao ensino dos conhecimentos científicos.

  • B.

    conhecimentos da comunidade em que os alunos estão inseridos, para servirem de balizamento ao ensino dos conhecimentos científicos.

  • C.

    conhecimentos científicos para, confrontando-os com os conhecimentos do senso comum, estabelecer relações entre as várias instâncias do conhecimento.

  • D.

    representações dos alunos para, pela desvalorização imediata e natural do processo de ensino, substituí-las pelos conhecimentos científicos.

  • E.

    concepções dos alunos, em diálogos com eles, fazendo com que tais concepções sejam avaliadas, para aproximálas do conhecimento científico a ser ensinado.

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

  • A. fazer, ser, comandar e coordenar.
  • B. conhecer, viver junto, fazer e ser.
  • C. viver junto, fazer, ser e comandar.
  • D. ser, comandar, coordenar e conhecer.
  • E. comandar, coordenar, conhecer e viver junto.

Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.

  • A.

    O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia.

  • B.

    Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação.

  • C.

    Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade.

  • D.

    Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar.

  • E.

    Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade.

Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):

  • A.

    dimensão política, para ser mobilizada, necessita do exercício da prática sindical.

  • B.

    dimensão ética é chamada de fundante, porque princípios éticos guiam as outras dimensões.

  • C.

    dimensão técnica é determinada pela formação inicial do professor.

  • D.

    dimensão estética se relaciona com a capacidade de educação do olhar.

  • E.

    docente mobiliza uma dessas dimensões, para cada ação da melhor qualidade.

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