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Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.
Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.
Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:
garantir o acesso às TIC; proporcionar o domínio técnico, o pedagógico e o gerencial; estimular soluções inovadoras.
adquirir computadores; treinar os funcionários técnico- administrativos; implantar programas de gerenciamento.
criar um laboratório de informática; equipar os computadores com um sistema operacional; oferecer cursos adicionais aos alunos.
equipar a secretaria com periféricos; adotar plataformas digitais na elaboração de formulários; disponibilizar os dados.
escolher softwares que substituam o trabalho manual; criar novas rotinas; proporcionar atendimento ao público.
O trecho acima deixa evidente que, mais do que uma questão educacional, o uso das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – se coloca em âmbitos políticos, econômicos e sociais mais abrangentes. No entanto, deve-se considerar, também, que o número de pessoas que têm, hoje, acesso às TIC aumentou expressivamente. Considerando a importância da educação na formação dos cidadãos e a importância das TIC para o mundo do trabalho, é correto afirmar- se que a(o):
falta de formação dos professores em relação às TIC pode ser superada pelos recursos de tutoria que essas tecnologias trazem como parte da sua arquitetura.
facilidade com que os alunos absorvem as novas tecnologias é um perigo para o processo da utilização das TIC nas escolas, como parte integrante do processo de ensino.
escola precisa evitar deixar-se contagiar pela linguagem tecnológica e manter-se como referencial de saber e informação para seus alunos.
tecnologia digital possibilita a utilização pedagógica adequada dos recursos tecnológicos mesmo sem os conhecimentos técnicos por parte dos professores ou a assistência de técnicos especializados.
advento das TIC gerou novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de idéias.
"É preciso conhecer os diferentes tipos ou graus de cooperação profissional, a fim de gerar mudanças nas práticas de participação." (Thurler, 2001). Para cada tipo de cooperação profissional corresponde um estilo de direção e um estilo de funcionamento. Observe alguns deles.
A associação correta entre tipo de cooperação, estilo de direção e estilo de funcionamento é:
Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.
I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):
Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.
Ensino da Arte como componente curricular recomendável, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Ensino da História do Brasil privilegiando as contribuições da cultura européia em função da sua predominância na constituição do povo brasileiro, mostrando, também, as contribuições das etnias indígena e africana.
Abrangência obrigatória do estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
Educação Física como componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, tanto nos cursos diurnos quanto nos noturnos.
Inclusão obrigatória, na parte diversificada do currículo, a partir do Ensino Médio, do ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.
Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.
Promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção.
Possibilita estabelecer uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.
Impossibilita um trabalho pautado numa perspectiva disciplinar rígida.
Abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.
Aborda epistemologicamente os objetos de conhecimento.
"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:
conhecimentos já construídos na mente do aluno, compreendendo- os como obstáculos ao ensino dos conhecimentos científicos.
conhecimentos da comunidade em que os alunos estão inseridos, para servirem de balizamento ao ensino dos conhecimentos científicos.
conhecimentos científicos para, confrontando-os com os conhecimentos do senso comum, estabelecer relações entre as várias instâncias do conhecimento.
representações dos alunos para, pela desvalorização imediata e natural do processo de ensino, substituí-las pelos conhecimentos científicos.
concepções dos alunos, em diálogos com eles, fazendo com que tais concepções sejam avaliadas, para aproximálas do conhecimento científico a ser ensinado.
"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).
Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:
Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.
O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia.
Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação.
Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade.
Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar.
Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade.
Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):
dimensão política, para ser mobilizada, necessita do exercício da prática sindical.
dimensão ética é chamada de fundante, porque princípios éticos guiam as outras dimensões.
dimensão técnica é determinada pela formação inicial do professor.
dimensão estética se relaciona com a capacidade de educação do olhar.
docente mobiliza uma dessas dimensões, para cada ação da melhor qualidade.
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